Autor Tópico: Defesa da laicidade na Turquia  (Lida 724 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.502
  • Sexo: Masculino
    • Lattes
Defesa da laicidade na Turquia
« Online: 21 de Maio de 2006, 01:09:36 »
Defesa da laicidade na Turquia
Dezenas de milhares de turcos compareceram ao funeral de Mustafa Yucel Ozbilgin, o juíz assassinado na quarta-feira for um fanático muçulmano no que foi considerado pelo presidente Ahmet Necdet Sezer, ele próprio um juíz, «um ataque à república laica».

Dezenas de milhares de turcos encheram as ruas de Ankara simultaneamente em homenagem ao juíz assassinado em nome de Deus e em defesa da constituição laica do país. As Forças Armadas, as guardiãs da laicidade na Turquia, compareceram em força ao funeral, precedido por uma marcha ao mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da Turquia moderna e do estado laico.

Os membros do Governo que compareceram ao funeral foram apupados e recebidos com cânticos de «assassinos fora» e exortações à sua resignação.

O ataque aos juízes da segunda câmara do Supremo Tribunal Administrativo está ligado à defesa intransigente da laicidade do estado por estes juízes, nomeadamente no que respeita à estrita independência da religião e do ensino e à proibição do lenço islâmico em Universidades e instituições públicas.

De facto, o uso do lenço islâmico tem sido transformado num símbolo do Islão radical, um braço de ferro entre aqueles que pretendem transformar a Turquia num estado islâmico e os que defendem a laicidade deste país. O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que conta no currículo uma estadia na prisão por ter declamado versos anti-laicidade, tem estado na frente dos que pretendem que a proibição do seu uso seja removida, medida que os fundamentalistas islâmicos consideram o primeiro passo para a restauração de um regime islâmico.

Sumru Cortoglu, o presidente do Conselho de Estado, que declarou Ozbilgin um mártir da laicidade, afirmou perante a imensa multidão que homenageou o juíz:

«A bala que foi disparada contra o seu cérebro foi disparada contra a República turca. Mas a vida de pessoas como ele ajudar-nos-ão a manter a República viva eternamente».

Ahmet Necdet Sezer, muito aplaudido no funeral, avisou que «ninguém será capaz de derrubar o regime laico».

Esperemos que de facto assim seja! A bem da paz e dos direitos humanos, palavras desconhecidas dos fundamentalistas de qualquer religião! Porque como tão bem disse o Carlos, a deriva fundamentalista que varre as religiões do livro, os ódios acumulados pelos dignitários eclesiásticos que vêem na secularização a perda de prestígio e influência, a falta de cultura e excesso de fanatismo que exalta os crentes, estão na origem de guerras cujo fim não se vislumbra. E de constantes atropelos dos direitos humanos, especialmente das mulheres, sub-humanos de terceira categoria para estas religiões.

http://www.ateismo.net/diario/

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Defesa da laicidade na Turquia
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2008, 20:31:17 »
O laicismo na Turquia tem dado muita discussão ultimamente.
Citar
Corte mantém proibição de véu na Turquia
 
A mais alta corte da Turquia bloqueou as tentativas do governo de permitir o uso do véu islâmico por estudantes de nível superior nesta quinta-feira.

A Corte Constitucional disse que a votação do Parlamento para relaxar a proibição do véu nos campi universitários viola os princípios seculares da Constituição turca.

O governo argumenta que a proibição ao véu impede que muitas jovens se eduquem, mas grande parte do movimento secular resiste às mudanças, vista como um passo adiante na tentativa de permitir que o islamismo seja mais proeminente na vida pública da Turquia.

A decisão, tomada por um painel de 11 juízes, traz pistas do que pode estar por vir em outro caso judicial, em que o partido governista AKP é acusado de atividades anti-seculares.

O partido poderá ser banido e 71 de seus integrantes, entre eles o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente, Abdullah Gul, poderão ser proibidos de pertencer a outro partido político por cinco anos.

Disputa de poder

A proibição ao véu é vista por alguns como um dos pilares do Estado secular – um símbolo da exclusão do Islã das atividades do Estado.

