Autor Tópico: Ateísmo e a sua doutrina deturpadora.  (Lida 2491 vezes)

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
Ateísmo e a sua doutrina deturpadora.
« Online: 03 de Maio de 2006, 20:19:41 »
A Bondade de Deus.

"É incompatível com o mal a existência de um Deus infinitamente poderoso e infinitamente bom." Refuta um ateísta.

Deus Todo-poderoso não permitiria, de maneira alguma, a existência do mal na sua obra se não fosse tão onipotente e tão bom que até mesmo do mal ele pudesse operar o bem. Muitos cristãos já saíram dos fogos do sofrimento com o caráter purificado e a fé fortalecida. O sofrimento os tem impelido ao seio de Deus. Falo isto por experiência própria.

Deus é bom; a bondade de Deus é o atributo em razão do qual ele concede a vida e outras bênçãos às suas criaturas. (Sal.25:8; Naúm 1:7; Sal. 145:9; Rom. 2:4; Mat. 5:45; Sal. 31:19; Atos 14:17; Sal.68:10; 85:5.) Os amigos ateístas nunca pensaram que se falhassem a sementeira e a colheita uma só vez em toda a terra, a metade do povo morreria antes da próxima colheita? Se fosse em 2 anos sucessivos em todo o planeta, todos os homens morreriam antes da seguinte colheita?

Para os ateístas a existência do mal e do sofrimento apresenta um obstáculo à crença na bondade de Deus. "Por que um Deus de amor criou um mundo cheio de sofrimento?" Perguntam alguns.

As considerações seguintes poderão exclarecer o problema:

(1) Deus não é responsável pelo mal. Se um trabalhador descuidado jogar areia numa máquina delicada, deve-se responsabilizar o fabricante? Deus fez tudo bom mas o homem danificou a sua obra. Praticamente todo o sofrimento que há no mundo é consequência da desobediência deliberada do homem.

(2) Sendo Deus Todo-Poderoso, o mal existe por sua permissão. Nem sempre podemos compreender porque ele permite o mal, pois os seus caminhos são inescrutáveis. Ao extremamente curioso ele diria: "Que tens tu com isso? Segue-me tu." No entanto, podemos compreender parte dos seus caminhos, o suficiente para saber que ele não erra.

(3) Deus é tão grande que pode fazer o mal cooperar para o bem. Recordemos como dominou a maldade dos irmãos de José, de Faraó, e de Herodes, e daqueles que rejeitaram e crucificaram a Cristo.

"O autor responsável pelas calamidades que ocorrem no mundo é, com toda a certeza, quem criou o Universo e quem o governa." Refuta um ateísta.

As considerações seguintes poderão exclarecer o problema:

(1) Deus formou o universo segundo as leis naturais, e estas leis implicam a possibilidade de acidentes. Por exemplo, se a pessoa descuidada ou deliberadamente se deixar cair em um precipício, essa pessoa sofrerá as consequências de ter violado a lei da gravidade. Mas, ao mesmo tempo, estamos satisfeitos com estas leis, pois de outra forma o mundo estaria num estado de confusão.

(2) É bom lembra sempre que tal não é o estado perfeito das coisas. Deus tem em reserva outra vida e uma época futura em que mostrará a razão de todos os seus tratados e ações.

(3) Não se deve julgar a Deus enquanto não descer a cortina sobre a última cena do grande Drama dos Séculos.

A Onipresença de Deus.

Deus é onipresente, isto é, o espaço material não o limita em ponto algum. (Gên. 28:15, 16; Deut. 4:39; Jos.2:11; Sal.139:7-10; Prov.15:3, 11; Isa. 66:1; Jer. 23:23, 24; Amós 9:9:2-4, 6; Atos 7:48, 49; Efés. 1:23.) Qual a diferença entre imensidade e onipresença? Imensidade é a presença de Deus em relação ao espaço, enquanto onipresença é a sua presença conisderada em relação às criaturas. Para suas criaturas ele está presente nas seguintes maneiras:

(1) Em Glória, para as hostes adoradoras do céu. (Isa. 6:1-3.)
(2) Eficazmente, na ordem natural. (Naúm 1:3.)
(3) Providencialmente, nos assuntos relacionados com os homens. (Sal. 68:7, 8.)
(4) Atentamente, àqueles que o buscam. (Mat. 18:19, 20; Atos 17:27)
(5) Misticamente, na igreja ( Efés. 2:12-22.)
(6) Corporalmente, em seu Filho. "Deus conosco" (Col. 2:9).
(7) Oficialmente, com seus obreiros. (Mat. 28:19, 20.)

