Autor Tópico: Adoro ter operário de esquerda no poder.  (Lida 3108 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Online: 21 de Maio de 2006, 11:55:33 »
Aos saudosistas da "revolução militar" e do neo liberalismo decadente.

Degustem com parcimônia. 


----------------------------------------------------------------------


09/05/2006 - Adoro ter operário de esquerda no poder



Por Marilene Felinto 

 

(Artigo publicado na revista Caros Amigos de maio de 2006)

 

 

Adoro pelo simbólico que é, pela afronta que representou e representa, pelo que esfrega na cara da classe dominante, pelo desespero em que ela tem entrado diante da possibilidade de que o operário seja reeleito – desespero expresso de maneira reiterada, em letras de manchete, pela imprensa irresponsável, covarde e, ela sim, corrupta, mentirosa.

 

Adoro! Pelo simples fato de que a presença de um operário de esquerda no poder humilha as oligarquias e os oligopólios. Pela primeira vez, tudo o que é poder e prestígio – a presidência da República – escapou das mãos dos ricos da classe política dominante: a direita neoliberal e seu séqüito. Está nas mãos de um operário nascido nas brenhas de Caetés, distrito de Garanhuns, Pernambuco, que se bateu para os confins da metrópole de São Paulo ainda menino, na carroceria de um “pau-de-arara”. Está nas mãos de um trabalhador de nível médio, sem diploma universitário, e que teve seu primeiro registro assinalado na carteira de trabalho aos 14 anos de idade. E daí? E então? Isso não é importantíssimo?

 

A-do-ro. Porque não tem CPI, não tem manipulação de imprensa marrom nem tem ardil de bandoleiros da chamada “oposição” que consigam alterar esta realidade: um operário de esquerda no poder já é uma tremenda duma revolução num dos países de maior desigualdade social do mundo. Isso está acima de partidos, de personalidades políticas, de ideologias econômicas e políticas. Ainda que o operário não fosse reeleito, este momento de agora já seria de comemoração.

 

As CPIs são novelas de quinta categoria (que a maioria da população, felizmente, não acompanha), inverossímeis, cheias de personagens rasos e contraditórios, bandoleiros (os “oposicionistas”) travestidos de retidão ética e moral – quando todo mundo está cansado de saber que são eles os piores, os mais corruptos, os mais sacanas.

 

A maioria da população, felizmente, não acompanha as CPIs nem acredita na imprensa. O próprio Ibope, braço armado da Rede Globo para a pesquisa, divulgou recentemente pesquisa em que 58% dos brasileiros dizem não acreditar ou desconfiar da televisão e 56% dizem não acreditar ou desconfiar dos jornais impressos. Isso é uma maravilha! Só isso já é motivo de comemoração. Mas é evidente que a novela de quinta categoria continuará no ar por muito tempo ainda, tentando derrubar o presidente operário, exibida em horário nobre pelas redes de TV imorais e regurgitada no dia seguinte pelos jornalões reacionários e pelo lixo das revistonas semanais. A mídia, como diz um manifesto da Universidade Nômade, sabendo que seu candidato (leia-se, homem do PSDB) deve perder nas urnas (ao menos até hoje) a eleição para a presidência da República, quer voltar a ganhar do jeito de sempre: no conchavo das oligarquias.

 

“A mídia”, diz o manifesto, “pretendendo representar e sobretudo ser a ‘opinião’ pública, apenas defende seus próprios interesses, ou seja, os interesses do monopólio privado que ela representa. A mídia não é a opinião pública, mas o resultado das concessões da ditadura! Trata-se de uma operação reacionária e totalitária, que usa uma falsa identidade entre opinião pública e mídia. A mídia não foi eleita por ninguém, a não ser pelo dinheiro da publicidade que recebe por um discurso que agrada ao poder econômico. Ela já deixou, há muito tempo, de expressar a opinião pública, desde que as concessões públicas lhes foram entregues pelo Estado, em períodos históricos que estão longe de ser éticos e democráticos: a ditadura! A efetividade do poder da mídia (sua ‘audiência’ e suas tiragens) tem apenas bases totalitárias!”

