26/04/06 11:55 Itália retira outdoor de "Código da Vinci" de igreja Por Eric J. Lyman
ROMA (Hollywood Reporter) - O governo italiano anunciou na terça-feira que vai remover um outdoor enorme do filme "O Código da Vinci", a ser lançado em breve, do andaime da igreja de São Pantaleo, em Roma, após queixas de clérigos.

O outdoor de dimensões comparáveis às de uma tela de cinema cobre todo o andaime da obra de reforma da igreja, patrocinada pelo Estado. Trata-se de um meio de publicidade muito comum na Itália.
Os clérigos expressaram oposição ao outdoor em função da trama do filme, baseado no best-seller homônimo do escritor Dan Brown. A história especula com a idéia de que a Igreja há séculos viria escondendo o fato de que Jesus Cristo teria se casado com a ex-prostituta Maria Madalena e que o casal teria descendentes que vivem até hoje.
Em 2005 o papa João Paulo 2o indicou o influente cardeal Tarcisio Bertone, arcebispo de Gênova, para chefiar um comitê encarregado de rebater a história. O projeto continua em andamento.
"Essa história ultrajante cria o risco de que as pessoas se familiarizem com algo que não passa de fábula, começando a acreditar que são fatos", disse Bertone em comunicado.

A pessoa que atendeu ao telefone na igreja São Pantaleo, hoje, disse apenas que as autoridades da igreja estão "muito aliviadas" com o anúncio da retirada do outdoor.
O outdoor colocado sobre o andaime da igreja mostra uma reprodução da tela "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, e endereço para o Web site do filme. A imprensa local disse que o outdoor está ali desde o final de março, provocando queixas do clero dessa parte do centro histórico de Roma.
De acordo com a imprensa, será retirado até o final da semana e substituído por algo "mais apropriado".
A igreja pertence ao Ministério do Interior italiano, que concedeu o contrato de reforma a uma empresa local, que, por sua vez, vendeu os direitos de uso do espaço publicitário a outra empresa.
O fato de o outdoor de "O Código Da Vinci" ter sido colocado sobre a igreja não passaria de coincidência.
A estréia mundial de "O Código da Vinci", dirigido por Ron Howard e estrelado por Tom Hanks e Audrey Tatou, acontecerá em 19 de maio no Festival de Cinema de Cannes. (Fotos: Franceschi-Gisone e Alessandro Bianchi/REUTERS)