2.) O ateísmo em sua intenção puramente deturpadora diz: "Se o seu Deus está em toda parte, então deve estar também no inferno". A sua ira sim está no inferno.
(8) Judicialmente, às consciências dos ímpios. (Gên. 3:8; Sal. 68:1.)

Embora Deus esteja em todo lugar, ele não habita em todo lugar. Somente ao entrar em relação pessoal com um grupo ou com um indivíduo se diz que ele habita com eles.

A Onisciência de Deus.

Deus é onisciente, porque conhece todas as coisas. (Gên. 18:18, 19; 2 Reis 8:10, 13; 1Crô. 28:9; Sal.94:9; 139:1-16; 147:4-5; Prov. 15:3; Isa.29:15, 16; 40:28; Jer.1:4-5; Ezeq. 11:5; Dan. 2:22, 28; Amós 4:13; Luc. 16:15; Atos 15:8, 18; Rom. 8:27, 29; 1 Cor. 3:20; 2 Tim. 2:19; Heb. 4:13; 1 Ped. 1:2; 1João 3:20) O conhecimento de Deus é perfeito, ele não precisa arrazoar, ou pesquizar as coisas, nem aprender gradualmente, seu conhecimento do passado, do presente e do futuro é instantâneo. Há grande conforto na consideração deste atributo. Em todas as provas da vida o crente tem a certezade que "vosso Pai celestial sabe" (Mat. 6:8).

O ateísmo ensina errôneamente que, sendo Deus conhecedor de todas as coisas, ele sabe quem se perderá; mais não ensina como está pessoa pode evitar o perder-se!

A presciência de Deus sobre o uso que a pessoa fará do livre arbítrio não obriga a escolher este ou aquele destino. Deus prevê sem intervir.

Em breve eu irei abordar outros conceitos errôneos que são ensinados pelos ateístas.

Meu compromisso é contra a Mentira e a Ignorância!
Autor: Gênesis

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
Re: Ateísmo e a sua doutrina deturpadora.
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2006, 20:26:03 »
Citação do Gênesis:

"Deus Todo-poderoso não permitiria, de maneira alguma, a existência do mal na sua obra se não fosse tão onipotente e tão bom que até mesmo do mal ele pudesse operar o bem. Muitos cristãos já saíram dos fogos do sofrimento com o caráter purificado e a fé fortalecida. O sofrimento os tem impelido ao seio de Deus. Falo isto por experiência própria."

Opinião pessoal sobre a permissividade de Deus.
Sendo onipotente e tão bom, ele poderia operar o bem sem o mal.
Sendo onipotente, não seria necessário o sofrimento para os impelir ao seio de Deus.
Sendo tão bom e onipotente, será mesmo necessário o sofrimento para impeli-los ao seu seio?

Hosana
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 20:27:40 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2006, 20:29:57 »
Voce se esqueceu do livre-arbitrio que nós temos para escolher entre o bem e o mal. Se não o tivéssemos, realmente seu argumento valeria.

Sendo assim sua tese está totalmente furada.

Preciso continuar? hehehe
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 20:33:43 por Gênesis »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2006, 20:33:21 »
Pra mim não faz a menor diferença se uma entidade teórica pode ser onipotente ou onipresente, se pode ser rosada e ao mesmo tempo invisível e se é imaterial e mesmo assim tem filhos. Não há nenhuma evidência de que algum deus exista e usar a bíblia para provar a sua existência não é muito diferente de usar os livros do Monteiro Lobato para comprovar a existência de sacis.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2006, 20:35:16 »
Gênesis, esses questionamentos "ateus" que você está discutindo não são parte de enhuma doutrina atéia. O ateísmo não segue uma cartilha e não precisa provar a inexistência de deuses ou discutir suas características.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2006, 20:36:23 »
Ele está espalhando essas porcarias por todos os fóruns...

