Autor Tópico: Proximo estágio da evolução?  (Lida 2019 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Proximo estágio da evolução?
« Online: 24 de Maio de 2006, 11:30:47 »
Oi pessoal, vcs conseguem imaginar qual seria a proxima etapa da evolução?

Com certeza nós não somos o ultimo estágio da evolução e a natureza é infinitamente diversificada, vcs tem alguma ideia de algo que possa surgir alem do ápice que foi a auto-consciencia e a inteligencia? Vcs acreditam que algum dia, os humanos evoluam ainda mais o cerebro e tenham percepções completamente novas da realidade?

Qual seria o proximo passo? Espero respostas. Vlw.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Proximo estágio da evolução?
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2006, 12:44:32 »
não existem estágios da evolução. evolução não é progresso, é adaptacao. Não há "ápice". Não estamos "indo" a lugar algum, porém sempre se adaptando ao ambiente.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2006, 12:54:20 »
não existem estágios da evolução. evolução não é progresso, é adaptacao. Não há "ápice". Não estamos "indo" a lugar algum, porém sempre se adaptando ao ambiente.

Sim, eu concordo, em partes, oq eu quis dizer é q a natureza vai ficando cada vez mais complexa. E talvez exista uma ordem em todo o processo de evolução que visa chegar ao estágio da vida inteligente. Todos nós temos órgãos que são resultado de todos os processos evolutivos até hoje. Oq eu quis dizer, é se alguem consegue imaginar oq seria o nivel acima do ser humano inteligente. Algo superior. Alem da auto-consciencia. Algum outro sentido. Por exemplo desenvolvimento de telepatia ou coisas assim. Oq vcs acham?
« Última modificação: 24 de Maio de 2006, 12:56:13 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2006, 12:55:50 »
Bom, muita gente diz que o futuro será pós-humano e que a singularidade está próxima... http://en.wikipedia.org/wiki/Technological_singularity

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2006, 13:25:58 »
Talvez seja impossível prevê-lo.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2006, 13:40:53 »

Concordo! Como é impossível prevê qualquer coisa, principalmente o efeito do acaso!:D

Mas entrando na brincadeira. Vamos imaginar um futuro aquático, cujo domínio é dos golfinhos e polvos gigantes com seus fantásticos cérebros!:D

"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2006, 13:43:54 »
Bom, muita gente diz que o futuro será pós-humano e que a singularidade está próxima... http://en.wikipedia.org/wiki/Technological_singularity

Legal isso heim? Talvez aconteça isso mesmo, uma extinção em massa da humanidade e a criação de uma sociedade altamente organizada, cientifica e tecnologica :)

Ou nós destruimos a nós mesmos e somos extintos para sempre do universo. :)
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2006, 14:20:48 »
Eu tenho um documentario em divx (agora não me lembro o nome parace : Bewond in the sea), onde no final é mostrado uma viagem a uma das luas de saturno e debaixo da camada de gelo tem um oceno habitado por criaturas marinhas inteligentes. Alguem viu??
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2006, 14:59:36 »
Eu vi esse vídeo. É legal mesmo. Trata-se da lua Europa, de Júpiter, e não Saturno.

Há indícios de que se trata de uma superfície gelada e um oceano interno gigantesco.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2006, 17:36:39 »
E talvez exista uma ordem em todo o processo de evolução que visa chegar ao estágio da vida inteligente.
Não se tem qualquer evidência de algo nesse sentido, e só se tem evidências contrárias. Isso significa, a adaptação não vêm por qualquer "tendência", não é pré-programada para "evoluir". Adaptação resultado de vantagens de modificações aleatórias para a sobrevivência.

Sabe-se que essas modificações são por natureza aleatórias, no sentido de que elas não prevêem, não sabem que vão ser boas ou ruins para os indivíduos que as terão, elas existem de qualquer modo, porque são só erros na reprodução do DNA.

Todos nós temos órgãos que são resultado de todos os processos evolutivos até hoje.
Mas eles não evoluiram nas espécies que não os tinham como se estivessem pré-programados para isso, como ocorre na embriologia. São coisas bem distintas.

Oq eu quis dizer, é se alguem consegue imaginar oq seria o nivel acima do ser humano inteligente. Algo superior. Alem da auto-consciencia. Algum outro sentido. Por exemplo desenvolvimento de telepatia ou coisas assim. Oq vcs acham?
Na natureza, poderia ser até que o ser humano se tornasse mais burro no futuro. Mas pode ser até que se tornasse algo "mais evoluido", nesse sentido de "melhor". Para que isso ocorresse naturalmente, teria que ser a partir de vantagems reprodutivas de variações hereditárias.

