Vôo do 14 Bis é repetido em réplica
“Já era uma idéia de criança construir um 14 Bis”, fala o piloto Alan Calassa.
O projeto original não existe mais. O empresário Alan Calassa teve que tirar as medidas olhando fotos da época. Para construir a estrutura com bambu e pano de seda, o fã de Santos Dumont teve a ajuda da filha, Aline Calassa.
“Construir o 14 Bis não foi fácil com toda a tecnologia que a gente tem. Então imagina 100 anos atrás”, conta Aline.
Quatro anos depois a engenhoca está pronta. O motor é de um fusca. Foi adaptado, tem 35 cavalos de potência, menor que o usado por Santos Dumont.
Foram construídas quatro réplicas. Uma foi doada à França. Outra é usada em exposições pelo Brasil e duas ficam guardadas no hangar. Mas o sonho não estava limitado a montar novamente o avião de Santos Dumont. Era preciso repetir o que ele fez no início do século passado.
Numa pista de dois quilômetros ele posicionou o aparelho, acelerou e tirou as rodas do chão.
“É muito emocionante voar dessa forma”, comenta o construtor da réplica, Alan Calassa.
O vôo não é longo. Dura menos de 40 segundos. Mas Alan consegue repetir a façanha várias vezes.
“O que Santos Dumont procurou na época foi provar que o avião poderia decolar, voar e pousar por meios próprios, sem nenhum auxílio externo”, explica Alan.
Não é a primeira vez que alguém constrói um 14 Bis. Mas segundo o professor de aviação e pesquisador Raul Francé Monteiro ninguém havia refeito o invento de Santos Dumont tão parecido com o original e capaz de voar.
“Eu acho que nós alcançamos um momento muito mais próximo daquilo que terá acontecido com Santos Dumont há 100 anos passados. Eu acho que aí nós começamos a tirar nossos pés do solo pra um sonho da humanidade que é voar”, fala Raul Francé.
Uma das réplicas do 14 bis está numa exposição itinerante, que começou por Goiânia e vai percorrer 25 cidades brasileiras.
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1177288-3586,00.htmlComentários:
Quem não se lembra do fracasso da réplica do vôo do avião dos irmãos Wright em 2003?Por isso, alguém que diz que não foi um brasileiro quem inventou o avião só pode ser ignorante, imbecil ou insano.É o caso de Diogo Mainardi que numa coluna já chegou a dizer que nós (brasileiros) nunca tínhanos inventado nada.
E olha que eu nem me considero nacionalista, mas não reconheceu quem foi o verdadeiro inventor do avião é pedir para se chamado de estúpido.