 

Ademais, as CPIs não provaram nada de fato. Uma comentarista da Rádio Nederland, em texto divulgado pela Argenpress, agência de notícia da Argentina, no início de abril, explicava:

 

“Não existe nenhuma prova de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja envolvido no esquema de supostos subornos. A esta contundente conclusão chegou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso brasileiro depois de mais de dez meses de investigação.” O que há, continua a comentarista Nora Di Pacce, é perseguição da imprensa brasileira contra o atual governo, imprensa que, juntamente com a oposição, tenta impedir a reeleição de Lula. Di Pacce cita um dos jornalões diários de São Paulo como o carro-chefe da perseguição. Segundo ela, este jornal “começou a utilizar um título particularmente chamativo para as notícias obre o tema: ‘Cerco’. Nas notas, divulga-se todo tipo de denúncias contra o governo, sem importar se se referem a Lula ou a um empregado que trabalhe na casa de algum funcionário do governo. A idéia de um Lula ‘cercado’, ‘encurralado’, é a que mais se tenta destacar nos grandes meios de comunicação, em particular na imprensa escrita. Não é novidade a posição da imprensa com relação ao governo, nem sua clara preferência pelos candidatos e governos da direita neoliberal, representada pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), que governou o Brasil durante os períodos anteriores à chegada de Lula ao poder.”

 

Adoro operário de esquerda no poder porque é um raro momento para experimentar um alívio na opressão social antes exercida aqui pelo grupo do PSDB de Fernando Henrique Cardoso (o mesmo que quer voltar ao poder a qualquer custo), uma momentânea interrupção no abuso, na exploração e na injustiça sistemáticas que esse grupo político pratica contra as camadas pobres da população.

 

Adoro! Só para observar que quem acompanha CPI são exatamente os órfãos do PT, mergulhados num egocentrismo patético ou num ressentimento constrangedor. Tudo gente diplomada em universidade, tudo gente pretensiosa, que se acha o supra-sumo do saber – e que precisava passar um mês que fosse (muitos deles) nos bastidores de uma redação de jornal para descobrir com quantas linhas de mentira e manipulação se tenta construir um candidato favorável ao poder econômico e se quer destruir um presidente operário. Só para adquirir (muitos deles) um pouco da aprendizagem técnica para a decodificação de mensagens. Só para descobrir (muitos deles) a que grau a imprensa consegue manipulá-los e deformá-los, especialmente a eles, os diplomados.

 

Marilene Felinto é escritora e jornalista

 

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

ukrainian

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2006, 13:10:17 »
Ótimo texto... Eu não ia votar em Lula, mas a reação da burguesia, com suas tentativas de golpe e histeria generalizada, é estrondosa demais para não ser notada.

VOTO LULA EM 2006.

Offline MushiSan

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mushi-san.com
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2006, 16:14:54 »
Eu ainda acho que, para muitos - já que a classe média é mais superficial que intelectual, a birra com Lula é puramente estética :P

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2006, 16:30:23 »
A minha birra com o Lula é ue ele é uma pessoa ignorante, que não sabe nem escrever direito e foi eleito presidente, enquanto que para passar em concurso público para gari se precisa de 2º grau completo.

Essa de "tapa na cara da elite" é a coisa mais esdrúxula que eu já ouvi de um esquerdista.  Um presidente, mesmo que não tenha que governar o país sozinho, precisa ser uma pessoa com um mínimo de estudo. Ele está em um cargo de controle federal!

Eu estou me lixando se o presidente é esquerda, direita, liberal ou conservador, mas pra mim é importante que o país seja bem governado e que as necessidades básicas do país sejam atendidas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2006, 17:35:03 »
ele não tinha dito algo no sentido de que ler livro é pior que fazer esteira? (duplo exemplo ruim)

...e agora vem com essa de que a criminalidade é devida a falta de educação nas décadas passadas??? :hein:]

Será que se refere incluso ao mensalão e ele no pacote?

Nigh†mare

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2006, 17:47:06 »
Sem noção...

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2006, 18:00:28 »
aos que votarão no Lula:

acreditam que ele soubesse dos esquemas de corrupção? (acreditam que existem?)

Caso sim, votariam num presidente notoriamente corrupto ou conivente com a corrpupção, só porque é operário? Se acham que não, votariam num presitente tão tapado, que "não sabia de nada"?

Rhyan

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2006, 19:14:37 »
Depois de "neo" eu parei de ler...

Offline OldSkull

  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.504
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2006, 00:39:36 »
ele não tinha dito algo no sentido de que ler livro é pior que fazer esteira? (duplo exemplo ruim)

...e agora vem com essa de que a criminalidade é devida a falta de educação nas décadas passadas??? :hein:]

Será que se refere incluso ao mensalão e ele no pacote?

Se ele tava no meio ainda é capaz de ter sido sacaneado na partilha..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

rizk

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2006, 01:48:22 »
Adoro presidente operário. Prova que pobre nem sempre é limpinho.

Rhyan

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2006, 01:59:54 »
Argumentum Ad Lazarum

Eis a base esquerdinha...
:enjoo:

Engraçado, nada se fala de mensalão, de grana na cueca, de ligações com Farc, ligações com Fidel, grana para o vândalos da quadrilha MST, da incapacidade do Lulla de falar corretamente, etc...

