Autor Tópico: Lula reduziu gastos com segurança pública  (Lida 2915 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Lula reduziu gastos com segurança pública
« Online: 15 de Maio de 2006, 19:46:23 »
O governo federal reduziu drasticamente os valores gastos em segurança pública no ano passado, segundo dados oficiais da execução do Orçamento da União. No que diz respeito aos repasses aos Estados, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, a queda foi de 28% na comparação entre os números de 2005 e os de 2004.
Esse fundo foi criado por lei em fevereiro de 2001 com o objetivo de "apoiar projetos de responsabilidade dos governos dos Estados e do Distrito Federal". Em 2003, a razão principal do fundo foi alterada por meio de outra lei apoiada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O novo objetivo ficou assim descrito: "apoiar projetos na área de segurança pública e de prevenção à violência, enquadrados nas diretrizes do plano de segurança pública do governo federal".
Ou seja, os Estados e o Distrito Federal deixaram de ser mencionados diretamente. Como conseqüência da exigência explícita do enquadramento ao modo de operar da administração federal, menos convênios foram firmados.
Em 2004, o governo federal desembolsou R$ 380,8 milhões para o Fundo Nacional de Segurança Pública. Em 2005, a cifra caiu para R$ 275,8 milhões -a já mencionada redução de 28%.
Quando se observam apenas os valores específicos para investimentos nos Estados (excluindo, entre outros, os gastos com o custeio do fundo), o valor fica bem menor: apenas R$ 124,9 milhões em 2005.
Desses R$ 124,9 milhões o Estado de São Paulo, vitimado desde sexta pelos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital), ficou sozinho com R$ 56,3 milhões, o equivalente a 45% do total.
Ainda quando se analisam os valores totais investidos no Fundo Nacional de Segurança Pública, o governo Lula fica atrás de seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso.
Em 2002, último ano de seu governo, Fernando Henrique desembolsou R$ 396 milhões para o fundo, em valores atualizados em março deste ano pela ONG Contas Abertas, especializada em monitorar gastos públicos a partir de dados oficiais do Siafi (Sistema Integrado de administração Financeira). O indexador usado foi o IGP-DI. O valor de Lula no ano passado, usando o mesmo IGP-DI, fica em R$ 283,4 milhões -ou seja, uma redução de pouco mais de 28%.

Valores globais
Os investimentos gerais em segurança pública feitos pelo governo federal também sofreram uma queda no ano passado, fruto da necessidade de o país fazer amplo superávit orçamentário (gastar menos do que arrecada) para sustentar o pagamento dos juros da dívida interna.
Em 2005, a administração Lula gastou um total de R$ 475 milhões na área de segurança. Em 2004, a cifra havia sido de R$ 533 milhões. A queda registrada foi, portanto, de 11%.
Segundo a ONG Contas Abertas, a Polícia Rodoviária Federal sofreu um corte de R$ 7,7 milhões em 2005 na comparação com 2004. O Fundo Penitenciário Nacional também teve redução de R$ 55,2 milhões nesse período. Só foram registrados aumentos de investimentos para Polícia Federal, justamente o organismo da área de segurança que mais vem apresentando resultados no período mais recente, com operações como a Sanguessuga, que prendeu quase 50 pessoas envolvidas em fraudes na compra de ambulâncias por prefeituras.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1505200617.htm

Olha o resultado disso em SP!

ukrainian

• Visitante
Re: Lula reduziu gastos com segurança pública
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2006, 19:58:18 »
Ahhhhhh sim... agora que começam a onda de atentados, logo após Alckmin & Serra abandonarem São Paulo deixando a segurança pública completamente caótica e sucateada, a culpa é de quem? Claro, do governo federal!  :crazy:

Brilhante o raciocínio seletivo da burguesia brasileira...
« Última modificação: 15 de Maio de 2006, 20:05:58 por Ukrainian »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2006, 20:03:50 »
Ahhhhhh sim... agora que começam a onda de atentados, logo após Alckmin abandonar São Paulo com a segurança pública completamente sucateada, a culpa é de quem? Claro, do governo federal!  :crazy:

a culpa tem q ser de alguem né!

E nessa caso vamos jogar pro fado mais frac... digo, mais burro! :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2006, 20:18:17 »
Ahhhhhh sim... agora que começam a onda de atentados, logo após Alckmin & Serra abandonarem São Paulo deixando a segurança pública completamente caótica e sucateada, a culpa é de quem? Claro, do governo federal! :crazy:

Vai cair na ladainha do lula de que a culpa é do governo? Eles têm culpa sim, assim como o lula também tem. Segurança pública não pode ser exclusividade do governo estadual.

