Alguém se submete a comentar alguns errinhos nesse texto?
Física na 5ª série?
Falácias para destruir a física na cabeça da juventude?
Sem mais delongas... cá está uma que acertar vossos fígados...
Deus Existe Mesmo!
As férias estavam acabando e Lucas se preparava para voltar para a Escola. Ele não via a hora de rever os colegas e colocar a conversa em dia. Esse ano seria uma etapa diferente na vida de Lucas. Ele iria cursar a 5ª série e já sabia que as coisas iam ser bem diferentes do que ele estava acostumado. Agora ele teria um professor para cada matéria e isso também era motivo para preocupação. È que havia um professor que era temido entre os alunos da escola. O professor Kino ensinava física, mas a primeira aula dele era dedicada exclusivamente para provar que Deus não existia. Todos os anos era a mesma coisa. Kino fazia uma exposição rápida sobre o que seria estudado durante o ano, falava de alguns princípios da física e depois afirmava que para ser bom na ciência a primeira coisa era tirar da cabeça que Deus existe. E para provar que tinha razão, o professor tirava do jaleco um tubo de ensaio e anunciava:
- Se houver alguém aqui que ainda acredita em Deus, pode rezar, orar ou fazer o que quiser para que quando eu soltar o tubo de ensaio, aconteça alguma coisa que impeça que o vidro se espatife no chão. Se Deus existe mesmo, ele pode quebrar a lei da física, não pode?
Era sempre assim. E logo depois do desafio, Kino erguia alto o tubo de ensaio e o deixava cair diante dos alunos. Todos os anos o tubo caia no chão e se transformava em cacos. O professor exibia o sorriso triunfante e depois continuava a criticar quem quer que fosse que acreditasse em Deus.
A primeira aula de física já havia virado lenda entre os alunos cristãos. Alguns até faltavam à escola para evitar o confronto. Foi isso que fez Tiago, um amigo de Lucas que já estava na 6ª série.
- Porque você não orou, Thiago, e não enfrentou o professor Kino? – Lucas queria saber.
- Eu, hein, Lucas? Ele ia me marcar e depois ia ficar pegando no meu pé o ano inteiro!
E Lucas não se conformava.
- Mas não está certo! Deus existe e o Kino não pode continuar pensando desse jeito.
- Então ta, Lucas. Se você acha que pode fazer alguma para mudar o que acontece há anos, tenta. Mas eu já tô avisando que não vai dar certo...
- Veremos Tiago... ao invés de ficar me desanimando, você podia era orar por isso, hein?
E ficou combinado. Lucas estava decidido a enfrentar o professor ateu e ele e o amigo iam orar por isso. E o esperado primeiro dia de aula chegou.
A primeira aula foi de matemática, a segunda de geografia , a terceira de química. A aula de Física seria logo depois do Recreio.
Kino entrou na sala sério e olhando nos olhos de todos os alunos. Parecia se divertir com o que estava prestes a fazer. Ele era um homem bem alto. Devia ter uns 40 anos. Era meio careca e tinha a voz bem forte. Era uma figura que impunha respeito, principalmente diante de uma platéia de alunos de 10 a 11 anos.
O roteiro da aula era o mesmo do qual Lucas e seus colegas já tinham ouvido falar. Enquanto anotava o que seria estudado durante o ano, Lucas orava pedindo coragem para enfrentar o professor.
No meio da aula, Kino ergueu ainda mais a voz e disse:
- Esse ano, vocês vão descobrir a ciência e para isso é preciso que vocês esqueçam todas as historinhas que já contaram para vocês. Vocês não são mais crianças e precisam saber a diferença entre as lendas e os fatos científicos.
Enquanto falava Kino andava pela sala de mãos nas costas. Entre os alunos, silêncio. Lucas podia sentir seu coração pulsando acelerado.
-Por exemplo, não dá para acreditar que alguém que estude e conheça a ciência acredite que exista um Deus... E Kino continuou argumentando o porque não se podia acreditar no que a Bíblia dizia. Foi aí que ele tirou do bolso o tubo de ensaio. Os alunos não tiravam os olhos do professor. Lucas também não.
- Se Deus realmente existe- continuou Kino- e se ele é o Criador, o Todo Poderoso que a Bíblia diz, Ele pode impedir que esse tubo de ensaio caia no chão e se quebre, não pode?
Na turma, ninguém se mexia.
- Agora eu quero saber se existe alguém aqui que ainda acredite em Deus e queira invocá-lo para que Ele mesmo prove sua existência.
Era isso que Lucas esperava. O coração estava batendo forte e foi com força que ele falou:
- Professor, eu acredito! Deus pode!
- O quêêêê?Temos um voluntário!!! Então meu filho, pode começar a pedir para o seu Deus fazer alguma coisa para você sair dessa sem passar muita vergonha!!!
Todos estavam olhando para Lucas. E ele fechou os olhos e orou:
- Senhor Deus. Eu sei que o Senhor existe. Sei que o Senhor já fez muitos milagres e que o Senhor não precisa provar para ninguém a Sua existência. Mas eu quero humildemente pedir que o Senhor glorifique seu nome nessa aula. Não deixe o vidro se quebrar, Senhor, e mostre para o professor Kino o seu poder. Em nome de Jesus, amém.
Alguns améns baixinhos soaram no meio da classe. O professor meneou a cabeça e sorriu com ironia. Lucas permaneceu em pé. Firme. Olhos fixos no tubo de ensaio.
- Pronto? – perguntou o professor?
- Pronto. – Lucas respondeu.
O professor soltou o tubo de ensaio e o que aconteceu mudou para sempre o 1º dia de aula da 5ª série. Todos acompanharam o movimento do tubo quando ele caiu rápido, bateu no pé do próprio professor e rolou pelo chão, sem se quebrar.
O sorriso irônico de Kino desapareceu. Ele ficou vermelho e se virou para a lousa mandando a turma copiar a tarefa para próxima aula.
Lucas se sentou em silêncio, apenas sorrindo e recebendo os olhares de aprovação dos colegas. Ele fechou os olhos e agradeceu: Senhor, obrigado! Agora eu peço que o Senhor mude o coração do meu professor! Em nome de Jesus.
O que se sabe é que depois dessa experiência, o professor Kino nunca mais desafiou a Deus.
Quanto ao Lucas, conseguiu se destacar em Física e foi aprovado com média 9,5 no final do ano, mas a lição mais importante que ele aprendeu foi mesmo sobre o poder da oração.
http://e-commerce.cultura.com.br/shopping/mostra_caderno.asp?txtEntidade=4232