Autor Tópico: Vamos jogar xadrez?  (Lida 53885 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Vamos jogar xadrez?
« Resposta #625 Online: 01 de Outubro de 2011, 22:59:37 »
... e por quê leio isto às 23h de 01/10 ? :|
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #626 Online: 02 de Outubro de 2011, 07:15:41 »
... e por quê leio isto às 23h de 01/10 ? :|

:(
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #627 Online: 02 de Outubro de 2011, 09:17:59 »
Agora vejo quanto estou desatualizado sobre xadrez.....não conheço nenhum destes nomes....nem sabia quem era o atual campeão....!!!!! :susto:
Nem me reconheço!...houve época que sabia de todas as noticias e fatos sobre....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #628 Online: 02 de Outubro de 2011, 10:08:04 »
Tu tá ficando véio, Aronax !!!!  Deixe-me pegar meu xarope!!!  Servido ? :lol:
To raise your kids

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #629 Online: 02 de Outubro de 2011, 11:14:57 »
Tu tá ficando véio, Aronax !!!!  Deixe-me pegar meu xarope!!!  Servido ? :lol:
Não estou ficando...já sou!!!....o meu jogo aqui está tão velho que as torres estão em ruinas, e o rei usa bengala......
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #630 Online: 02 de Outubro de 2011, 11:32:54 »
Só para vocês se atualizarem, o Lasker não é mais campeão mundial. Perdeu o título para aquele menino, o Capablanca.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #631 Online: 02 de Outubro de 2011, 15:48:07 »
Só para vocês se atualizarem, o Lasker não é mais campeão mundial. Perdeu o título para aquele menino, o Capablanca.
Estas novas gerações estão ficando atrevidas....onde está o respeito?

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #632 Online: 12 de Outubro de 2011, 08:33:20 »
::) Realmente as gerações mais jovens não respeitam nada :

Depois da surpreendente e magnífica liderança de Ivanchuck no Brasil,  Carlsen fez uma virada espetacular  na Espanha. empatando o match. E no desempate, jogado em partidas relâmpago, o moleque saiu vencedor  ...  |(   :biglol:
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #633 Online: 12 de Outubro de 2011, 08:37:57 »

:lol: A cara de satisfação do Ivanchuck e o chapeuzinho boiola do Carlsen são impagáveis !!! :biglol:

Para quem gosta, fica o twitter do Magnus Carlsen, que é fã de tênis também!
« Última modificação: 12 de Outubro de 2011, 08:40:31 por HFC »
To raise your kids

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #634 Online: 12 de Outubro de 2011, 08:42:15 »
::) Realmente as gerações mais jovens não respeitam nada :

Depois da surpreendente e magnífica liderança de Ivanchuck no Brasil,  Carlsen fez uma virada espetacular  na Espanha. empatando o match. E no desempate, jogado em partidas relâmpago, o moleque saiu vencedor  ...  |(   :biglol:

Aliás, como uma prévia para a Copa do Mundo da conhecida hospitalidade dos brasileiros, o Ivanchuk foi assaltado quando deixava o hotel com a esposa para se dirigir ao aeroporto...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #635 Online: 25 de Maio de 2012, 10:44:36 »
Sempre atrasado, trago a notícia (atrasada) de que está sendo disputado a decisão do Mundial de Xadrez em Moscou (alguma surpresa ?) e que os contendores(pqp!!) são dois russos o indiano Viswanathan Anand e o "israelense" Boris Gelfand, nascido em Minsk, Bielo-Rússia (nossa adversária no futebol olímpico).

O confronto está quase terminando (eu disse que eu estava atrasado), faltam 2 rodadas do match, que está empatado em 5 a 5 (com  8 empates e uma vitória para cada lado). O detalhe  mais legal desse match, é que na 8 rodada aconteceu a  mais rápida das vitórias de todos os tempos em matchs pelo título mundial. Anand  ganhou em 17 lances depois de ter perdido a 7ª rodada.

