Autor Tópico: Homeopatia funciona ou não?  (Lida 8301 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Homeopatia funciona ou não?
« Online: 07 de Maio de 2006, 00:44:42 »
Ouço muito falar sobre os remédios homeopáticos.

Há medicos que dizem que funciona e há outros que dizem que não funciona.

Acredito que pelo Efeito Placebo esses remédios funcionem. Apesar de não terem substâncias para a cura das doenças as pessoas pensam que estão tomando uma coisa que está lhes curando e em alguns casos isso acontece.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Homeopatia funciona ou não?
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2006, 00:59:41 »
Não há nenhuma evidência científica de que a homeopatia funcione além do efeito placebo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2006, 22:18:55 »
Não há nenhuma evidência científica de que a homeopatia funcione além do efeito placebo.

A homeopatia funciona sim...para ajudar a manter um bom padrão de vida para alguns charlatões...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2006, 22:33:47 »
A homeopatia funciona sim...para ajudar a manter um bom padrão de vida para alguns charlatões...
:o

:yahoo:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2006, 00:23:22 »
Stefano, ouvi dizer que os médicos não poderiam dizer que homeopatia não funciona, exceto pelo efeito placebo, pois o próprio conselho de medicina legalizou a prática no Brasil. Essa informação confere?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2006, 00:44:38 »
Stefano, ouvi dizer que os médicos não poderiam dizer que homeopatia não funciona, exceto pelo efeito placebo, pois o próprio conselho de medicina legalizou a prática no Brasil. Essa informação confere?
Não, não confere. O problema é que o CFM acabou legitimando o estelionato. Isso acaba invertendo o ônus da prova.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2006, 00:46:34 »
Não há movimentos entre os médicos que questionem essa atitude do CFM?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2006, 00:48:51 »
Não há movimentos entre os médicos que questionem essa atitude do CFM?
Quase nada. A inclusão da homeopatia aconteceu na surdina para não dar tempo de se organizar nada contra e a grande maioria dos médicos não está nem um pouco preocupada com o que acontece fora do seu trabalho.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2006, 01:01:27 »
Triste isso... seria uma forma de preservar a idoneidade da classe.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2006, 01:46:02 »
Isso me idigna!

[]'s

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2006, 15:03:50 »
Eu acredito que se você tomar um copo com agua, acreditando que isso vai te curar isso te cura.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2006, 15:27:50 »
'Se cura' eu não sei, mas se sentirá melhor.

[]'s

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2006, 17:41:31 »
Eu acredito que se você tomar um copo com agua, acreditando que isso vai te curar isso te cura.

O problema é o preço da água.

Tomar um copinho de água mineral geladinha que custa R$0,50 faz muito bem a saúde.

Mas um vidrinho com 3 ml de água destilada a R$20,00 é um pouco caro caro não acha?
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2006, 20:14:28 »

Depende da doença.

Nunca vi pessoas que estavam com AIDS serem curadas por tomarem remédios acreditando que isso iria acontecer.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2006, 20:28:16 »
Acreditar não torna isso verdade.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Maio de 2006, 19:44:50 »
  Certa vez ví no Fantástico o teste que James Randi fez com a homeopátia.Concluíram que a água tem o mesmo efeito.Alguém mais víu ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 11 de Maio de 2006, 03:59:12 »
Olha, eu passei uns bons 20 anos so me tratando com homeopatia. Se eu puder compartilhar...

Quando eu era pequena eu vivia com otite/amidalite e tomei homeopatia e melhorei. Ano passado descobri que essas inflamacoes muito bebe tem e elas somem com o tempo.

Com 16/7 anos voltei no homeopata pra me queixar de erupcoes na pele, que davam na parte de dentro das pernas. Ele disse que era furunculose, e eu tentei todo tipo de remedio. Ele me ligou na maquininha de alergia e disse que era alergia, e me mandou parar de comer trocentas coisas. Depois, disse que era pra eu ir no terapeuta/escrever porque podia ser um mecanismo de rejeicao da minha feminilidade visto que eu tinha problemas de relacionamento com meu pai. Ai ele cismou que talvez nao fosse o meu pai, fosse a pilula que eu tomava pra regular a testosterona la, disse pra parar.
Foi o diabo.
pouco antes, eu estava levando em paralelo um tratamento pra rinite alergica, que nao funcionou em absoluto. ai ele veio com essa conversa de psico-somatico e regulagem de hormonio e cha de ervas anticoncepcional, e eu achei tudo muito ineficaz e ridiculo e chutometro, e fui embora. Demorou, mas enfim.

No mes seguinte, em 2003, fui aa dermatologista e vim a descobrir que a tal "furunculose' na verdade eh um troco chamado "hidrodenite". Parece que eh uma inflamacao nas glandulas de suor, que sao diferentes das do resto do corpo. Inflama a glandula, a resistencia local baixa, as bacterias chegam e fazem as colonias delas na pele da pessoa. Muita gente tem surtos de hidradenite e (acho que) 2% da populacao tem cronica. Ou seja, alem de o meu homeopata ignorar uma parcela significativa dos casos, tem uma coisa a mais: furunculo eh redondinho, e a erupcao da hidrodenite eh assimetrica. A FORMA eh diferente.
Acabou que a dermatologista me deu aquele antibiotico Azi pra tomar 3 vezes, e agora sumiu. Ano passado, pos "tratamento alopatico", eu so tive 3.

OU SEJA: FUNCIONA O CARALHO.

A unica coisa que eu lembro que eu tive e que depois que tomei as bolinhas passou, foi um olho de peixe aos 11 anos. Olho de peixe some espontaneamente?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 11 de Maio de 2006, 10:08:22 »
Some........ eu ja tive dois que sumiram sozinhos......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Maio de 2006, 16:29:58 »
Eu também acredito que funciona,  porque eu tinha gastrite e as crises simplismente passaram quando eu tomei chá de orégano. É claro que eu acreditei que aquilo ia me curar! Então a fé é que cura não o remédio. Isso explica por que os santos de certas religiões podem "curar"

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #19 Online: 18 de Maio de 2006, 17:11:24 »
Eu também acredito que funciona, porque eu tinha gastrite e as crises simplismente passaram quando eu tomei chá de orégano. É claro que eu acreditei que aquilo ia me curar! Então a fé é que cura não o remédio. Isso explica por que os santos de certas religiões podem "curar"
Fez endoscopia ?

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2006, 23:28:37 »
Eu também acredito que funciona,  porque eu tinha gastrite e as crises simplismente passaram quando eu tomei chá de orégano. É claro que eu acreditei que aquilo ia me curar! Então a fé é que cura não o remédio. Isso explica por que os santos de certas religiões podem "curar"

:roll:

Esta tudo explicado. Eh culpa do 'oregano".
« Última modificação: 18 de Maio de 2006, 23:32:23 por Rizk »

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #21 Online: 19 de Maio de 2006, 13:23:08 »
Minha gastrite só melhorou quando eu tomei um monte de antibióticos pra matar a Helicobacter Pylori, mudei minha alimentação e passei a me alimentar de manhã, coisa que não fazia.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Maio de 2006, 16:41:48 »
Curou porque eu acreditei ser curada.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #23 Online: 20 de Maio de 2006, 18:31:58 »
Se uma pessoa comprovadamente com câncer acreditar que será curada, isto basta para que ela fique boa?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Maio de 2006, 18:36:35 »
Ou, talvez, nem era gastrite.
Há sintomas que se assemelham muito, mas não passam de um mal estar passageiro.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!