Autor Tópico: Agnóstico, ateu?  (Lida 2248 vezes)

Offline Rapha Nit

• Nível 00
  • *
Agnóstico, ateu?
« Online: 15 de Abril de 2006, 14:38:32 »
Primeiramente o que é um agnóstico?

Como a maioria deve saber, os Agnósticos, também conhecidos como ateus fracos, são aqueles que não acreditam na existencia de um Deus, porém diferentemente dos ateus, os agósticos não descartam a possibilidade de que realmente exista um Deus.

Os agnósticos seguem a seguinte linha de pensamento: Não há provas de que Deus exista, mas também não há provas de que Ele não possa existir, logo Deus pode ou não existir.

Então voltando ao assunto do tópico, os agnósticos poderiam ser considerados ateus?

Agora levando para outro plano, os ateus não estariam contrariando seu proprio argumento para afirmar que Deus não existe.
Os adeptos do Ateísmo afirma que não há provas para a existencia de um Deus, porém não há provas que impossibilite a existencia deste.

PS: me desculpo por alguns erros de acentuação grafica, estou com um pequeno problema no meu teclado, mas logo resolverei.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Agnóstico, ateu?
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2006, 14:53:40 »
O termo agnóstico mesmo diz que a pessoa não tem como ter certeza de certas alegações, principalmente a existência de Deus. Isso até poderia deixar uma pessoa ficar em cima do muro, mas a pessoa geralmente diz o que ela acha que seja verdade (Deus existir ou não).

O que você citou foi o agnóstico ateu. Para ele, Deus é muito improvável de existir. Um agnóstico teísta diria que Deus é bastante provável. É isso.

:P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2006, 17:26:10 »
2.0) – O ateísmo explícito é a rejeição consciente da idéia de deus. A causa desta rejeição freqüentemente é fruto de uma deliberação filosófica; contudo, não é possível fazer qualquer espécie de generalização quanto à causa específica da descrença, pois cada pessoa julga individualmente quais razões são válidas ou inválidas para corroborar ou refutar a idéia da existência de um deus. O ateísmo explícito pode ser dividido em duas outras categorias.

2.1) – O ateísmo passivo ou cético é a descrença na existência de deus(es) devido à ausência de evidências em seu favor. Esta variedade também pode ser encontrada sob a denominação de “posição cética padrão”, pois reflete um dos axiomas mais fundamentais do pensamento cético, que é: não devemos aceitar uma proposição como verdadeira se não tivermos motivos para fazê-lo; ou, em sua versão lacônica: sem evidência, sem crença. O ateu desta categoria limita-se a encontrar motivos para justificar sua rejeição da idéia de deus, por vezes esforçando-se em demonstrar por que as supostas provas da existência divina são inválidas, mas sem se preocupar com a negação da possibilidade da existência de um deus.
  Não seria o ateu passivo ou cético o agnóstico? Há diferença? Qual?
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2006, 18:53:17 »

(Aparentemente citando um documento da Internet - seria  bom ter o URL)

2.0) – O ateísmo explícito é a rejeição consciente da idéia de deus. A causa desta rejeição freqüentemente é fruto de uma deliberação filosófica; contudo, não é possível fazer qualquer espécie de generalização quanto à causa específica da descrença, pois cada pessoa julga individualmente quais razões são válidas ou inválidas para corroborar ou refutar a idéia da existência de um deus. O ateísmo explícito pode ser dividido em duas outras categorias.

2.1) – O ateísmo passivo ou cético é a descrença na existência de deus(es) devido à ausência de evidências em seu favor. Esta variedade também pode ser encontrada sob a denominação de “posição cética padrão”, pois reflete um dos axiomas mais fundamentais do pensamento cético, que é: não devemos aceitar uma proposição como verdadeira se não tivermos motivos para fazê-lo; ou, em sua versão lacônica: sem evidência, sem crença. O ateu desta categoria limita-se a encontrar motivos para justificar sua rejeição da idéia de deus, por vezes esforçando-se em demonstrar por que as supostas provas da existência divina são inválidas, mas sem se preocupar com a negação da possibilidade da existência de um deus.

Não seria o ateu passivo ou cético o agnóstico? Há diferença? Qual?

Pela definição que você está quotando, o ateu passivo ou cético é agnóstico ateu.  Mas também existem agnósticos teístas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2006, 19:17:42 »
Foi mal, é que eu não sabia fazer citações ainda...hehe :D

Eu li o texto no clube cético, Ateísmo/Os Fundamentos do Ateísmo(Tópico), é a 1a. mensagem enviada.

http://www.ateus.net/artigos/ateismo/os_fundamentos_do_ateismo.html

Dá uma olhada no texto.

e qual a diferença entre agnóstico ateu e teista?? e o taoista??

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2006, 07:24:31 »
qual a diferença entre agnóstico ateu e teista?? e o taoista??