<a href="http://www.youtube.com/v/LtsmHXJo1JQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/LtsmHXJo1JQ</a>

[P.I. on]Para desincentivar  os jogadores de xadrez, vou lembrar que existem Marias  Severinas no xadrez :

[P.I. off]
To raise your kids

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #636 Online: 25 de Maio de 2012, 15:35:38 »
Poxa, xadrez ... há quanto tempo... já fui bom nisso, mas faz tempo que não jogo, nem me lembro das aberturas, eu tinha um livro, "A arte no xadrez moderno" 

Pros solitários
http://www.sparkchess.com/
xadrez 3d

esse aqui é bom também
http://www.jogos10.com/jogos/xadrez-de-flash-iii_7156.php

quem gosta de resolver problemas
http://www.shredderchess.com/weekly-chess-problems.html
« Última modificação: 25 de Maio de 2012, 15:46:29 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #637 Online: 26 de Maio de 2012, 00:40:57 »
esse aqui é bom também
http://www.jogos10.com/jogos/xadrez-de-flash-iii_7156.php

Bati o maldito depois de 1 litro de Bhrama e um copo de  conhaque. Desaprovado!! :biglol: :lol: :biglol:

quem gosta de resolver problemas
http://www.shredderchess.com/weekly-chess-problems.html
Spoiler de levemente bêbado
http://imageshack.us/f/338/prob1.png/
http://imageshack.us/f/692/sol1ps.png/

1. Nb6 em 4 segundos ...
« Última modificação: 26 de Maio de 2012, 00:52:15 por HFC »
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #638 Online: 23 de Setembro de 2012, 19:47:28 »
Melhores do mundo no xadrez jogam em caixa de vidro em São Paulo

Uma caixa de vidro construída no parque Ibirapuera irá abrigar, a partir de segunda-feira, os melhores jogadores de xadrez do mundo.

Pela segunda vez, a final do Grand Slam de xadrez, um dos campeonatos mais importantes do esporte, será realizada em São Paulo --a primeira foi no ano passado.

O norueguês Magnus Carlsen, 21, líder do ranking da Fide (Federação Internacional de Xadrez), e o indiano Viswanathan Anand, 42, atual campeão mundial, voltarão a se enfrentar na cidade. Em 2011, o confronto terminou em um rápido empate.

Os outros participantes são o armênio Levon Aronian (vice-líder do ranking mundial), 29, o russo Sergei Karjakin (sétimo colocado), 22, o italiano Fabiano Caruana (oitavo), 20, e o espanhol Francisco Vallejo (51º), 30.

Neste domingo, às 11h, será realizado o sorteio para definir a ordem dos confrontos no Brasil. Serão cinco partidas, programadas para segunda, terça, quarta, sexta e sábado, às 15h.

A entrada é gratuita.

A caixa de vidro do Ibirapuera tem isolamento acústico. Enquanto acontecem os jogos, dois grandes mestres (a graduação máxima do xadrez) farão análises sobre as partidas para o público.

Os duelos também serão transmitidos ao vivo pela internet, no site www.grandslamdexadrez.com.br.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1157906-melhores-do-mundo-no-xadrez-jogam-em-caixa-de-vidro-em-sao-paulo.shtml

Agora nosso colega argentino não tem desculpa ! :hihi: :biglol:
To raise your kids

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
Re: Vamos jogar xadrez?
« Resposta #639 Online: 29 de Outubro de 2012, 11:56:16 »
Bom, eu prefiro o chessbase com o megadatabase mais recente instalado ao invés de livros. Daí é só mandar fazer um opening report.
Uso o opening report, acho uma ferramenta interessante, mas ele não substitui os livros. Uma análise aguda e extensiva é bem melhor que uma busca extensa num banco de dados. E as respostas e efetividade dos dois meios são bem diferentes.
Livros ficam rapidamente defasados, principalmente se a abertura está na moda. Usando o mega database, junto com o opening report e uma boa engine, é possível analisar variantes e determinar planos de jogos com as linhas mais atuais disponíveis. Você ainda tem a vantagem de escolher a variante que quiser, mesmo as menos conhecidas que muitas vezes sequer aparecem nos livros ou aparecem sem aprofundamento nenhum, no ponto que quiser e analisá-la na profundidade que desejar.

