não estou dizendo que é um oba-oba total... o Hsette aparentemente teve a impressão de que eu havia entendido que na teoria de cordas você simplesmente diz que tem um número variável de dimensões a gosto.... não, entendi que são 10-11 em uma delas, ou em algumas, e 26 em outra ou outras, mas com números fixos em cada uma delas...
Ou seja, não estou dizendo que elas permitem livremente um oba-oba dimensional para elas mesmas, mas que a "filosofia" que permite as dimensões extras sempre que requeridas matematicamente, permitiria que especulativamente houvessem quantas dimensões se inventasse, ainda que se carecessem de uma justificativa matemática. Mas da mesma forma, se as 26 dimensões existem no mundo real, e existiam antes de terem sido "descobertas" matematicamente, como assegurar que não há 673, ou um outro número qualquer dimensões, apenas não tendo sido descobertas?
Mas não que isso fosse necessariamente ser consistente com alguma dessas mesmas teorias... porque justamente o que delimita que não há esse oba-oba dimensional é são os próprios modelos matemáticos, que só funcionam, cada um deles, com seu respectivo número de dimensões.
Se a desculpa não-matemática para haverem tantas outras dimensões é apenas que não se pode vê-las, e aquela analogia dos "seres bidimensionais" para os quais um "mundo tridimensional" seria inimaginavel, ou que o nosso mundo 3d é uma sombra do 4d, tal como um objeto 3d projeta uma sombra 2d em uma superfície plana, então igualmente se poderia dizer que seres 26-dimensionais não entenderiam de forma alguma a realidade 257,8-dimensional do universo, que depois de cadeias e cadeias de "sombras" a acaba projetando essa nossa sombra aparentemente 3d, 4d, 10d, ou seja lá quantas forem, dependendo da teoria mais "nossa" que se aceite.
Ou ao menos é isso que me parece... ou há explicações melhores para o que seriam essas outras dimensões além da quarta, além de necessidade matemática para essas teorias de cordas? (e dessa outra)