Mensagem postada na lista de discussão da STR e reproduzida com autorização
Um pouco de história(Edemilson Lima)
http://br.groups.yahoo.com/group/strbrasil/message/29755Estava estudando um pouco de história na Wikipedia, sobre as divindades hindús, chinesas, persas, etc e encontrei algumas coisas interessantes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vishnu"Na mitologia hindú, Vishnu (da raiz sânscrita vishva = tudo), juntamente com Shiva e Brahma formam a Trimurti, a trindade divina hindú."
Esse conceito de trindade é bem antigo...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Krishna"Conta a tradição védica que Kamsa, temendo que Vishnu nascesse em qualquer uma das famílias do reino, mandou matar todos os meninos com até dois anos de idade, a fim de evitar o cumprimento da profecia."
Muito parecida com uma passagem biblica que eu conheço... O mais interessante é que essas histórias tem 5000 anos de idade... ou seja, 3000 anos a mais do que o Novo Testamento...
http://www.bahai.org.br/religiao/Krishna.htm"Aqueles que estão iludidos Me desprezam porque me apresento como um corpo humano, desconhecendo Minha natureza divina como o Senhor de toda a existência." (Gita IX,11)
"Entrega em pensamento todas as tuas ações para Mim, considerando-Me como o Supremo e, buscando firmeza em tua compreensão, fixa teu pensamento constantemente em Mim." (Gita, XVIII, 57)
"Abandona todos os teus deveres, busca-Me para teu abrigo, não te preocupes, pois Eu te livrarei de todos os males." (Gita, XVIII, 66)
Qualquer coincidência com Cristo é mera semelhança...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buddha"Dentre as religiões mundiais, a maioria das quais proclama a existência de um Deus criador, o Budismo é considerado incomum por ser uma religião não-teísta. Para o Buda, a chave para a libertação é a pureza mental e a compreensão correta, e por esse motivo ele rejeitou a noção de que conquista-se a salvação implorando para uma deidade distante."
Não-teísta ou ateísta é praticamente a mesma coisa. Eles não acreditam em um deus, embora acreditem em reencarnações de seus mestres. Há 376 milhões de budistas no mundo segundo a lista das maiores religiões do mundo que consta no site Adherents.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maitreya"Apontam-se também os contatos do budismo com o zoroastrismo no planalto iraniano; esta última religião desenvolveu a ideia de um futuro salvador, denominado Saoshyant, que nascerá de uma virgem e dará início a uma renovação total do mundo."
Acho que já vi uma história semelhante em alguma passagem bíblica... Maitreya é segundo o budismo o nome da próxima reencarnação de Buda.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shiva"Shiva é um Deus ("Deva") hindu, o Destruidor (ou o Transformador), participante da Trimurti juntamente com Brahma, o Criador, e Vishnu, o Preservador. (...) Brahma é considerado pelos hindus a representação da força criadora ativa no universo. (...) A visão de universo pelos hindús e cíclica. Depois que um universo é destruído por Shiva, Vishnu se encontra dormindo e flutuando no oceano primordial. (...) Depois que Brahma cria o universo, ele permanece em existência por um dia de Brahma, que vem a ser aproximadamente 4.320.000.000 anos em termos de calendário hindú. Quando Brahma vai dormir, após o fim do dia, o mundo e tudo que nele existe é consumido pelo fogo, quando ele acorda de novo, ele recria toda a criação, e assim sucessivamente, até que se completem 100 anos de Brahma, quando esse dia chegar, Brahma vai deixar de existir, e todos os outros deuses e todo o universo vão ser dissolvidos de volta para seus elementos constituíntes."
Algumas teorias científicas também consideram que o universo seja cíclico, voltando de alguma maneira a se condensar em um ponto e expandindo novamente em um novo Big Bang. As últimas observações do fundo de radiação cósmica pelo satélite WMAP da Nasa demonstraram, no entanto, que o universo não irá se contrair, e sim, se expandir eternamente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zoroastrismo"Zaratustra viveu na Ásia Central, num território que compreendia o que é hoje a parte oriental do Irã e a região ocidental do Afeganistão (...) entre 1750 e 1000 a.C. De acordo com os Gathas, após a morte, cada alma é julgada na "Ponte de Cinvat". Os que seguem a Verdade chegam ao Paraíso; quem segue a Mentira, cai no Inferno."
O conceito de Céu e Inferno veio do povo Persa e é portanto anterior ao Novo Testamento.
