Caro amigo...
Como Teísta posso te dizer o seguinte, que Deus criou o homem, porém, este na sua imperfeição e inocência (Espírito que ainda não aprendeu, não "viveu" o suficiente) criou as Religiões e misturou elas com a política, daí resultando toda sorte de fanatismos.
Um Deus de verdade (que eu acredito existir) não faz sequer questão de que suas criações (nós) acendam velas, rezem pra ele, paguem promessas ou qualquer outro dogmatismo. Sequer faz questão que tenhamos uma religião instituída pelo homem para nos considerarmos salvos. Nós é que precisamos disso, pois em nossa inocência temos o hábito de "mistificar" tudo e criar "rituais" afim de reforçarmos a nossa fé e esperança no futuro "incerto". Isso não faria necessariamente mal algum se nós, muitas vezes, não estrapolássemos, ou seja, fizessemos "guerras santas" e coisas assim.
Tenho pena desses extremistas que se apoiam na religião pra praticar seus crimes, mas um dia eles vão aprender.
Um bom dia pra você e que o Deus que você ainda não crê e não sei se vai crêr algum dia se existir como eu creio que exista possa te dar a força necessária pra enfrentar os percalços dessa vida com a cabeça erguida... mesmo que você nunca venha a crer Nele.
E de coração.