Autor Tópico: Pontes se protegeu do azar com foto de Gagarin e cruz ortodoxa  (Lida 1071 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Pontes se protegeu do azar com foto de Gagarin e cruz ortodoxa
« Online: 12 de Abril de 2006, 12:57:57 »
12/04/2006 - 10h59
Pontes se protegeu do azar com foto de Gagarin e cruz ortodoxa
da France Presse, na Rússia

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, e seus companheiros da tripulação Nº 13 da Estação Espacial Internacional (ISS) afirmam que se protegeram de qualquer tipo de azar levando a bordo uma foto de Yuri Gagarin e uma cruz ortodoxa.

"Nossa expedição tinha o número 13 e havia um eclipse solar na véspera de nossa partida", contou Pontes nesta terça-feira, dois dias depois de sua volta do espaço, durante uma entrevista coletiva na Cidade das Estrelas, perto de Moscou, onde treinou durante vários meses antes de seu vôo.

Apesar das superstições, o vôo foi bem sucedido e todos os objetivos foram cumpridos. "Em maio passado, eu passeava pela Praça Vermelha de Moscou e comprei uma camiseta com uma foto de Gagarin. Decidi levá-la a bordo da Estação Espacial Internacional e isso me trouxe felicidade", afirmou, referindo-se a Yuri Gagarin, o astronauta soviético que foi o primeiro ser humano a viajar ao espaço.

"Também havia uma foto de Gagarin pendurada dentro da estação. O olhar de Gagarin nessa foto acalmava nossas preocupações", explicou.

"E também colocamos uma cruz (ortodoxa) a bordo da estação. Ela foi oferecida à tripulação da expedição Nº 13 pelo Patriarca (ortodoxo russo Alexis II). Podemos dizer que nossa estação estava abençoada", afirmou, por sua vez, o astronauta russo Valery Tokarev, que acompanhou Pontes de volta a Terra.

Pontes, 43, oficial da Força Aérea e protagonista do primeiro e histórico vôo de um brasileiro ao espaço, permaneceu oito dias a bordo da ISS depois de ter partido da base de Baikonur, no Cazaquistão, em 30 de março.

Marcos Pontes, Valery Tokarev e seu colega americano William MacArthur retornaram sem problemas no domingo passado nas estepes do Cazaquistão. O regresso a Terra coincidiu, com poucos dias de diferença, com o 45º aniversário do primeiro vôo de um ser humano ao espaço, o de Gagarin, a bordo da nave Vostok, em 12 de abril de 1961.

Folha online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14504.shtml

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Pontes se protegeu do azar com foto de Gagarin e cruz ortodoxa
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2006, 13:27:01 »
Ahn,,, isso é que é cientista! Orgulho nacional!

APODman

• Visitante
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2006, 17:47:16 »
Ah  ! Ele poderia ter levado a foto do cosmonauta Viktor Patsayev

Seria uma boa lembrança que "coincidentemente" no espaço, quando a ciência falha, Deus não ajuda.

[ ]´s
« Última modificação: 12 de Abril de 2006, 17:52:10 por APODman »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2006, 01:33:37 »
Em suma, quem levou a cruz não foi exatamente ele, mas toda a tripulação já que a cruz foi oferecida à equipe, e a camiseta foi mais um souvenir do que qualquer outra coisa. Só que como vende mais jornal dizer que ele "se protegeu" com isso...

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

APODman

• Visitante
« Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2006, 01:46:19 »

Não sei, mas pagando 10 milhões de dolares para subir naquele fusquinha eu me sentiria completamente a vontade de recusar a oferta.   :hihi:

O fato é que Marcos Pontes é religioso e aceitou tal oferta na boa e se bobear creu em seu sentido de proteção.

[ ]´s

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2006, 02:39:36 »
Não sei, mas pagando 10 milhões de dolares para subir naquele fusquinha eu me sentiria completamente a vontade de recusar a oferta. :hihi:
Você recusaria porque outro cosmonauta aceitou levar a cruz? Eu iria numa boa pois não é sempre que aparece uma oportunidade dessas. Sou ateu mas não sou fanático.
E, de qualquer forma, o dinheiro não saiu do bolso dele.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2006, 06:38:12 »
acho que ele quis dizer que recusaria a camiseta.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

APODman

• Visitante
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2006, 07:13:23 »
Não sei, mas pagando 10 milhões de dolares para subir naquele fusquinha eu me sentiria completamente a vontade de recusar a oferta. :hihi:
Você recusaria porque outro cosmonauta aceitou levar a cruz? Eu iria numa boa pois não é sempre que aparece uma oportunidade dessas. Sou ateu mas não sou fanático.
E, de qualquer forma, o dinheiro não saiu do bolso dele.

Eu recusaria levar ou dizer que acredito em qualquer coisa do tipo não em subir.

Sou bobo ?  :D

[ ]´s

ukrainian

• Visitante
« Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2006, 11:25:43 »
Ah, se fosse em tempos de CCCP... ele levaria um livro, em lugar da cruz.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2006, 15:53:54 »
Ah, se fosse em tempos de CCCP... ele levaria um livro, em lugar da cruz.
E daí?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!