Uma coisa que me ocorreu na ocasião da notícia mas me esqueci de perguntar, sobre a aparente idade mais jovem do cromossomo X.
Os cientistas já consideram que esse cromossomo evolua, de modo geral, cerca de 25% mais lentamente que os autossomos, por existir numa quantidade 25% menor nas populações, já que todos homens, aproximadamente 50%, só podem ter um para possivelmente sofrerem mutações e transmití-las?
Tenho a impressão que apenas isso seria até mais que o suficiente para contabilizar por essa diferença de "idade", tornando o cenário complexo de hibridação com especiação desnecessário, ou no mínimo, poderia ter ocorrido um tanto mais cedo. Mas pode ser que tenham considerado isso, e ele seja mais novo além desses 25%, apenas não mencionaram nas notícias sobre o artigo.
Outra pergunta, ainda relacionada: em casos de hibridação observados mais diretamente, verifica-se comumente esse efeito de similaridade do cromossomo X (ou equivalente)? Porque intuitivamente me parece que, ainda que o X fosse o mais afetado, os outros todos ainda seriam em algum grau, retrocedendo aparentemente o tempo da separação de modo geral.