Autor Tópico: Inveja  (Lida 933 vezes)

Offline Rina

• Nível 23
  • *
Inveja
« Online: 14 de Abril de 2006, 15:38:50 »
Inveja
Luis Fernando Verissimo.

Sou um invejoso, confesso. Invejo quem pode comer doce, quem consegue dormir em avião, quem fala bonito, quem tem neto, quem sabe programar o "timer". Invejo os que têm certeza, os que têm fé e os que têm cabelo. Mas há um tipo que eu invejo acima de qualquer outro. Um que me desperta admiração e ódio - que são os componentes da inveja - numa escala quase insuportável. É o que diz, geralmente depois de um suspiro revoltante: "Estou sem nada para ler..."

Entende? Não é a queixa de uma privação passageira. Ele não se distraiu e deixou de se suprir de leituras, como se tivesse esquecido de comprar sabão no súper. Está implícita na sua lamúria uma crítica à indústria editorial e à classe intelectual, que simplesmente não produziram nada que merecesse sua atenção. Elas são os responsáveis pelo seu tempo ocioso e a sua mesa de cabeceira vazia. Enquanto eu sofro da angústia oposta, a da falta de tempo e das pilhas de livros na mesa de cabeceira - e nas estantes e em qualquer superfície plana da casa. Minha queixa é outra: coisas demais para ler até a minha morte, marcada para 2076, se é que eu acertei o "timer", sem falar no que ainda pretendo comprar. "Que inveja" é o único comentário cabível diante da frase do insensível.

Muitas vezes a frase é apenas preâmbulo para um pedido de sugestão de leitura. Para: "Tens lido algo que preste?" A pergunta pressupõe que você tem os mesmos gostos que ele e lhe dá a oportunidade de brincar de leitor casual também, sem estresse.

- Já leu o Da Vinci?

- Já tentei. Mas daquele tamanho...

- E o do Fernando Henrique?

- Acho que vou esperar o filme.

Ele tem razão. Não há mesmo nada para ler.

Mas a inveja de quem não tem a angústia dos livros esperando leitura seria mais honesta, no meu caso, se a falta de tempo não fosse culpa minha. Na verdade, tenho inveja de mim mesmo quando lia por prazer e curiosidade e não perdia tanto tempo com jornais, revistas e televisão, que nos aproximam tanto do mundo que roubam nossa perspectiva, e portanto nos informam e deformam ao mesmo tempo. Enquanto as pilhas não param de aumentar.
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”
http://cantinhodarina.blogspot.com/

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Inveja
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2006, 16:02:04 »
Luis Fernando Veríssimo. :lol:

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2006, 19:01:57 »
Luis Fernando Veríssimo é o meu escritor preferido sem duvidas! :oba:
"Desgraça pouca é bobagem.."

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2006, 19:42:16 »

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2006, 19:53:44 »
Eu discordo. Muitas duvidas sim. Eu diria que as chances são que esse texto NÃO seja do verissimo.
"The patient refused an autopsy."

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2006, 22:31:40 »
Eu discordo. Muitas duvidas sim. Eu diria que as chances são que esse texto NÃO seja do verissimo.
Bem pessoal...se discordam sugiro que comuniquuem a RBS e o Jornal Zero Hora, o maior do sul do país, pois este texto foi publicado no jornal, na coluna do Verissimo....a RBS, se o que vcs desconfiam é correto, está pagando a um impostor....vejam neste link
http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=5515&template=&start=1&section=Colunas+e+Charges&source=a1139306.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=23&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=
Sou cético, mas as vezes sinto que os parceiros de ceticismo chegam a ter soberba em seu julgamento....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2006, 23:20:11 »
 :lol:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2006, 23:24:03 »
Não é nem isso Aronax, mas é que texto do verissimo sem fonte tem tantos, e na internet a maioria é de outras fontes.
"The patient refused an autopsy."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2006, 09:42:41 »
:lol: :lol: :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!