Jurista Miguel Reale morre aos 95 anos em São Paulo
Publicidade
da Folha Online
O jurista Miguel Reale, 95, morreu na madrugada desta sexta-feira em São Paulo após sofrer um enfarte em sua residência, na região dos Jardins, na zona sul da cidade. O velório é realizado na casa da família e o enterro será às 16h no Cemitério São Paulo, na zona oeste.
Paulista de São Bento da Sapucaí (SP), Miguel Reale nasceu no dia 6 de novembro de 1910. Conhecido como o "pai" do novo Código Civil brasileiro, foi secretário de Justiça de São Paulo por duas vezes --nos anos 40 e 60-- e também reitor da USP (Universidade de São Paulo) em 1949 e 1969.
Formado em Direito pela USP, Reale também teve atuação destacada na área da Filosofia. Em 1954, fundou a Sociedade Interamericana de Filosofia.
Como escritor, publicou obras sobre Filosofia, Filosofia Jurídica, Teoria Geral do Direito, monografias e estudos sobre Direito Público e Privado.
Miguel Reale era pai do também jurista Miguel Reale Júnior, ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso.
Pra que não conhece, Miguel Reale era um dos maiores juristas, pensadores do direito, no mundo inteiro na atualidade. Ficou famoso pela criação da Teoria Tridimensional do Direito quando ganhou notoriedade em vários países do mundo. Escreveu e publicou cerca de 60 livros e era membro da academia brasileira de letras.