A Bondade de Deus.
"É incompatível com o mal a existência de um Deus infinitamente poderoso e infinitamente bom." Refuta um ateísta.
Deus Todo-poderoso não permitiria, de maneira alguma, a existência do mal na sua obra se não fosse tão onipotente e tão bom que até mesmo do mal ele pudesse operar o bem. Muitos cristãos já saíram dos fogos do sofrimento com o caráter purificado e a fé fortalecida. O sofrimento os tem impelido ao seio de Deus. Falo isto por experiência própria.
Deus é bom; a bondade de Deus é o atributo em razão do qual ele concede a vida e outras bênçãos às suas criaturas. (Sal.25:8; Naúm 1:7; Sal. 145:9; Rom. 2:4; Mat. 5:45; Sal. 31:19; Atos 14:17; Sal.68:10; 85:5.) Os amigos ateístas nunca pensaram que se falhassem a sementeira e a colheita uma só vez em toda a terra, a metade do povo morreria antes da próxima colheita? Se fosse em 2 anos sucessivos em todo o planeta, todos os homens morreriam antes da seguinte colheita?
Para os ateístas a existência do mal e do sofrimento apresenta um obstáculo à crença na bondade de Deus. "Por que um Deus de amor criou um mundo cheio de sofrimento?" Perguntam alguns.
As considerações seguintes poderão exclarecer o problema:
(1) Deus não é responsável pelo mal. Se um trabalhador descuidado jogar areia numa máquina delicada, deve-se responsabilizar o fabricante? Deus fez tudo bom mas o homem danificou a sua obra. Praticamente todo o sofrimento que há no mundo é consequência da desobediência deliberada do homem.
(2) Sendo Deus Todo-Poderoso, o mal existe por sua permissão. Nem sempre podemos compreender porque ele permite o mal, pois os seus caminhos são inescrutáveis. Ao extremamente curioso ele diria: "Que tens tu com isso? Segue-me tu." No entanto, podemos compreender parte dos seus caminhos, o suficiente para saber que ele não erra.
(3) Deus é tão grande que pode fazer o mal cooperar para o bem. Recordemos como dominou a maldade dos irmãos de José, de Faraó, e de Herodes, e daqueles que rejeitaram e crucificaram a Cristo.
"O autor responsável pelas calamidades que ocorrem no mundo é, com toda a certeza, quem criou o Universo e quem o governa." Refuta um ateísta.
As considerações seguintes poderão exclarecer o problema:
(1) Deus formou o universo segundo as leis naturais, e estas leis implicam a possibilidade de acidentes. Por exemplo, se a pessoa descuidada ou deliberadamente se deixar cair em um precipício, essa pessoa sofrerá as consequências de ter violado a lei da gravidade. Mas, ao mesmo tempo, estamos satisfeitos com estas leis, pois de outra forma o mundo estaria num estado de confusão.
(2) É bom lembra sempre que tal não é o estado perfeito das coisas. Deus tem em reserva outra vida e uma época futura em que mostrará a razão de todos os seus tratados e ações.
(3) Não se deve julgar a Deus enquanto não descer a cortina sobre a última cena do grande Drama dos Séculos.
A Onipresença de Deus.
Deus é onipresente, isto é, o espaço material não o limita em ponto algum. (Gên. 28:15, 16; Deut. 4:39; Jos.2:11; Sal.139:7-10; Prov.15:3, 11; Isa. 66:1; Jer. 23:23, 24; Amós 9:9:2-4, 6; Atos 7:48, 49; Efés. 1:23.) Qual a diferença entre imensidade e onipresença? Imensidade é a presença de Deus em relação ao espaço, enquanto onipresença é a sua presença conisderada em relação às criaturas. Para suas criaturas ele está presente nas seguintes maneiras:
(1) Em Glória, para as hostes adoradoras do céu. (Isa. 6:1-3.)
(2) Eficazmente, na ordem natural. (Naúm 1:3.)
(3) Providencialmente, nos assuntos relacionados com os homens. (Sal. 68:7, 8.)
(4) Atentamente, àqueles que o buscam. (Mat. 18:19, 20; Atos 17:27)
(5) Misticamente, na igreja ( Efés. 2:12-22.)
(6) Corporalmente, em seu Filho. "Deus conosco" (Col. 2:9).
(7) Oficialmente, com seus obreiros. (Mat. 28:19, 20.)
2.) O ateísmo em sua intenção puramente deturpadora diz: "Se o seu Deus está em toda parte, então deve estar também no inferno". A sua ira sim está no inferno.
(8) Judicialmente, às consciências dos ímpios. (Gên. 3:8; Sal. 68:1.)
Embora Deus esteja em todo lugar, ele não habita em todo lugar. Somente ao entrar em relação pessoal com um grupo ou com um indivíduo se diz que ele habita com eles.
A Onisciência de Deus.
Deus é onisciente, porque conhece todas as coisas. (Gên. 18:18, 19; 2 Reis 8:10, 13; 1Crô. 28:9; Sal.94:9; 139:1-16; 147:4-5; Prov. 15:3; Isa.29:15, 16; 40:28; Jer.1:4-5; Ezeq. 11:5; Dan. 2:22, 28; Amós 4:13; Luc. 16:15; Atos 15:8, 18; Rom. 8:27, 29; 1 Cor. 3:20; 2 Tim. 2:19; Heb. 4:13; 1 Ped. 1:2; 1João 3:20) O conhecimento de Deus é perfeito, ele não precisa arrazoar, ou pesquizar as coisas, nem aprender gradualmente, seu conhecimento do passado, do presente e do futuro é instantâneo. Há grande conforto na consideração deste atributo. Em todas as provas da vida o crente tem a certezade que "vosso Pai celestial sabe" (Mat. 6:8).
O ateísmo ensina errôneamente que, sendo Deus conhecedor de todas as coisas, ele sabe quem se perderá; mais não ensina como está pessoa pode evitar o perder-se!
A presciência de Deus sobre o uso que a pessoa fará do livre arbítrio não obriga a escolher este ou aquele destino. Deus prevê sem intervir.
Em breve eu irei abordar outros conceitos errôneos que são ensinados pelos ateístas.
Meu compromisso é contra a Mentira e a Ignorância!
Autor: Gênesis