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2006, 07:48:58 »
É essa esquerda que deve representar a sociedade que o Lula culpou pela violência em São Paulo. Segundo ele, nem o presidente, nem o governador, nem o prefeito são culpados pela onda de violência no Estado. Culpada é a sociedade!!!!

Claro, a gente paga pouco imposto.... 35 bi neste mês e sem direito à segurança.

Somos realmente culpados. Somos burros demais, pois damos dinheiro demais pra quem não faz nada de bom com ele.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Kao

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 208
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2006, 08:11:23 »
Eu peguei asco dessa tal de Marilene Felinto depois daquele artigo em que ela defendia o Champinha como vítima e escreveu um monte de asneiras sobre o ódio da elite, etc.  E o pior usou o fato de a vítima ser judia para destilar o seu antisemitismo.

Realmente o Brasil não tem jeito. Gente marilene felinto, chuai e Emir Sader serem considerados intelectuais é uma piada de mal-gosto.

E a idiota ainda vem falando em meoliberalismo. O Brasil nunca foi um país liberal.  Nunca.

Tem de ser muito imbecil para achar que um país com carga tributária de quase 40% do pib, com enorme quantidade de empresas estatais, com legislação trabalhista intervencionista, com uma enorme burocracia para abrir e fechar empresas, com uma das maiores tarifas alfandegárias do mundo, um dos países mais fechados ao comércio internacional é (neo)liberal.

Um país que até pouco tempo atrás tinha vários monopólios estatais e até reserva de mercado de informática.

E esse tipo de gente é considerada intelectual.

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2006, 08:59:10 »
É essa esquerda que deve representar a sociedade que o Lula culpou pela violência em São Paulo. Segundo ele, nem o presidente, nem o governador, nem o prefeito são culpados pela onda de violência no Estado. Culpada é a sociedade!!!!
Claro, a gente paga pouco imposto.... 35 bi neste mês e sem direito à segurança.

Somos realmente culpados. Somos burros demais, pois damos dinheiro demais pra quem não faz nada de bom com ele.

Oooppsss... sei que voce sabe ler, porém, sua interpretação de texto está deficiente.

Voce trocou "problema" por "culpa". Releia e veja.

-------------------------------------------------------------------------

21/05/2006 - 17h52
Lula elogia Lembo e diz que violência é problema da sociedade
Publicidade
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que a violência é um problema da sociedade brasileira e elogiou a atuação do governador de São Paulo, Cláudio Lembo, durante os ataques atribuídos ao PCC desde a sexta-feira (12) no Estado de São Paulo.

Lembo foi duramente criticado durante a administração da crise e por recusar ajuda do governo federal. O ex-governador Geraldo Alckmin chegou a dizer que, se fosse ele, teria aceitado os homens da guarda nacional.Agência Brasil
 
Lula encontra o governador de São Paulo Claudio Lembo no aeroporto


O presidente esteve em São Paulo pela manhã e disse que se encontrou com o governador no aeroporto, antes de participar da inauguração da nova sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (ligado à Força Sindical).

Para Lula, Lembo fez o que poderia ter sido feito durante a crise. "Nós estamos dispostos a ajudar com o quê a gente tiver para ajudar. Agora, quero dizer para vocês, não é um problema fácil", disse o presidente.

"O problema não é do governador, o problema não é do presidente ou do prefeito, o problema é da sociedade brasileira. Nós estamos colhendo o que foi plantado neste país e, se nós quisermos resolver isso, precisamos assumir a responsabilidade dos passos que nós vamos dar", disse.

Lembo disse em entrevista à Folha, na última quinta, que a violência era responsabilidade da "minoria branca" do Estado, a qual classificou de "cruel" e "perversa".

Para Lula, a crise de violência não é resultado da falta de policiais, mas da falta de investimento em educação.

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2006, 09:13:13 »
O problema nw é ter um operário no governo, mas ter o Lula.Se fosse um operário descente, sem problema nenhum , poderia ser gari, catador de latinha, vendedor de côco na praia....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rhyan

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #15 Online: 22 de Maio de 2006, 11:02:33 »
O Brasil é neoliberal sim, prova disso é a besta do Lembro que é do Partido da Frente Liberal dizer que a culpa é da elite branca!

Depois o Olavo que é louco...

No Brasil temos a esquerda da esquerda, o centro da esquerda, e a direita da esquerda, só.

Liberalismo? Melhor mudar de país...

Offline Carlos Capuchinho

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.119
  • Sexo: Masculino
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2006, 20:47:06 »
Claro, a gente paga pouco imposto.... 35 bi neste mês e sem direito à segurança.

Somos realmente culpados. Somos burros demais, pois damos dinheiro demais pra quem não faz nada de bom com ele.

