Pois é Nostradamus é um grande exemplo de como não são as profecias que se realizam, mas as pessoas que tentam a todo custo realizar as profecias.
É incrível como dão tanto valor a este cara.
A começar por sua biografia, cerca de 20 anos da vida de Nostradamus forma quase uma sucessão de desgraças que poderiam ter sido evitadas caso ele tivesse previsto que iriam ocorrer ( perdeu a mulher e dosi filhos pela Peste Negra, foi processado pela inquisição, teve sua carreira como médico afetada, não previu a enchente na cidade de Marselha onde passou a viver mais tarde, etc ) .
Além do que ele possuia um senso se oportunidade tremendo, afinal ele não era nenhum iletrado para época o cara era filho de uma familia rica e frequentou excelentes escolas formando-se em Medicina ( ok em uma época que a trepanação era algo terapêutico, mas era um curso para poucos ).
E sem dúvida ele gostava muito de uma coisa: Money !
Aproximou-se e se tornou o profeta particular de Catherine de Medici recebendo assim a proteção da nobreza contra a inquisição e ganhou o titulo de médico da corte recebendo um salário fixo por isto.
Ele era esperto, "se fez" com suas "profecias" ( um Robério de Ogum, uma Amira Lépore da época ) que obviamente eram consideradas acertadas dentro de um contexto de total seleção parcial: as pessoas simplesmente não levavam em conta tudo que ele errava, o que "acertava" ( que dizem que acertava ) era o suficiente para que as mentes crédulas da época o ovacionassem como um "profeta seguro", algo que era reforçado pelo seu excelente marketing pessoal.
[ ]´s