Aí vêm dizer que é preciso investir em empregos...

Claro... O traficante vai dizer "Oh... consegui um emprego pra ganhar salário mínimo! Vou largar o tráfico!!!

ukrainian

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2006, 20:21:12 »
Ahhhhhh sim... agora que começam a onda de atentados, logo após Alckmin & Serra abandonarem São Paulo deixando a segurança pública completamente caótica e sucateada, a culpa é de quem? Claro, do governo federal! :crazy:

Vai cair na ladainha do lula de que a culpa é do governo? Eles têm culpa sim, assim como o lula também tem. Segurança pública não pode ser exclusividade do governo estadual.

Claro... O traficante vai dizer "Oh... consegui um emprego pra ganhar salário mínimo! Vou largar o tráfico!!!

Segurança pública É de responsabilidade exclusiva dos governos estaduais. A polícia militar é Estadual, a polícia civil é Estadual, o sistema penitenciário é Estadual, a judiciário penal é Estadual... Não há discussão, se há alguma culpa, esta é dos tucanos e pefelistas.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2006, 20:46:44 »
Mas não se preocupem, o governador pefelista Lembo já avisou: "Está tudo sob perfeito controle".

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2006, 22:18:19 »
Tava demorando... tava demorando...  :wink:

O picole de chuchu disse que isso é consequencia das transferências de presos, que causou descontentamento para os líderes dessas organizações criminosas.

Voces estão querendo mudar até a opinião do chuchu?

Abaixo uma reportagem que diz que o Governo de SP nega ajuda do Governo Federal. Leiam...

http://oglobo.globo.com/online/sp/plantao/2006/05/15/247185252.asp
« Última modificação: 15 de Maio de 2006, 22:22:22 por Hugo »
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2006, 00:23:58 »
E pelo visto o Claudio Lembo é besta do apocalipse.

Cada múmia que aparece....
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
Grande de um FDP
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2006, 00:25:05 »
O idiota não quer ajuda do governo federal, porque é do PFL.

Isso é notório e a população é que se fode.
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2006, 00:26:53 »
Athesit e demais colegas,

Vocês vão usar esse triste episódio para fazer propaganda eleitoral????????????
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2006, 00:31:37 »
Tava demorando... tava demorando...  :wink:

O picole de chuchu disse que isso é consequencia das transferências de presos, que causou descontentamento para os líderes dessas organizações criminosas.

Voces estão querendo mudar até a opinião do chuchu?

Abaixo uma reportagem que diz que o Governo de SP nega ajuda do Governo Federal. Leiam...

http://oglobo.globo.com/online/sp/plantao/2006/05/15/247185252.asp

Tem mais, o governo sabia da possibilidade desse acontecimento há muito tempo e mesmo assim permitiu tudo. Sim, o governo estadual tem culpa, mas não está sozinho.

Sobre aceitar a ajuda federal, é uma questão bem simples. Se aceitar, resolve o problema e Lula tem um trunfo na mão na campanha dizendo que o governo de São Paulo levou a segurança ao caos e só resolveu porque o governo interferiu. Se não aceitar, irá resolver de qualquer forma (a polícia de São Paulo é a melhor preparada do país), embora possa levar um tempo um pouco maior. Pelo menos não terá que ouvir na campanha que a questão só se resolveu (mesmo que não vá ser inteiramente verdade) por intervenção federal.

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2006, 11:30:08 »
Enquanto isso, neguinho toma bala por todos os lados e o patrimônio público é depradado.

Decisão sensata...
Ubi dubium, ibi libertas.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2006, 13:10:32 »
O problema é o crime organizado, maior responsável contra ele deveria ser a Polícia Federal.

Não acho que que o governo atual tenha tanta culpa assim. O problema é a mentalidade esquerdista de ver o bandido como um coitadinho. Bandido tem muita vantagem no nosso país. Por isso o crime se organiza facilmente.

[]'s

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2006, 13:24:21 »

Segurança pública É de responsabilidade exclusiva dos governos estaduais. A polícia militar é Estadual, a polícia civil é Estadual, o sistema penitenciário é Estadual, a judiciário penal é Estadual... Não há discussão, se há alguma culpa, esta é dos tucanos e pefelistas.

Pois é, estas obrigações todas que você citou são Estaduais mesmo. Agora me responda, quem é que arrecada? quem quem??? o governo federal que centraliza quase toda a arrecadação para sí. Nosso sistema federativoé muito "justo", o governo federal fica imbuído de arrecadar e os Estados com as obrigações de fazer. Daí depois a culpa é do Estado que não investe. Investir com que?? Os Estados sempre são dependentes do governo federal, e tem sempre de passar o canequinho implorando por uma verbinha... para construi um presídio, por exemplo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2006, 14:04:10 »
Bom do governo Lula nem precisa falar muito...

