Autor Tópico: Punição e cooperação  (Lida 510 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Punição e cooperação
« Online: 21 de Abril de 2006, 22:08:48 »
Essa é da Scientific American de abril:

Os seres humanos cooperam nos mais diversos problemas e tarefas, mas de vez em quando um membro do grupo falha em cumprir sua parte. Se houver espaço para que tal moleza prolifere, a cooperação pode ser rompida. A ameaça de uma punição pode ser a chave para cooperação bem-sucedida.

Bettina Rockenbach, da Universidade de Erfurt, na Alemanha, e seus colegas realizaram um teste econômico em 84 estudantes em dois grupos - um no qual a punição era permitida e um no qual ela não era. Em cada uma das 30 rodadas os participantes escolhiam a que grupo se juntar; com quanto contribuir do seu dinheiro para um fundo coletivo; e, no caso de estarem no grupo em que a punição era permitida, se deveriam punir ou recompensar seus membros por suas contribuições. No final de cada rodada, todos os participantes viam os "lucros" anônimos de seus colegas em ambos os grupos.

De início, dois terços dos participantes escolheram ser membros no grupo sem punições e contribuíam com pouco do seu dinheiro para o fundo coletivo. Como cada participante compartilhava do fundo coletivo, mas também podia guardar qualquer dinheiro que não tivesse dado ao fundo, era do maior interesse dos membros contribuir o mínimo possível. Isso rapidamente levou a uma situação na qual muita gente não contribuiu de maneira nenhuma.

Com isso houve uma migração quase completa de todos os participantes para o grupo com punições. Embora custasse dinheiro penalizar os folgados, a ameaça impôs contribuições gerais mais altas e, portanto, pagamentos gerais mais altos para cada participante.

Tão logo se juntaram ao novo grupo, os desertores imediatamente começaram a punir seus colegas que não contribuíam. "Novos membros da instituição de sanção punem porque é comum fazer isso", afirma Bettina. "Não é possível explicar essa mudança dramática de comportamento dizendo que as pessoas estão apenas buscando o melhor resultado final. Elas desistem do resultado final para seguir a norma cooperativa."

As contribuições da vigésima rodada no grupo com punições ficaram próximas de 100% enquanto no grupo sem punições caíram a zero algumas rodadas mais tarde. E embora as recompensas pareçam ter pouco efeito no comportamento do grupo com punições, as sanções negativas iniciais acabaram por eliminar a necessidade de impor punições completamente.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!