"Os Amesha Spentas, inicialmente abstratos no pensamento de Zaratustra, foram personalizados e antigas divindades passaram a ser adoradas. Entre essas divindades (yazatas) estavam o Sol, a Lua, Tishtrya (deus da chuva), Vayu (o vento), Anahita (deusa das águas) e Mitra."
Mitra era a divindade mais adorada nos países do mediterrâneo há 2 mil anos atrás, especialmente entre os gregos e romanos.
"Durante este período foi também criado o calendário zoroastriano e desenvolveu-se o conceito do Saoshyant, segundo o qual um descendente de Zarastustra, nascido de uma virgem, viria para salvar o mundo."
"Durante o governo dos Selêucidas o zoroastrismo foi respeitado e geraram-se sincretismos entre este e a religião grega (por exemplo, ocorreu uma associação de Zeus a Ahura Mazda)."
Isso explica como uma divindade persa veio a ser adora por gregos e posteriormente por romanos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitra_%28divindade%29"Mitra pertence às mitologias persa , indiana e romana. Na Índia e Pérsia representava a luz (deusa solar). Reprensentava também o bem e a libertação da matéria. Chamavam-no de "Sol Vencedor". Entre os persas, Mitra aparece como filho de Ahura-Mazda, deus do bem, gerado em uma virgem, a deusa Anahira."
Acho que também já vi uma história semelhante em alguma passagem bíblica...
"O culto de Mitra chegou à Europa e se manteve até cerca do século 3. Em Roma, foi cultuado por alguns Imperadores. Foi denominado Protetor do Império. Há algumas peculiaridades do mitraísmo que foram agregadas a outras religiões, como o cristianismo. Celebrava-se, desde a Antigüidade, o nascimento de Mitra em 25 de Dezembro. O mitraísmo entrou em decadência a partir da formação da Igreja Católica como instituição, durante o império de Constantino."
No fundo todos adoramos ao grande deus Sol...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yahweh"Existe quem defenda, e com base em documentos anteriores aos hebreus, que Yahweh era o nome utilizado pelos antigos sumérios para designar o deus do vulcão do monte Horeb na península de Sinai, EAWEH ou o poder de Ea, um dos deuses principais do panteão sumério/Acádio. EA mais tarde começou a ser pronunciado como Yah (Jah), sendo ainda referido em alguns versos do livro de Salmos 68:4. Yah foi uma evolução de EA, que por sua vez foi uma evolução de Enki. Para os Sumérios EA foi o deus que informou Ziusudra da ocorrência de um dilúvio"
O evento do dilúvio também é descrito em fontes Sumérias, Assírias, Armênias e Egípcias, Persas, entre outras, de forma basicamente semelhante ao episódio bíblico, porém mais antigas que a bíblia. Arqueólogos e geólogos, porém, não encontraram provas de que realmente tenha havido uma inundação, nem em âmbito global, nem em âmbito local, nas proporções descritas nas fontes. Alguns grupos que apóiam o criacionismo tomam o Dilúvio bíblico como justificativa para a extinção de espécies, como os dinossauros (que teriam ficado de fora da arca), usando-o como argumento contra a Teoria da Evolução e desprezando o tempo geológico em que seus fósseis são encontrados. Não existe nada na Bíblia que justifique essa afirmação, pois não há nenhum relato que indique que homens viveram na mesma época que dinossauros, o que está de acordo com os achados geológicos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A9ria"Segundo a tradição suméria, os deuses criaram o ser humano a partir do barro com o propósito de serem servidos por suas novas criaturas. Quando estavam zangados ou frustrados, os deuses expressavam seus sentimentos através de terremotos ou catástrofes naturais: a essência primordial da religião suméria baseava-se, portanto, na crença de que toda a humanidade estava à mercê dos deuses."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_Sum%C3%A9ria"Muitas estórias na religião suméria aparecem homólogas a estórias em outras religiões do Oriente Médio. Por exemplo, a idéia bíblica da criação do homem, bem como o dilúvio de Noé, estão intimamente ligados aos contos
sumérios"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ishtar"Ishtar é a deusa dos acádios, herança dos seus antecessores sumérios, cognata da deusa Asterote dos filisteus, de Isis dos egipcios, Inanna dos sumérios e da Astarte dos Gregos. Mais tarde esta deusa foi assumida também na mitologia Nórdica como Easter - a deusa da fertilidade e da primavera. (...) Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (simbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milénio depois de cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de pascoa mantem-se um pouco por todo o mundo nesta festa, na altura do equinócio da primavera."