Mas aí não diz que o plutônio não pode ser usado como combustível, pelo contrário, ele fala que o plutônio é separado e reciclado como combustível nuclear.
Mas e quanto a " but the 1 percent that remains is pure (bomb-grade) plutonium."?
Esse artigo está meio confuso... um pouco antes ele diz:
"When the uranium fuel of a nuclear power plant is "spent," what's left is a mixture of radioactive substances, of which 1 percent is plutonium"
E mais tarde diz isso que coloquei antes.... daí, tenho duas interpretações... uma é, do urânio derivam substâncias, sendo 1% plutônio, e desse plutônio, novamente 1% aparententemente é adequado apenas para bombas, ou foi isso que me sugeriu o texto...
outra interpretação é que ele fala o tempo todo de apenas 1% de plutônio, que, poderia tanto ser usado para bombas quanto como combustível... e os 99% de outras coisas são só lixo, mas não plutônio....
Ou seja... acho que ou ele separa dois tipos de plutônio, ou não... se não há dois tipos de plutônio, minha pergunta inicial não faz sentido... ele é usado como combustível, não ocorrendo isso sempre apenas talvez por ser pouco viável reciclar todo o lixo nuclerar para reaproveitar apenas 1% dele...