Agnóstico não prova que Deus existe, nem que não existe.  Mas pode crer que não existe, aí é agnóstico ateu; ou que existe, e nesse caso é agnóstico teísta.

Taoísmo pode ser praticado de forma teísta ou agnóstica.  Depende inteiramente de sua compreensão pessoal do que exatamente seja o Tao.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2006, 15:59:11 »
Acho que entendi, obrigada!

Eu não creio que deus exista, atualmente acho pouco provável que haja o tao. O tao para mim seria algo como uma força ou uma molécula presente em todos as coisas, a fonte de todas as coisas e tudo que surge do tao tem o tao em si. É bem mais complicado de explicar, mas se vc quiser eu te explico tim tim por tim tim...

Então eu sou uma agnótica ateísta, ou seja, uma ateísta cética. Obrigada, estava em uma crise de identidade...
Está sendo difícil para mim conviver com a falta da crença. Não sei o seu caso, mas eu sempre tive algo em que acreditar, respostas +- prontas... Muito mais fácil do que ter que pensar por conta própria e refazer os meus valores, meus objetivos... Tantas dúvidas surgem... E poucas tem resposta...
« Última modificação: 25 de Maio de 2006, 16:15:17 por Dark Angel »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2006, 16:33:48 »
"quotando"...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2006, 17:32:36 »
Está sendo difícil para mim conviver com a falta da crença. Não sei o seu caso, mas eu sempre tive algo em que acreditar, respostas +- prontas... Muito mais fácil do que ter que pensar por conta própria e refazer os meus valores, meus objetivos... Tantas dúvidas surgem... E poucas tem resposta...

Eu tinha muitas respostar prontas, mas elas não me traziam conforto, pelo contrário.

É importante que você seja generosa com você mesma, não se cobre demais.  Não há necessidade de ter todas as respostas ao alcance da mão.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2006, 17:25:47 »
Pela filosofia o agnosticismo pode ser também a incapacidade de se conhecer a realidade última das coisas, o que pode ser aplicado ao alegado mundo metafísico. Desenvolvendo esse raciocínio considero que os seres metafísicos são impossíveis de serem conhecidos como "coisa em si", ou seja, em sua natureza metafísica, pois quando se tornam conhecidos deixam de ser metafísicos. Confuso isso? :-P

Bom, confuso ou não, esse tipo de agnosticismo vai além do ateísmo, ou melhor, é independente do ateísmo, pois nem se importa muito com a impossibilidade de um ser metafísico existir, tal como o deus bíblico, mas sim com a possibilidade de sequer ser válida tal tentativa no contexto da lógica: o próprio ato de se querer provar que um ser metafísico existe já o descaracteriza e o descarta logicamente. Assim a existência de seres metafísicos, tais como deuses transcendentes, duendes ou gnomos, é algo que não se prova, sendo uma questão de pura fé irracional e ilógica (sim, fui propositadamente redundante). :-P
Who cares?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2006, 12:47:51 »
Eu sou agnóstico e acredito que a existencia de um deus ( não gosto de usar essa palavra ) ou força criadora do universo está muito além da capacidade e da percepção humana. Sou ateista em relação aos deuses das religiões humanas.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2006, 19:09:18 »
Vejo a diferença da seguinte forma.

Você acredita em Deus?

Ateu: Não
Agnóstico: Sim/Não

Deus existe?

Agnóstico: Não sei. Pode ser que sim, pode ser que não.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2006, 00:08:31 »
Vejo a diferença da seguinte forma.

Você acredita em Deus?

Agnóstico: Sim/Não

Deus existe?

Agnóstico: Não sei. Pode ser que sim, pode ser que não.

E eu?? Agora fiquei em crise de identidade:

Você acredita em Deus? Minha resposta é não.

Deus existe? Não da maneira personificada, mas TALVEZ exista algo como o tao, que tenha dado origem a todos os seres do universo, mas o tao não atua sobre a vida, somente deu criação a ela. Ou seja, não há bem nem mal absolutos - pontos de vista criados por seres humanos. Porém, não acredito nisso no momento e me perco em pensamentos: e de onde vem o tao?? ih... isso vai longe, até a eternidade. Não há como procurar respostas científicas para tudo... Procuro me satisfazer com isso. Não fico buscando respostas...

E aí? Qual "diagnóstico vc me dá?" :D

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2006, 12:37:04 »
Agnóstico por aceitar a possibilidade, mas não a certeza. Se for agnóstico tendendo ao ateismo ou a crença em algum tido de divindade depende de você e da vida que leva. Como não sei bem deixo por agnóstico apenas.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2006, 12:59:21 »
Nossa, eu era agnostica e não sabia??????????????
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Junho de 2006, 14:26:30 »
Acho que o Agnostic explicou bem a natureza filosófica do agnosticismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!