../forum/topic=6288.new#new
 :chorao: :chorao:

“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2006, 00:41:32 »
É essa esquerda que deve representar a sociedade que o Lula culpou pela violência em São Paulo. Segundo ele, nem o presidente, nem o governador, nem o prefeito são culpados pela onda de violência no Estado. Culpada é a sociedade!!!!
Claro, a gente paga pouco imposto.... 35 bi neste mês e sem direito à segurança.

Somos realmente culpados. Somos burros demais, pois damos dinheiro demais pra quem não faz nada de bom com ele.

Oooppsss... sei que voce sabe ler, porém, sua interpretação de texto está deficiente.

Voce trocou "problema" por "culpa". Releia e veja.

-------------------------------------------------------------------------

21/05/2006 - 17h52
Lula elogia Lembo e diz que violência é problema da sociedade
Publicidade
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que a violência é um problema da sociedade brasileira e elogiou a atuação do governador de São Paulo, Cláudio Lembo, durante os ataques atribuídos ao PCC desde a sexta-feira (12) no Estado de São Paulo.

Lembo foi duramente criticado durante a administração da crise e por recusar ajuda do governo federal. O ex-governador Geraldo Alckmin chegou a dizer que, se fosse ele, teria aceitado os homens da guarda nacional.Agência Brasil
 
Lula encontra o governador de São Paulo Claudio Lembo no aeroporto


O presidente esteve em São Paulo pela manhã e disse que se encontrou com o governador no aeroporto, antes de participar da inauguração da nova sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (ligado à Força Sindical).

Para Lula, Lembo fez o que poderia ter sido feito durante a crise. "Nós estamos dispostos a ajudar com o quê a gente tiver para ajudar. Agora, quero dizer para vocês, não é um problema fácil", disse o presidente.

"O problema não é do governador, o problema não é do presidente ou do prefeito, o problema é da sociedade brasileira. Nós estamos colhendo o que foi plantado neste país e, se nós quisermos resolver isso, precisamos assumir a responsabilidade dos passos que nós vamos dar", disse.

Lembo disse em entrevista à Folha, na última quinta, que a violência era responsabilidade da "minoria branca" do Estado, a qual classificou de "cruel" e "perversa".

Para Lula, a crise de violência não é resultado da falta de policiais, mas da falta de investimento em educação.



Hugo, eu não tinha lido a notícia. Eu a ouvi na rádio bandnews, indo para a USP, uma manhã destas.

O Ricardo Boechah (sei lá como escreve isso) disse "culpa". Se a declaração do molusco não foi essa, aí foi um erro da reportagem da rádio.

;-)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2006, 00:53:50 »
ele não tinha dito algo no sentido de que ler livro é pior que fazer esteira? (duplo exemplo ruim)

...e agora vem com essa de que a criminalidade é devida a falta de educação nas décadas passadas??? :hein:]

Será que se refere incluso ao mensalão e ele no pacote?

Imagine só como estará a criminalidade nas próximas décadas, tendo em vista o grande investimento deste governo em educação... Como se bolsa escola resolvesse alguma coisa.

Atheist

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2006, 00:56:05 »
Citar
"O problema não é do governador, o problema não é do presidente ou do prefeito, o problema é da sociedade brasileira. Nós estamos colhendo o que foi plantado neste país e, se nós quisermos resolver isso, precisamos assumir a responsabilidade dos passos que nós vamos dar", disse.

Precisamos, quem???? Pelo contexto, ele quer dizer "a sociedade", logo, está colocando, sim,  a culpa na sociedade.

Atheist

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2006, 00:57:05 »
Bom, mas também... analisar o que o lula fala tentando utilizar a lógica do português correto é besteira...

Offline Eleitor de Mário Oliveira

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.502
  • Sexo: Masculino
    • Lattes
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2006, 01:09:42 »
(Artigo publicado na revista Caros Amigos de maio de 2006)

 

Não li mais nada depois desta parte.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2006, 13:16:01 »
É retrato do novo povo glorioso. Ignorante e corrupto (não estou generalizando mas quase)...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2006, 21:23:47 »
Citar
"O problema não é do governador, o problema não é do presidente ou do prefeito, o problema é da sociedade brasileira. Nós estamos colhendo o que foi plantado neste país e, se nós quisermos resolver isso, precisamos assumir a responsabilidade dos passos que nós vamos dar", disse.

Precisamos, quem???? Pelo contexto, ele quer dizer "a sociedade", logo, está colocando, sim, a culpa na sociedade.

Não Atheist. O Lula está dizendo que a RESPONSABILIDADE é da sociedade como um todo.

Agora, se quer MUDAR o sentido à todo custo... tudo bem... tudo bem...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Rhyan

  • Visitante
Re: Adoro ter operário de esquerda no poder.
« Resposta #24 Online: 24 de Maio de 2006, 00:33:27 »
O maior responsável é ele.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!