Autor Tópico: Vôo do 14 Bis é repetido em réplica  (Lida 633 vezes)

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Vôo do 14 Bis é repetido em réplica
« Online: 13 de Abril de 2006, 16:51:36 »
Vôo do 14 Bis é repetido em réplica

“Já era uma idéia de criança construir um 14 Bis”, fala o piloto Alan Calassa.

O projeto original não existe mais. O empresário Alan Calassa teve que tirar as medidas olhando fotos da época. Para construir a estrutura com bambu e pano de seda, o fã de Santos Dumont teve a ajuda da filha, Aline Calassa.

“Construir o 14 Bis não foi fácil com toda a tecnologia que a gente tem. Então imagina 100 anos atrás”, conta Aline.

Quatro anos depois a engenhoca está pronta. O motor é de um fusca. Foi adaptado, tem 35 cavalos de potência, menor que o usado por Santos Dumont.

Foram construídas quatro réplicas. Uma foi doada à França. Outra é usada em exposições pelo Brasil e duas ficam guardadas no hangar. Mas o sonho não estava limitado a montar novamente o avião de Santos Dumont. Era preciso repetir o que ele fez no início do século passado.

Numa pista de dois quilômetros ele posicionou o aparelho, acelerou e tirou as rodas do chão.

“É muito emocionante voar dessa forma”, comenta o construtor da réplica, Alan Calassa.

O vôo não é longo. Dura menos de 40 segundos. Mas Alan consegue repetir a façanha várias vezes.

“O que Santos Dumont procurou na época foi provar que o avião poderia decolar, voar e pousar por meios próprios, sem nenhum auxílio externo”, explica Alan.

Não é a primeira vez que alguém constrói um 14 Bis. Mas segundo o professor de aviação e pesquisador Raul Francé Monteiro ninguém havia refeito o invento de Santos Dumont tão parecido com o original e capaz de voar.

“Eu acho que nós alcançamos um momento muito mais próximo daquilo que terá acontecido com Santos Dumont há 100 anos passados. Eu acho que aí nós começamos a tirar nossos pés do solo pra um sonho da humanidade que é voar”, fala Raul Francé.

Uma das réplicas do 14 bis está numa exposição itinerante, que começou por Goiânia e vai percorrer 25 cidades brasileiras.

http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1177288-3586,00.html

Comentários:

Quem não se lembra do fracasso da réplica do vôo do avião dos irmãos Wright em 2003?Por isso, alguém que diz que não foi um brasileiro quem inventou o avião só pode ser ignorante, imbecil ou insano.É o caso de Diogo Mainardi que numa coluna já chegou a dizer que nós (brasileiros) nunca tínhanos inventado nada.

E olha que eu nem me considero nacionalista, mas não reconheceu quem foi o verdadeiro inventor do avião é pedir para se chamado de estúpido.

"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Vôo do 14 Bis é repetido em réplica
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2006, 17:24:22 »
A engenhoca dos Irmãos Wright tá mais para catapulta do que para avião. É mais do que óbvio que foi Santos Dummont quem inventou o avião.

E ele também inventou os relógios de pulso. Algo que por si só já seria motivo de orgulho. Nada mal para um brasileiro.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2006, 17:29:53 »
Eu lembro da tentativa dos americanos, tava até o Bush assistindo todo faceiro e a bagaça acabou atolada no barro.

Em qualquer discussão que se levante esta dúvida podemos dizer "Vá até o Aeroclube de Paris (responsável por homologar recordes aéreos) e veja o nome de quem está lá como primeiro"
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2006, 18:48:58 »
Eu acho tão errado dizer que existiu um inventor do avião quanto dizer que houve um inventor da televisão ou do computador.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2006, 15:44:24 »
Eu acho tão errado dizer que existiu um inventor do avião quanto dizer que houve um inventor da televisão ou do computador.

Correto, as pesquisas eram feitas no mundo todo e Santos Dumont não inventou tudo sozinho, ele se baseou em outros estudos feitos na época.

O record que ele detém é do primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar que conseguisse decolar e se manter em vôo por meio próprios numa distância mínima (não lembro agora).

Na época vôos planados já eram uma realidade, nas encostas dos morros se pratiucavam pequenos vôos planados, mas para decolar dependiam do declive.

O maior empecilho na época para a realização dos vôos por meios próprios era a potência e peso dos motores que eram bastante primitivos e pouco confiáveis, junto com o peso das estruturas, pois não havia muita variedade de materiais fortes e leves.

Os irmãos Wright abandonaram a recolagem por meios próprios e utilizavam a uma catapulta com vento frontal, assim eliminavam a necessidade do trem de pouso, o fraco motor livre deste peso provavelmente conseguia manter o vôo.

Ocorre que o Aeroclube de Paris estabeleceu as regras para o record e quem consegui primeiro foi Santos Dumont, os irmãos Wright mesmo que tenham conseguido voar antes não inovaram muito pois fizeram algo que já se fazia antes, com a diferença do motor para se manter voando mais tempo.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!