Autor Tópico: Carta de Ahmadinejad à Bush  (Lida 433 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Carta de Ahmadinejad à Bush
« Online: 11 de Maio de 2006, 12:03:09 »
EUA desprezam carta enviada pelo presidente do Irã

Os Estados Unidos não responderão à carta enviada ontem pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao líder americano George W. Bush, anunciou a Casa Branca nesta terça-feira.

Na carta --rejeitada pelos EUA por "não resolver a preocupação internacional sobre a segurança", gerada pelas atividades nucleares do Irã-- Ahmadinejad faz duras críticas aos EUA e diz que a democracia nos moldes ocidentais "falhou".

No entanto, o documento --escrito em farsi e traduzido para o inglês-- não se refere diretamente à controversa questão do programa nuclear iraniano.

A carta foi a primeira comunicação direta entre um líder iraniano e um presidente americano desde 1979. Na época, os dois países cortaram relações diplomáticas depois que extremistas iranianos invadiram a Embaixada americana, mantendo reféns no local por mais de um ano.

Autoridades dos EUA afirmam que a intenção da carta foi prejudicar as conversas entre representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China a respeito das ambições nucleares iranianas.

O líder do Irã questiona por que "avanços científicos no Oriente Médio" são interpretados como "ameaças" para o regime sionista.

Israel

Ahmadinejad --que já afirmou que Israel deveria ser "varrido do mapa"-- também levanta questões como o Holocausto e a base da criação de Israel e diz que o "regime" instituído pelos Estados Unidos está em "desacordo" com os valores cristãos.

"Se admitirmos que este evento [o Holocausto] de fato aconteceu (...) Isso justifica o estabelecimento do Estado de Israel no Oriente Médio, ou o apoio a tal Estado?".

"Um regime foi estabelecido [em Israel] e ele não respeita crianças, destrói casas com seus ocupantes e seu interior, anuncia e planeja assassinatos de palestinos, além de manter milhares de palestinos em prisões", diz a carta.

11 de Setembro

O líder do Irã qualifica os atentados de 11 de Setembro como um "incidente horrível" que matou pessoas inocentes, o que é "deplorável".

No entanto, em seguida, questiona: "Por que vários aspectos dos ataques foram mantidos em segredo? Por que não nos dizem quem deixou de cumprir sua responsabilidade? E por que aqueles que são responsáveis não são identificados e julgados?".

Ahmadinejad também fala sobre a Guerra no Iraque. "É claro que Saddam Hussein é um ditador assassino", escreve. "Mas a guerra não foi feita para derrubá-lo, mas para encontrar e destruir as armas de destruição de massa", afirmou.

"Eu lembro que por muito anos (...) Saddam foi apoiado pelos EUA na guerra contra o Irã."

Religião

O presidente iraniano faz ainda um "convite" a Bush para que ele passe a governar os Estados Unidos de acordo com os valores cristãos. Citando passagens do Alcorão, Ahmadinejad defende o retorno de um governo de base religiosa.

"Por que você não aceita esse convite?" questiona ele a Bush. "Ou seja, o retorno genuíno dos ensinamentos dos profetas, do monoteísmo e da justiça, para preservar a dignidade humana e a obediência aos profetas?".

"O liberalismo e a democracia nos moldes ocidentais não conseguiram concretizar os ideais da humanidade", afirmou. "Hoje, estes são conceitos falidos"

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u95771.shtml

--------------------

A íntegra da carta:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u95785.shtml
« Última modificação: 11 de Maio de 2006, 12:05:02 por Unknown »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Carta de Ahmadinejad à Bush
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2006, 16:51:30 »
Citar
"Se admitirmos que este evento [o Holocausto] de fato aconteceu (...) Isso justifica o estabelecimento do Estado de Israel no Oriente Médio, ou o apoio a tal Estado?"
um presidente deveria conhecer a história de seus vizinhos antes de sair falando infâmias. tomar o holocausto como causa única da criação de israel é erro típico de estudante de segundo grau.

Citar
"O liberalismo e a democracia nos moldes ocidentais não conseguiram concretizar os ideais da humanidade", afirmou. "Hoje, estes são conceitos falidos"
sou obrigado a concordar com ele. os direitos fundamentais são mais respeitados no irã do que no ocidente...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!