O establishment secular, que inclui o exército, cortes e universidades, se opõe a qualquer reforma contra a proibição.

O AKP, que no ano passado se reelegeu com uma convincente vitória obtendo 47% dos votos, afirma que é uma questão de liberdade pessoal e religiosa.

O partido usou sua forte presença no Parlamento para votar o fim da proibição em uma emenda constitucional, em Fevereiro passado.

A decisão da corte nesta quinta-feira é o último episódio em uma disputa de poder entre o establishment e o AKP, que tem suas raízes no islamismo.

As eleições do ano passado foram forçadas depois de um impasse constitucional sobre se Abdullah Gul poderia ser presidente.

O procurador geral da Turquia afirma que o AKP é “o foco das atividades anti-seculares” e quer que ele seja proibido.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080605_turquiaveu_ba.shtml

Além desse tópico há outros dois relacionados (../forum/topic=11060.0.html e ../forum/topic=11283.0.html), mas escolhi esse por ser o mais antigo (e genérico).

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Felius

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.746
  • Sexo: Masculino
Re: Defesa da laicidade na Turquia
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2008, 21:04:04 »
Me parece que tao sendo um tanto exagerados. Quanto ao veu, acho que depende inteiramente do modelo do veu. Aqueles menores que nao atrapalha ver quem vem e tal, nao acho que devam ser proibidos. Agora coisas tipo burka ai o assunto ja e outro. Mas pergunta, qual a justificativa deles? So por nao ser secular? Se for, e so extremismo da parte dos governantes.
"The patient refused an autopsy."

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Defesa da laicidade na Turquia
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2008, 21:36:35 »
Citar
Dezenas de milhares de turcos encheram as ruas de Ankara simultaneamente em homenagem ao juíz assassinado em nome de Deus e em defesa da constituição laica do país. As Forças Armadas, as guardiãs da laicidade na Turquia, compareceram em força ao funeral, precedido por uma marcha ao mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da Turquia moderna e do estado laico.

Sabe aquela estória que uma pessoa só não pode fazer a diferença, que a coisas dentro de uma sociedade que não conseguimos mudar, etc..? Bom, vejam o que fez o cara em negrito aí...  Trocou desde o alfabeto, costumes religiosos e civis, leis, educação, roupas da população, e implementou no exército a estrutura que defende a sociedade laica na turquia até hoje.  Se não fosse pouco, liderou diversas batalhas e foi herói de guerra.

Pouco lembrado, mudou um país. Claro, não era santo... mas mudou um país todo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Defesa da laicidade na Turquia
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2008, 20:17:14 »
Partido do premiê da Turquia tenta escapar de extinção
 
O partido governista turco Justiça e Desenvolvimento (AK) entregou à Corte Constitucional do país sua defesa contra as acusações de que esteja tomando medidas "contrárias ao secularismo", o que pode levar o tribunal a determinar seu fechamento.

No documento, apresentado na segunda-feira, o partido negou que suas atividades sejam uma ameaça à tradição laica da Turquia.

O AK disse que qualquer tentativa de extinguir a legenda será rejeitada pela Corte Européia de Direitos Humanos porque não há “razões justificáveis” para que isso aconteça.

Em março, o procurador-geral da Turquia, Abdurrahman Yalcinkaya, entrou com requerimento na Corte Constitucional para que julgasse seu pedido de extinção do AK.

Além de apontar violações do secularismo turco por parte do AK, Yalcinkaya pediu a cassação de direitos políticos de mais de 70 integrantes do AK, incluindo o presidente Abdullah Gul e o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

O correspondente da BBC em Istambul David O’Byrne afirma que parte do alto escalão do AK acredita que terá que formar um novo partido, menos de um ano após ter conquistado uma grande vitória nas urnas.

Estudantes

As acusações contra o partido começaram depois que a Corte Constitucional vetou a proposta do governo de permitir o uso do véu islâmico por estudantes nas universidades.

A decisão judicial, alvo de protestos em diversas cidades do país, foi considerada pela imprensa turca como a maior derrota do governo, reeleito em 2007.