Ângelo - ou outro forista, chessbase é um programa e megadatabase é uma atualização pra esse programa? Tem algum tutorial sobre o uso deles na net?

Eu aprendi com o clássico "Xadrez Básico" - por isso sou mais familiarizado com a notação descritiva. E baixei o "Aprendendo Xadrez com Garry Kasparov" este já com notação algébrica. Mas creio que com um bom programa, o desenvolvimento fica mais rápido. Quanto custa em média esse programa?
« Última modificação: 29 de Outubro de 2012, 12:08:46 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #640 Online: 21 de Dezembro de 2012, 08:04:36 »
Alguém me sabe informar se há tabuleiro e peças do xadrez de Capablanca/Gótico à venda ao público?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Vamos jogar xadrez?
« Resposta #641 Online: 21 de Dezembro de 2012, 19:02:49 »
Ângelo - ou outro forista, chessbase é um programa e megadatabase é uma atualização pra esse programa? Tem algum tutorial sobre o uso deles na net?

Eu aprendi com o clássico "Xadrez Básico" - por isso sou mais familiarizado com a notação descritiva. E baixei o "Aprendendo Xadrez com Garry Kasparov" este já com notação algébrica. Mas creio que com um bom programa, o desenvolvimento fica mais rápido. Quanto custa em média esse programa?

Não tinha visto essa mensagem.

Chessbase é um gerenciador de bases de partidas, com inúmeros recursos, tais como criar relatórios de aberturas, classificar partidas por temas táticos e estratégicos, usar engines para análise, etc. Todos os jogadores profissionais atualmente usam o programa em suas preparações para matchs ou campeonatos.

O megadatabase é uma base de dados gigante de partidas, desde Ruy Lopez até os dias atuais. Contém a maior parte das partidas profissionais já jogadas e registradas na história (com exceção das partidas por correspondência, que tem uma database própria). Muitas delas vem comentadas ou já com "chaves" de temas táticos, estratégicos ou de finais.

Você pode adquirir ambos no site do chessbase: http://www.chessbase-shop.com/en/cat_root

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #642 Online: 21 de Dezembro de 2012, 19:10:20 »

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #643 Online: 21 de Dezembro de 2012, 20:12:36 »
Existe o livro Xadrez Básico em base do chessbase!!!!

Chessbase é um gerenciador de bases de partidas, com inúmeros recursos, tais como criar relatórios de aberturas, classificar partidas por temas táticos e estratégicos, usar engines para análise, etc. Todos os jogadores profissionais atualmente usam o programa em suas preparações para matchs ou campeonatos.
Existem outros gerenciadores de bases de partdas. Vc lembra/já usou o NIC ? Só os velhos e fortes entenderão!
To raise your kids

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #644 Online: 23 de Dezembro de 2012, 13:33:48 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #645 Online: 07 de Maio de 2013, 03:57:58 »
Vocês acham que nesta posição o preto está mesmo em vantagem, por bispo + cavalo valer mais do que torre? (branco joga)

Eu vi num vídeo do YT esse comentário, parei de assistir aí, acho, e fui tentar "confirmar"... jogando em nível retardadamente fácil eu ganhei como branco; depois rodei alguns (3) engine vs engine (iguais), só um ganhou como preto.

Curioso como os jogos vão desembocar numas coisas que nem imaginava e como os engines fazem uns movimentos que dá vontade de ir correndo, voltar e tentar entender, porque de relance pareciam absurdos.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #646 Online: 07 de Maio de 2013, 06:37:59 »
Vocês acham que nesta posição o preto está mesmo em vantagem, por bispo + cavalo valer mais do que torre? (branco joga)

Mas a situação não é bem essa porque torre + peão já é equivalente a bispo + cavalo...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #647 Online: 07 de Maio de 2013, 15:05:39 »
Um dos programas (pychess) coloca essa posição apenas como uma pequena vantagem do lado preto. Não sei quais são todos os critérios.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #649 Online: 28 de Julho de 2014, 05:52:03 »
Que tal darmos uma pausa nessa jogatina, para um cineminha? :P
<a href="https://www.youtube.com/v/bZZhyXV_hVw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/bZZhyXV_hVw</a>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!