Ele foi eleito prometendo saldar a dívida de seu país- a Bolívia - com os indígenas. De origem aymará - uma das principais etnias indígenas que compõe a população boliviana, filho de uma família de humildes agricultores, o líder do movimento cocaleiro e do partido MAS (Movimento ao Socialismo) Evo Morales é o entrevistado desta segunda-feira no Roda Viva.
Ao chegar à presidência, Morales acalmou os ânimos dos movimentos indígenas, que já tinham derrubado dois presidentes bolivianos em 2003. Morales chegou ao poder no final do ano passado com posições políticas controversas: defende o cultivo da coca e a luta contra o neoliberalismo na América Latina.
Defensor da nacionalização de indústrias estratégicas de seu país, o presidente boliviano enfrenta agora uma situação delicada nas relações com o Brasil. Durante a entrevista, anuncia sanções contra a siderúrgica EBX, faz ataques a Petrobrás e defende a reestatização do mercado de gás.
Entrevistadores: Roberto Lameirinhas, repórter da editoria internacional do jornal O Estado de S. Paulo, Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Folha de S. Paulo, Marcelo Cavallari, editor de internacional da revista Época, e os jornalistas da Bolívia, Jorge Cuba, Agence France Presse, Carla Patrícia Soria Dalbarro, do Canal 7 e Rocio Bernal, da Cadena A.
Apresentação: Paulo Markun
Horário: 22h30
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/