Autor Tópico: Papa usa teoria da evolução para explicar ressurreição  (Lida 2698 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Papa usa teoria da evolução para explicar ressurreição
« Online: 15 de Abril de 2006, 22:39:55 »
Papa usa teoria da evolução para explicar ressurreição

CIDADE DO VATICANO, 15 abr (AFP) - O Papa Bento XVI, que celebrava na noite deste sábado, no Vaticano, a Missa de Vigília da Páscoa, utilizou a teoria da evolução para explicar a fé dos cristãos na ressurreição de Cristo e dos humanos após a morte.

"Se por uma vez podemos utilizar a linguagem da teoria da evolução", a ressurreição de Cristo é "a maior mutação, o salto mais decisivo para uma dimensão totalmente nova, que jamais havia ocorrido na longa história da vida e de seus desenvolvimentos", declarou Bento XVI em sua homilia.

"Trata-se de um salto qualitativo na história da evolução e da vida em geral em direção a uma vida futura nova, a um mundo novo", disse o pontífice.

Segundo as explicações do Papa, Jesus ressuscitou porque estava "tão unido a Deus que formava com Ele uma única pessoa", e os cristãos, com o batismo, tem acesso a esse acontecimento.

No sábado à noite, Bento XVI comparou também a ressurreição com "uma explosão de luz, uma explosão de amor".

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2341501-2342000/2341640/2341640_1.xml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Nigh†mare

• Visitante
Re: Papa usa teoria da evolução para explicar ressurreição
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2006, 22:54:31 »
Quanta merda...

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2006, 23:25:38 »
Hehehe, mas é engraçado. Nigh†mare...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2006, 00:07:16 »
 :o

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2006, 00:14:01 »
O mundo está perdido mesmo!
Ciência da Computação!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2006, 00:55:10 »
"Trata-se de um salto qualitativo na história da evolução e da vida em geral em direção a uma vida futura nova, a um mundo novo", disse o pontífice.

Absolutamente nada a ver com a Teoria da Evolução! Quanta m :bosta: erda saíndo da boca de um p :bosta: ntífice…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2006, 02:15:31 »
Incrível que Bento XVI não consiga entender que um fato científico não deveria ser considerado evidência de uma crença sobrenatural.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2006, 03:42:29 »
Affff.......... que bosta.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2006, 11:07:52 »
Mas ele não usou a evolução como evidência, apenas utilizou "a linguagem da teoria da evolução".
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2006, 11:44:33 »
O papa-hóstia-mór pirou de vez.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2006, 15:00:55 »
Que retardado.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2006, 15:07:46 »
Ué, gostei. Parabéns ao Papa!

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2006, 17:36:30 »
Acho esse o tópico mais idiota já criado até agora. Não vi nada que ligasse evolução a ressurreição nisso!

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2006, 09:45:28 »
Acho esse o tópico mais idiota já criado até agora. Não vi nada que ligasse evolução a ressurreição nisso!

Vá reclamar com o Bispo então! Quer dizer, com o Papa! hehehehehe

:biglol: :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:

Atheist

• Visitante
« Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2006, 09:51:29 »
Caramba...

Eu queria que ele me explicasse por que Deus (sendo Jesus o próprio Deus para que o cristianismo não seja politeísta) precisou levar embora o corpo de Jesus...

APODman

• Visitante
« Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2006, 10:39:04 »
O Bento Ascencionou !

Em breve citará alguma coisa "Quântica"  :D

[ ]´s

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2006, 10:41:42 »
O Bento Ascencionou !

Em breve citará alguma coisa "Quântica"  :D

Não ta sabendo??

A fisica quantica está relacionada de como maria que era virgem(??) engravidou de um anjo!

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2006, 17:47:50 »
O mundo está perdido mesmo!

Não há solução :roleta-russa:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2006, 19:18:30 »
Caramba...

Eu queria que ele me explicasse por que Deus (sendo Jesus o próprio Deus para que o cristianismo não seja politeísta) precisou levar embora o corpo de Jesus...

Instinto suicida, quem sabe!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2006, 17:04:46 »
Não achei tão ruim assim.

