Autor Tópico: Medicina "Alternativa" no SUS  (Lida 1820 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Medicina "Alternativa" no SUS
« Online: 05 de Maio de 2006, 19:30:35 »
www.saude.gov.br

O uso de fitoterapia, homeopatia, acupuntura, termalismo (uso de águas minerais para tratamento de saúde) e de outras práticas terapêuticas alternativas está autorizado nas unidades no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quinta-feira (4/5), o Ministério da Saúde normatizou - por meio da Portaria 971 - uma antiga demanda da população brasileira: a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

Por meio da portaria, o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não-convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Além disso, estabelece as diretrizes para a incorporação e implementação dessas práticas no SUS de forma a garantir qualidade, eficácia, eficiência e segurança a todos os brasileiros usuários do sistema público de saúde.

Aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e finalizada após amplo diálogo com a comunidade médica e científica, a PNPIC define as ações e responsabilidades dos gestores federais, estaduais e municipais na implementação de novas terapias e serviços no SUS como também a adequação de programas que já vinham sendo desenvolvidos em âmbito regional.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento utiliza-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Deste universo, 85% utilizam plantas ou preparados. Nesse sentido, a OMS recomenda a difusão mundial dos conhecimentos necessários ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.

A íntegra da Portaria 971 pode ser obtida na internet: http://www.in.gov.br/materias/xml/do/secao1/2117398.xml
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Rhyan

• Visitante
Re: Medicina "Alternativa" no SUS
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2006, 19:37:07 »
Palhaçada!
Cheio de ad numerum e apelo a autoridade.

Se não me engano Fitoterapia tem base científica.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2006, 21:48:12 »
Palhaçada!
Cheio de ad numerum e apelo a autoridade.

Se não me engano Fitoterapia tem base científica.

É realmente lamentável.

Penso, também, que a Fitoterapia deve ser considerada com carinho.
De fato, há base científica.
Além do mais há um importante aspecto sócio-econômico: o acesso facilitado para as populações rurais bem como para as de baixa renda.
O fundamental, nesse caso, é uma divulgação séria e bem embasada.

Quanto ao restante... :no:
"Por quê?"

Chaves

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2006, 22:39:09 »
Argh!

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2006, 22:59:11 »
Possuem realmente uma boa base científica?
Por que a maior parte dos medicamentos fitoterápicos não exigem bula (recomendação) médica? São vendidos livremente em lojas de produtos naturais.  :/
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2006, 00:07:37 »
Possuem realmente uma boa base científica?
Por que a maior parte dos medicamentos fitoterápicos não exigem bula (recomendação) médica? São vendidos livremente em lojas de produtos naturais.  :/

Isso é uma irregularidade.
Esse setor é regulamentado pelos Conselhos Regionais de Farmácia, exigindo responsibilidade técnica tanto para a produção como para a comercialização.

Infelizmente, o setor de medicamentos no Brasil é uma baderna.
Dá para comprar inclusive medicamentos psicotrópicos (sujeitos à identificação do comprador e retenção da receita médica) em qualquer esquina.
"Por quê?"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
Governo arcará com os custos de consultas alternativas.
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2006, 00:11:33 »
Acabei de ouvir no Jornal da Globo que o governo, leia SUS, irá pagar tratamentos como acupumtura e óleos...

Prescreve?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Governo arcará com os custos de consultas alternativas.
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2006, 00:51:06 »
Infelizmente, sim.

Abri um Tópico sobre isso em Ceticismo:

../forum//topic,6068.new.html#new
"Por quê?"

Chaves

Rhyan

• Visitante
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2006, 01:25:29 »
Quem pode responder bem isso é o Dr.Stéfano.

[]'s

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2006, 02:53:17 »
Tópicos unidos! :)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2006, 15:57:58 »
Fitoterápicos são proto-medicamentos. Sabemos que determinada erva é boa para alguma coisa, isolamos o princípio ativo (PA) e, com ele apenas, podemos definir qual é a dosagem terapêutica e qual a tóxica, além de poder comparar adequadamente tratamentos.

Aí cabe uma diferenciação importante: chás e ervas preparadas em casa tem, além do PA, uma quantidade absurda de outras substâncias que podem ser tóxicas e prejudicar o tratamento. Além disso, a quantidade do PA é muito variável, o que torna o ajuste da dose correta praticamente impossível.

Já fititerápicos industrializados tem uma quantidade mais uniforme de PA, mas mesmo assim ela pode variar até 200% entre duas cápsulas diferentes. Parte dos contaminantes são eliminados, mas o risco de intoxicações por outras substâncias ainda é maior do que no PA isolado.

A acupuntura tem resultados muito questionáveis em diversas patologias, mas aparentemente tem ação superior à do placebo em dores osteomusculares. O grande problema é que o profissional de saúde que vai realizar o procedimento, mesmo que não seja médico, é mais caro do que os medicamentos com o mesmo objetivo. Assim, não faz sentido do ponto de vista econômico. Além disso, a acupuntura no SUS seria utilizada para muitas situações nas quais não tem nenhum efeito além do placebo, a um custo muito mais alto e com a possibilidade de prejudicar pacientes que poderiam receber um tratamento mais eficaz e prevenir complicações.

homeopatia é um estelionato institucionalizado.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2006, 16:34:09 »
Já homeopatia é um estelionato institucionalizado.

E não haveria algo que se pudesse fazer a respeito, até em nível jurídico, talvez?
"Por quê?"

Chaves

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2006, 16:41:12 »
Já homeopatia é um estelionato institucionalizado.
E não haveria algo que se pudesse fazer a respeito, até em nível jurídico, talvez?
Só com o apoio de muita gente.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2006, 16:59:48 »
E eu que tinha fé na Ancop...
 :/

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2006, 17:58:22 »
Ótima explicação, Dr. Stéfano!  :ok:

"o risco de intoxicações por outras substâncias ainda é maior do que no PA isolado."

Por que o chá pode ser vendido livremente em casas de produtos naturais, então? Notei também que nenhuma erva vendida indica na embalagem o uso "medicinal".  :/

A Erva de "Espinheira Santa" é muito usada pelas pessoas há muito tempo. Recentemente, ouvi dizer (no boca a boca) que foi exibida uma reportagem na mídia alertando que essa erva estaria contaminada por uma bactéria maléfica à saúde humana. Isso é verdade? Ao consumir chás de ervas que riscos enfrentamos dessa natureza? O “Sene”, outro exemplo de erva de grande consumo, é usado popularmente como laxante e "para emagrecer".  :/
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2006, 18:00:24 »
é o que o povo quer, ora. fazer o quê?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2006, 20:35:44 »
Ervas e chás são considerados legalmente como alimentos e não como remédios, assim não precisam de prescrição médica e nem demonstração de segurança e eficácia. O mesmo acontece com herbalife, cogumelo do sol, cartilagem de tubarão e - pasmem - homeopatia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!