O governo argumenta que a proibição ao véu impede que muitas jovens que são religiosas, e por isso usam o véu em público, busquem educação.

Mas grande parte do movimento secular turco considera as propostas do governo como mais um passo para que o Islamismo ganhe terreno na vida pública da Turquia.

Religiosidade

Para alguns, nos últimos anos tem ocorrido um claro aumento da influência do Islã na sociedade turca.

“Hoje vejo mais mulheres com véus do que quando cheguei”, diz a administradora de empresas brasileira Marcia Carolina, moradora de Istambul há cinco anos.

“Existe uma grande separação, uma tensão religiosa entre religiosos e não religiosos neste país.”

No entanto, o analista turco e professor da Universidade do Bósforo Kemal Kirisci afirma que este aumento da religiosidade não contraria a natureza secular do país.

“As pesquisas de opinião pública sugerem que a sociedade está confortável em ser conservadora e viver em um sistema político secular”, afirma Kirisci.

O analista afirma que “a Turquia tem uma longa tradição de estabelecer novos partidos no lugar daqueles que foram proibidos. Esta claro que isso é o que vai acontecer”.

"A questão é saber se Erdogan vai poder dirigir este novo partido direta ou indiretamente."

As cortes turcas já baniram mais de 20 partidos por causa de atividades supostamente islâmicas ou favoráveis ao separatismo curdo.

Assunto controverso

Para o analista, "a opinião pública sente que o premiê e o partido não honraram bem o mandato que receberam".

"A economia vai bem, mas em vez de continuar esse processo, eles investiram em assuntos que são controversos (como o véu)".

Na avaliação de Kemal Kirisci, há a sensação de que "o governo poderia ter lidado melhor com a situação, buscado consenso e não ter adotado uma postura de confronto".

Mesmo assim, diz ele, se ocorressem eleições hoje, é provável que um novo partido, surgido das cinzas do AK, vencesse.

"Sem dúvida que o AK perdeu apoio em relação a 2007, mas apesar disso e ainda mesmo se Erdogan for banido, os eleitores devem reelegê-lo para um novo governo", afirma.

Embora majoritariamente muçulmana, a República da Turquia foi fundada como um Estado secular em 1923.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080617_turquiaakp_rc_fp.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Defesa da laicidade na Turquia
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2008, 20:42:12 »
Me parece que tao sendo um tanto exagerados. Quanto ao veu, acho que depende inteiramente do modelo do veu. Aqueles menores que nao atrapalha ver quem vem e tal, nao acho que devam ser proibidos. Agora coisas tipo burka ai o assunto ja e outro. Mas pergunta, qual a justificativa deles? So por nao ser secular? Se for, e so extremismo da parte dos governantes.
Basicamente isso é visto como uma "propaganda silenciosa" do islamismo nesses espaços públicos (do governo), sendo que um espaço público deve estar livre de conotações religiosas.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Defesa da laicidade na Turquia
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2008, 08:41:27 »
Citar
Dezenas de milhares de turcos encheram as ruas de Ankara simultaneamente em homenagem ao juíz assassinado em nome de Deus e em defesa da constituição laica do país. As Forças Armadas, as guardiãs da laicidade na Turquia, compareceram em força ao funeral, precedido por uma marcha ao mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da Turquia moderna e do estado laico.

Sabe aquela estória que uma pessoa só não pode fazer a diferença, que a coisas dentro de uma sociedade que não conseguimos mudar, etc..? Bom, vejam o que fez o cara em negrito aí...  Trocou desde o alfabeto, costumes religiosos e civis, leis, educação, roupas da população, e implementou no exército a estrutura que defende a sociedade laica na turquia até hoje.  Se não fosse pouco, liderou diversas batalhas e foi herói de guerra.

Pouco lembrado, mudou um país. Claro, não era santo... mas mudou um país todo.


Realmente o cara foi fera, mas como comandante militar ele sempre foi acusado de desperdiçar vidas, nao dava a mínima para os soldados, venceu os ingleses em batalhas na 1º guerra, mas sempre com pesadas baixas


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!