Ele se utilizou da "linguagem da teoria da evolução" (ainda que de forma errada) e não da "teoria da evolução". Ele não está usando o fato científico da evolução, mas fazendo uma mera analogia.

O ponto principal, é que isso deixa implícito a aceitação da TE pela igreja católica. E penso eu, que o uso de tal figura de linguagem em discursos papais até ajuda a diminuir a resistência popular à TE.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Abril de 2006, 21:46:40 »
Ele se utilizou da "linguagem da teoria da evolução" (ainda que de forma errada) e não da "teoria da evolução". Ele não está usando o fato científico da evolução, mas fazendo uma mera analogia.
O ponto principal, é que isso deixa implícito a aceitação da TE pela igreja católica. E penso eu, que o uso de tal figura de linguagem em discursos papais até ajuda a diminuir a resistência popular à TE.

Muito otimismo, meu caro Angelo...a igreja jamais irá aceitar a TE...este tipo de colocação do papa é pura confusão...ou melhor, é para confundir...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Abril de 2006, 22:36:38 »

Muito otimismo, meu caro Angelo...a igreja jamais irá aceitar a TE...este tipo de colocação do papa é pura confusão...ou melhor, é para confundir...
Grande Oliver!

Bom, a igreja católica de tempos em tempos tem declarado seu apoio a TE, primeiro de forma tímida e ainda restritiva como na encíclica Humanis Generis do Papa Pio XII, e depois, de forma cada vez mais explícita, como na encíclica Fides et Ratio de João Paulo II. Este ainda declarou que "a evolução é mais do que uma mera hipótese" e que "é compatível com a fé cristã". E recentemente um dos cardeais do Vaticano declarou que o Design Inteligente não é teoria científica.

A posição atual do Vaticano é aceitar a TE, ainda que reservando ao papel de Deus a "inserção" da alma no ser humano. Infelizmente, entre os próprios católicos, muitos - se não a maioria - não conhecem este posicionamento e acabam se alinhando ao criacionismo ou o DI. Por isto, acho válida a declaração do papa Bento XVI como forma de "popularizar" a TE entre os fiéis.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2006, 11:11:53 »

Grande Oliver!

Bom, a igreja católica de tempos em tempos tem declarado seu apoio a TE, primeiro de forma tímida e ainda restritiva como na encíclica Humanis Generis do Papa Pio XII, e depois, de forma cada vez mais explícita, como na encíclica Fides et Ratio de João Paulo II. Este ainda declarou que "a evolução é mais do que uma mera hipótese" e que "é compatível com a fé cristã". E recentemente um dos cardeais do Vaticano declarou que o Design Inteligente não é teoria científica.

A posição atual do Vaticano é aceitar a TE, ainda que reservando ao papel de Deus a "inserção" da alma no ser humano. Infelizmente, entre os próprios católicos, muitos - se não a maioria - não conhecem este posicionamento e acabam se alinhando ao criacionismo ou o DI. Por isto, acho válida a declaração do papa Bento XVI como forma de "popularizar" a TE entre os fiéis.

O papa João Paulo II tambem andou dizendo que "a evolução é compatível com a fé cristã"!!...mas continuo achando que isto contradiz o ensino bíblico, segundo o Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1994...

Eu penso que a igreja catolica, com o Bento XVI, está mantendo o mesmo discurso... mais flexivel e mais conveniente para o momento da humanidade...

Nesta mesma linha de pensamento pragmatico, o dalai lama - considerado o monge cientista - disse em diversas oportunidades que se a ciencia provar que algum preceito budista for incoerente, ele deve ser alterado...

Algumas religiões estão exercendo muito bem o pragmatismo - isto é muito bom...com certeza não é o caso dos muçulmanos...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2006, 11:59:05 »
Nesta mesma linha de pensamento pragmatico, o dalai lama - considerado o monge cientista - disse em diversas oportunidades que se a ciencia provar que algum preceito budista for incoerente, ele deve ser alterado...

:clap: :clap: :clap:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 24 de Abril de 2006, 07:41:19 »

:clap: :clap: :clap:

O Kardec ja não tinha dito isso?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!