Autor Tópico: Relativismo e relatividade  (Lida 583 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Relativismo e relatividade
« Online: 15 de Abril de 2006, 15:07:09 »
Estava lendo o (curto) artigo sobre relativismo na Wikipédia lusófona quando me deparei com o seguinte paragráfo:

Doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma idéia absoluta, categórica. Na Física, temos o relativismo como o conjunto de teorias de Albert Einstein sobre a Relatividade. Segundo Einstein, nossa percepção da realidade é relativa, isso foi provado posteriormente e é a idéia predominante na Física moderna.

Isso é verdade? Pensei que a relatividade dizia que o movimento é relativo, não a "percepção da realidade".
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

ukrainian

• Visitante
Re: Relativismo e relatividade
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2006, 15:24:32 »
É o velho mito do "tudo é relativo", algo que Einstein jamais afirmara.

OBS: que artiguinho tosco esse sobre relativismo, hein? Melhor nada, do que esse monte de asneiras.
« Última modificação: 15 de Abril de 2006, 15:26:34 por Ukrainian »

ukrainian

• Visitante
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2006, 15:27:34 »
Na filosofia, relativismo é a idéia de que a realidade na qual vivemos não é a verdadeira realidade, a verdade é ,ou inconcebível, ou então oculta a nós. Podemos observar essa idéia em filmes como Matrix, onde Neo (Keanu Reeves) vive em um mundo que na verdade não passa de uma realidade virtual.

PELAMOR...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2006, 15:31:05 »
Viagem total. Nada a ver com nada.

O princípio da relatividade restrita diz que as leis da física são idênticas para todos os referenciais inerciais.

E sobre a relatividade especial, deixo a palavra com o Marcelo Gleiser, em A Dança do Universo:

A verdadeira arena em que os fenômenos físicos ocorrem é o espaço-tempo quadridimensional da relatividade especial, onde as distâncias são as mesmas para todos os observadores inerciais. A teoria da relatividade especial é uma teoria de absolutos, mesmo que ela tenha sido (e ainda seja) interpretada como uma teoria de relativos nas suas muitas encarnações fora da física, de jantares em família e até a círculos mais acadêmicos.
[/i]
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

ukrainian

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2006, 15:37:02 »
Nem em Heisenberg podemos dizer que a percepção da realidade é relativa...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2006, 15:42:18 »
Vcs viram lá no link um cara reclamando? Tem um link para msgs.
Parece que o editor alterou alguma coisa, mas não entendi muito bem não.

Está assim:

Caro editor, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez em Sun Tzu. Isto pode ser considerado vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2006, 20:16:08 »
Lol. É o chamado av1. :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!