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2006, 20:37:43 »
Pra mim não faz a menor diferença se uma entidade teórica pode ser onipotente ou onipresente, se pode ser rosada e ao mesmo tempo invisível e se é imaterial e mesmo assim tem filhos. Não há nenhuma evidência de que algum deus exista e usar a bíblia para provar a sua existência não é muito diferente de usar os livros do Monteiro Lobato para comprovar a existência de sacis.

A bíblia provaria a existência de Jesus, já considera-lo Deus é questão de FÉ. Então caro colega, provas voce nunca terá, a não ser depois da morte é claro.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2006, 20:41:03 »
não, a bíblia não provaria a existência de jesus.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2006, 20:45:45 »
Citação minha:
Opinião pessoal sobre a permissividade de Deus.
Sendo onipotente, não seria necessário o sofrimento para os impelir ao seio de Deus.
Sendo tão bom e onipotente, será mesmo necessário o sofrimento para impeli-los ao seu seio?

Citação do Gênesis:

"Voce se esqueceu do livre-arbitrio que nós temos para escolher entre o bem e o mal. Se não o tivéssemos, realmente seu argumento valeria.

Sendo assim sua tese está totalmente furada.

Preciso continuar? hehehe

**

Não percebo a correlação lógica entre meu questionamento e essa sua última afirmação.

Sendo Deus onipotente, o livre-arbítrio deveria interferir na capacidade de bondade e/ou na capacidade de potência de Deus? Nosso "livre-arbítrio" o impede de alguma maneira?
Pera, livre-arbítrio? E a onisciência? Ah, mas essa é pra uma próxima questão.
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 20:52:29 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2006, 21:15:33 »
Oh, desculpa,  mas não existe o bem sem o mal pra comparar.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2006, 21:25:33 »
Citação de: Gênesis
Então caro colega, provas voce nunca terá, a não ser depois da morte é claro.
Se depois da morte houver alguma coisa, posso repensar minhas opiniões. Só espero não acordar num jardim repleto de crentes ou de gurus de auto-ajuda...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2006, 23:01:34 »
(1) Deus não é responsável pelo mal. Se um trabalhador descuidado jogar areia numa máquina delicada, deve-se responsabilizar o fabricante? Deus fez tudo bom mas o homem danificou a sua obra. Praticamente todo o sofrimento que há no mundo é consequência da desobediência deliberada do homem.
Posso te apontar uma passagem da biblia que ele diz que é o responsaval por todo o mau.

Se depois da morte houver alguma coisa, posso repensar minhas opiniões. Só espero não acordar num jardim repleto de crentes ou de gurus de auto-ajuda...

Não te preucupa, tu vai para o inferno onde estão todas as pessoas interessantes.
"The patient refused an autopsy."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2006, 23:06:15 »
Citação de: Felius
Citação de: Stéfano
Não te preucupa, tu vai para o inferno onde estão todas as pessoas interessantes.
De preferência pra Cidade de Dis, que é mais VIP...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2006, 23:08:11 »
Faça o teste e descubra:
http://www.4degreez.com/misc/dante-inferno-test.mv

O meu:
The Dante's Inferno Test has banished you to the Fifth Level of Hell!

Here is how you matched up against all the levels:
Level | Score
Purgatory | Very Low
Level 1 - Limbo | Very Low
Level 2 | High
Level 3 | High
Level 4 | Very High
Level 5 | Very High
Level 6 - The City of Dis | Very High
Level 7 | High
Level 8- the Malebolge | High
Level 9 - Cocytus | High

Level descriptions: http://www.4degreez.com/misc/dante-inferno-information.html
Take the test: http://www.4degreez.com/misc/dante-inferno-test.mv
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 23:12:13 por Felius »
"The patient refused an autopsy."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2006, 23:12:27 »
Faça o teste e descubra:
http://www.4degreez.com/misc/dante-inferno-test.mv
Já fiz diversas vezes, sempre vou parar lá. Eu, Darwin, Sagan, Huxley, etc...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2006, 23:34:45 »
"Por mim se vai a cidade das dores, por mim se vai à ininterrupta dor, por mim se vai à gente condenada, foi justiça que inspirou o meu autor, fui feito por poderes divinais, suma sapiência e supremo amor, antes de mim, haviam apenas coisas eternas, e eu, eterno, perduro...

