Aí é que tá, meu amigo. Eu mesma achei isso um insight tão interessante que resolvi botar aqui, apesar de que a nossa direita ainda não cismou com a poligamia. É bastante óbvio, pensando bem, que liberar a união homossexual não é acabar com a tradição, família e propriedade... pelo contrário!, é ter mais gente ainda vivendo sob estes princípios.
Aí eu fico pensando como bicha pode ser conservador. Casamento já saiu de moda há um tempão entre os casais hetero modernosos, e com muitos bons motivos..... Né?
Mas enfim, essa sacada do ciúme ser o que restringe uma união a dois indivíduos é uma coisa tão óbvia mas que a gente sempre esquece. O último parágrafo fala dos casais gays, mas vale igualmente pra gente. Não sei se algum de vocês já pensou seriamente nisso de fidelidade, mas a idéia por trás dos compromissos é óbvia: não é que a gente realmente não queira ou não possa ou ache errado pegar outras pessoas, mas a gente definitivamente tem dificuldade de lidar com o companheiro aprontando uma dessas.
E que conste: não só no casamento. Pedir em namoro é justamente propor o seguinte: "é mais importante pra mim que você esteja SÓ COMIGO que eu ficar com outras pessoas, então se é mais importante pra você que eu fique só com você e não com outros, então eu abro mão de transar com outros de modo que você não o faça". Cabeluda a parada.
É um esquema que garante que nenhum dos dois perca o outro, e um esquema bastante eficaz. Dizem que no direito germânico casamento não é regido pelo direito de família, mas pelo contratual, é verdade? Porque se sim, tem tudo a ver! Estou apaixonada por essas coisas deles, é cada uma que a gente desacredita.
E olha, esse pessoal que apela pra natureza tem que ir se foder. Pergunta pro teu professor se estupro é bom e moralmente correto, já que é um padrão natural... E ainda querer te desmoralizar, perguntando nesse contexto qual a sua orientação... pau no cu desse cara. Que ódio.
Nisso que eu falo que esse pessoal se mete muito com igreja e partido e perde a noção da realidade. Nada mais fácil pra esses direitinhas que englobar um monte de minorias sob as suas causas. Ser conservador é a coisa mais fácil do mundo, é só dar espaço que todo mundo fica assim e acomoda e dá voto pro teu partido e etc.
Essas coisas de natural são uma grande bobagem. Penso que declarar que as pesquisas concluem que algumas coisas são atávicas não significa passar a tolerar determinadas ações perniciosas pro tecido social mas, pelo contrário, saber melhor como elas funcionam pra poder civilizá-las, regulá-las, e até conseguir punir com eficiência. Mas tem gente que é BUUURRA e cisma de botar juízo valorativo na natureza. A pesquisa não é boa ou ruim em si; o que a gente faz com os nossos dados, aí sim. "Tout comprendre c'est tout pardonner" o cacete. E TENHO DITO. Estou louca de vontade de escrever uns 30 palavrões aqui agora. Gaaah.