Com exceção de "verdades dogmáticas", ( céu, inferno, purgatório, paraíso, penas eternas, satanás, diabo - quem acredita nesse besteirol ? ) a dúvida persiste para ateus, céticos, materialistas, etc etc etc. Ou vai me dizer que você sabe, com certeza, que Deus não existe, espíritos são uma fábula, espiritualidade é bobagem, e outras negações similares ? Quando muito, se é que isso representa alguma coisa para a maioria, a "versão ateísta" se resume a mera atitude de negação. Grande coisa.
Eu sei que Deus não existe. Não sou dogmático nessa afirmação, mas um ser inteligente nunca criaria o universo do jeito que ele é hoje, e nem agiria como vocês supõem que ele age. Creio que nisso eu estou certo e não me importo se descobrir que estou errado, apesar de duvidar bastante da possibilidade.
Também não existem espíritos, julgamento, paraíso, inferno, ou qualquer coisa similar. Isso tudo não faz sentido na natureza. Seria realmente muito bom se todas essas coisas existissem de verdade, mas não é o que a realidade mostra. E não adianta ir contra a realidade pois ela não vai mudar. Espíritos nunca irão se comunicar com pessoas, que nunca serão castigadas por seus atos, que nunca serão manipulados por seres místicos, que nunca irão aparecer para as pessoas.
Se quer uma resposta convincente, eu digo que
tenho certeza sim que Deus não existe, bem como seus acessórios (paraíso, inferno, julgamento, espíritos, fantasmas, demônios, fadas, dragões, Jesus Cristo, etc). Isso mesmo: eu tenho certeza. Nâo digo isso baseado na realidade, pois, é impossível ter certeza de tudo se não se averiguar tudo, mas digo usando a lógica, que mostra que é impossível mesmo essas coisas existirem, assim como é impossível fazer um triângulo se os pontos A, B e C estão na mesma reta.
Vivemos explicando como Deus não pode ser onipotente, onisciente, benevolente, onipresente, julgar as pessoas, etc. Vivemos explicando que espíritos não podem ser imateriais e interagir com a matéria. Vivemos explicando que paraíso e inferno, bem como julgamentos são impossíveis e igualmente injustos. Se pra você essa lógica não importa, o problema já não é mais meu. As respostas da realidade não são feitas para agradar o ego das pessoas, ao contrário das respostas das crenças.
A atitude ateísta de negação deriva geralmente do bom senso de se analisar a lógica das afirmações religiosas. Nâo existem bolas quadradas no universo, por mais que se deseje muito que exista tal objeto.