ABANDONAI TODAS AS ESPERANÇAS, Ó VÓS QUE ENTRAIS"

Cara, gostei muito da Divina Comédia... li em 3 fases diferentes da minha vida e em cada uma delas me causou uma impressão... li como católico, quando tinha uns 9 anos... não entendi nada, mas adorava as descrições dos castigos (católicos são tão sádicos)...

Li quando tinha 16 anos e tava no fim de uma fase satanista... pela primeira vez entendi a história...
e li de novo com 22 anos... ateu, com senso crítico e sabendo quem era Dante...

Ah... fui pro Level 6 também...:ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 04 de Maio de 2006, 01:16:21 »
Posso te apontar uma passagem da biblia que ele diz que é o responsaval por todo o mau.

Inclusive é uma passagem que adoro: Isaías 45:7.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2006, 10:53:26 »
Os amigos ateístas nunca pensaram que se falhassem a sementeira e a colheita uma só vez em toda a terra, a metade do povo morreria antes da próxima colheita? Se fosse em 2 anos sucessivos em todo o planeta, todos os homens morreriam antes da seguinte colheita?

Não, não morreriam em dois anos. Hoje a coisa é BEEEMM diferente e esse exemplo talvez tenha validade na pré-história. Seu deus não previu um avanço da ciência tão grande, né?

(3) Deus é tão grande que pode fazer o mal cooperar para o bem.

Se pode, Genesis, parece não querer. Há um senso comum que o mundo está "perdido", existe mais mal que bem... quer dizer: o teu deus está perdendo essa guerra faz tempo e não faz nada.

A presciência de Deus sobre o uso que a pessoa fará do livre arbítrio não obriga a escolher este ou aquele destino. Deus prevê sem intervir.

Bom... antes voce falou que ele pode fazer o mal cooperar com o bem e agora voce diz que ele não faz intervenções?

Afinal, deus intervêm ou não?

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2006, 12:24:15 »
Esse cara é missionário mesmo!!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2006, 15:31:00 »
Essa pregação deslavada não vale uma expulsão sumária e definitiva?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2006, 15:37:50 »
Levando em consideração a forma que ele está comportando, isso vai acontecer logo, logo...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2006, 16:03:02 »
Oh, desculpa,  mas não existe o bem sem o mal pra comparar.
Numa realidade hipotética em que um deus considerado onibondoso de fato fosse, poderia-se supor então que nem existissem os conceitos de bem e mal, para os seres vivendo lá, ou que até pudessem vislumbrar o mal em fantasias, e daí inventar esse conceito (por outro lado isso poderia ser consideravel como um "mal", e portanto que deveria inexistir também); mas de qualquer forma, a necessidade semântica do mal para o bem e vice versa não significa que haja essa necessidade mútua para existência mesmo.

Se algum mundo assim existisse, apenas não se pensaria em "mal", qualquer coisa que do nosso ponto de vista fosse má, seria inconcebível. O sofrimento não existiria, mas isso não teria como impedir a existência do "não-sofrimento". Daí, nós, seres dum mundo que tem os termos "bem" e "mal", poderiamos dizer que só existiria "o bem", lá, ainda que esses seres hipotéticos nem entendessem o conceito, nem nunca pensassem no assunto.

É meio como deixar o carro estacionado, e não vir nenhum mané pedir pra "guardar"... os carros simplesmente não seriam riscados; não precisam haver as pessoas que riscam os carros se alguém recusar a pagar, para que então pudessem existir os carros que não são riscados.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2006, 16:06:22 »
:histeria:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2006, 16:14:01 »
Levando em consideração a forma que ele está comportando, isso vai acontecer logo, logo...

Já demorou demais... hehehe

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Maio de 2006, 01:25:18 »
Esse tópico passou dos limites. Usuário banido por tempo indeterminado.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!