Mas o PCC nasceu, cresceu e ficou adulto dentro do governo do PSDB não dá para esconder isto. Por mais erros do governo federal como a diminuição de verbas para a segurança os responsaveis diretos pelo caos de ontem é sim o governo do PSDB. O mesmo que disse aos quatro cantos que tinha desmantelado o PCC a não muito tempo.
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 16 de Maio de 2006, 17:01:15 »
Sobre a intervenção do governo federal, ouvi hoje algo que me pareceu interessante e correto. Não haveria tempo hábil para que o governo federal disponibilizasse a tal "força" até aqui. Ontem não houve muitos ataques e hoje está tudo praticamente normal. Já quanto ao exército, será que jovens de 18-19 anos estariam preparados psicologicamente para fazer algo?

Infelizmente para os petistas, a polícia deu conta do recado, com acordo ou não. Se não fossem os boatos espalhados ontem, a situação não teria sido tão caótica no fim do dia.

O PCC pode muito bem ter sido desmantelado e agora estar reestruturado, principalmente com a facilidade das comunicações da cadeia. Este sim, um grave erro da gestão de segurança do Estado (que não é exclusivo de SP). Outro grave erro foi transferir os presos sabendo o que iria acontecer. O depoimento poderia muito bem ter sido colhido por meio de video conferência direto da cadeia.

Por isso cada um tem sua parcela de culpa. Vivemos em uma república federativa, não em "estados unidos". Quais as ações da PF contra o crime organizado no Brasil?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 16 de Maio de 2006, 17:22:54 »
Exército: moleques de 18 a 21 anos, tratados como como cães,  ganhando salário de fome + fuzis e granadas + tanques = ??

:lol:

Semana que vem comaçaremos a ver os esquadrões da morte, organizados pelos políciais que estão muito putos...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Maio de 2006, 17:28:22 »

Semana que vem comaçaremos a ver os esquadrões da morte, organizados pelos políciais que estão muito putos...:?

Eu apoio...

E acho q a PM devia chegar mandando bala nos presos rebelados.
Acabava com a superlotação...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Maio de 2006, 17:32:25 »
Acho* que eu vi na tv que mataram a mãe e a irmã de um dos caras fodões do PCC.

*Sim, eu acho. Eu estava quase dormindo quando eu vi.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2006, 17:47:14 »
Acho* que eu vi na tv que mataram a mãe e a irmã de um dos caras fodões do PCC.

*Sim, eu acho. Eu estava quase dormindo quando eu vi.

Você viu isso...

Guerra Urbana

Terça, 16 de maio de 2006, 08h29  Atualizada às 11h09
SP: executados irmão e mãe de líder do PCC

A mãe e o irmão de Marcelo Vieira, o Capetinha, um dos líderes do PCC, foram mortos a tiros na zona norte de São Paulo por homens identificados como policiais. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, não há pistas sobre os autores dos tiros contra Maria Aparecida da Silva, 63 anos, e seu filho Eduardo da Silva, 23 anos.
Capetinha era o gerente do PCC para a zona norte e o chefe do tráfico em Parada de Taipas. Ele teria ordenado ataques contra bases da PM em janeiro.

Na madrugada de anteontem, criminosos bateram à porta de Maria Aparecida, obrigaram-na a ficar de joelhos e atiraram. Depois, mataram o rapaz.

www.terra.com.br
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Maio de 2006, 17:56:16 »
Tem que mandar é o capetinha para o inferno.
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2006, 10:30:53 »
Tem que mandar é o capetinha para o inferno.

Sorte dele que o inferno não existe...:lol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 24 de Maio de 2006, 07:30:17 »
Quem deveria cuidar do trafico de drogas e armas, segundo a constituição, é a policia federal.Nw me lembro em que parte e to com preguiça de procurar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 24 de Maio de 2006, 09:16:47 »
Quem deveria cuidar do trafico de drogas e armas, segundo a constituição, é a policia federal.Nw me lembro em que parte e to com preguiça de procurar.

Mas só até elas entrarem aqui... depois o problema é do Estado...
A polícia federal se preocupa com fronteiras, entrada internacional, alfandegas... eles ficam mais nas bordas... só vêem pra dentro quando vão pegar alguém que traz as coisas... vendedor interno é problema estadual... infelizmente...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 24 de Maio de 2006, 10:41:36 »
Ué......... mas se entrou é pq a PF nw esta fazendo o serviço direito, então é a primeira culpada pelo tráfico.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!