"O Código Da Vinci" arrecada US$ 224 mi em estréia mundial
21 May 2006 15:40
Por Dean Goodman
LOS ANGELES, 21 de maio (Reuters) - Todos os protestos e críticas negativas não conseguiram evitar que o "O Código Da Vinci" atingisse 224 milhões de dólares em sua estréia mundial, a segundo maior bilheteria de todos os tempos, disse sua distribuidora neste sábado.
A controversa adaptação do best-seller de Dan Brown, que narra a história de um encobrimento do Vaticano envolvendo Jesus Cristo e seu suposto filho, vendeu cerca de 77 milhões de dólares em ingressos nos cinemas nos Estados Unidos e Canadá durante os primeiros três dias de exibição, de acordo com a Columbia Pictures.
Observadores de bilheteria haviam estimado a abertura norte-americana entre 50 milhões e 80 milhões de dólares para o filme mais aguardado do ano. A maior estréia na América do Norte neste ano havia sido de 68 milhões de dólares para "A Era Do Gelo 2" há sete semanas. Mas os números de "O Código Da Vinci" ainda estão longe do recorde de 115 milhões de dólares atingido em 2002 pelo "Homem Aranha".
"O Código Da Vinci" arrecadou cerca de 147 milhões de dólares no exterior, a maior estréia internacional de todos os tempos. O recorde anterior havia sido de "Guerra nas Estrelas --Episódio III-- A Vingança dos Sith", no ano passado, com 145 milhões de dólares, informou a Columbia. O total arrecadado de 224 milhões coloca o filme da 2a posição, atrás dos 253 milhões de dólares atingidos pelo "Guerra nas Estrelas", disse o estúdio.
A Columbia Pictures, uma unidade da Sony Corp ., lançou o filme com orçamento de 125 milhões de dólares em 90 mercados estrangeiros, após a estréia no Festival de Cinema de Cannes na quinta-feira.