Para que viesse a desenvolver telepatia, ela primeiramente deveria ser teoricamente possível (não se imagina qualquer mecanismo pelo qual isso pudesse ocorrer, telepatia humana é tão viável quanto telepatia de calculadoras, por tudo que se conhece do cérebro), e pequenas variações apenas levemente telepáticas ou ainda não telepáticas em nada, teriam que ser suficientemente vantajosas para se fixarem na população, ou seja, para que um dia todas as pessoas, ou um número de pessoas suficientes para uma população viável, fossem descendentes desse primeiro pré-telepata mutante. E depois o mesmo teria que ir acontecendo com diversos estágios necessários até o desenvolvimento da telepatia plena.

Outra possibilidade, se tratando de humanos, é seleção artificial, engenharia genética craindo uma evolução consciente. Mais ou menos como já se faz com outros animais, mas com humanos. Isso igualmente está limitado ao que seria fisicamente possível, e portanto descartaria os sentidos de telepatia folclórica, mas por exemplo, poderiam implantes cerebrais de "mini-telefones celulares" funcionar como uma forma de telepatia. Ao menos até que em algum momento alguém conseguisse inventar um "celular" "feito de carne" e como inserí-lo no genoma humano conservando a funcionalidade de todo resto.

Uma coisa mais plausível que já ouvi falar nesse sentido, seria para quando os humanos começassem a viver grande parte do tempo no espaço, criar formas humanas mais parecidas com orangotangos ou gibôes, ou seja, ter mais dois braços e mãos no lugar de pernas e pés, porque os úlltimos são pouco úteis num amiente sem gravidade, e mais duas mãos poderiam ser bem mais úteis. Essa plausibilidade é no entanto apenas técnica, porque tenho dificuldade em acreditar que os humanos quisessem voluntariamente ter filhos assim, abdicar da aparência que estamos acostumados por fins totalmente utilitaristas, desprezando a estética.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2006, 08:29:19 »
Alguem conhece algum livro bom pra me recomendar sobre o assunto? De preferencia esse negocio de pós humanidade. Me interessei. No wikipedia tem um livro mind steps of the cosmos, mas parece que não foi traduzido. Alguem conhece outro?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2006, 07:36:23 »
  Os livros do físico inglês Freeman Dyson, principalmente 'Infinito em Todas as Direções".Ainda não li esse livro mas o autor fala do futuro da humanidade no espaço.Segundo ele ,se um grupo humano se isolasse em outro planeta por um longo período de tempo, daria origem a outra espécie de ser humano, devido as alterações genéticas ao longo das gerações.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2006, 13:57:49 »
Todos se tornar ateus?
Seria uma grande evolução!
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2006, 15:09:09 »

Sim, eu concordo, em partes, oq eu quis dizer é q a natureza vai ficando cada vez mais complexa. E talvez exista uma ordem em todo o processo de evolução que visa chegar ao estágio da vida inteligente. Todos nós temos órgãos que são resultado de todos os processos evolutivos até hoje. Oq eu quis dizer, é se alguem consegue imaginar oq seria o nivel acima do ser humano inteligente. Algo superior. Alem da auto-consciencia. Algum outro sentido. Por exemplo desenvolvimento de telepatia ou coisas assim. Oq vcs acham?

Nada nas evidências de evolução nos permite cogitar um direcionamento como o que você sugere.

No entanto, Lynn Margulis e Dorion Sagan em "Microcosmos" sugerem que uma possível tendência evolutiva é cairmos fora do planeta Terra. Ou nós, humanos, ou outra espécie que vir depois de nós. Isso sim, tem sido demonstrado pelas evidências...

Offline Caduromeu

• Nível 00
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2006, 13:11:53 »
Acredito que enquanto não houver mudanças no meio, nós evoluiremos muito lentamente. Com a medicina avançando nesse ritmo, e com o acesso cada vez maior da população a ela, não temos mais pressão evolutiva, não temos a que nos adaptar mais. Se o meio é adverso, em vez de mudarmos, somos capazes de mudá-lo :D

Se tudo continuar do jeito que está, de forma natural talvez sejamos apenas um pouco mais inteligentes no futuro...

O próximo estágio na evolução será a modificação genética, poderemos mexer nos genes da inteligência por exemplo, ou até "inventar" novos genes que dêem caractrísticas novas aos seres humanos.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Junho de 2006, 13:19:41 »
Bem vindo, aproveite pra se apresentar no tópico das apresentações

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #16 Online: 07 de Junho de 2006, 13:25:15 »
Mas seria legal se fosse meio que x-man.(ok, fui longe demais)
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Junho de 2006, 18:38:05 »
Mas seria legal se fosse meio que x-man.(ok, fui longe demais)

não foi.. seria legal. mas e aí? ehehe
« Última modificação: 07 de Junho de 2006, 18:40:00 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2006, 16:17:13 »
E ai ia ter neguinho, soltando raios pelos olhos por aí.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Junho de 2006, 23:16:40 »
X-Men comete alguns erros sobre a teoria da evolução.Eu já vi no gibi eles chamando seleção natural de "sobrevivência do mais forte".E chamando os mutantes de novo elo da cadeia evolucionária.Não existe cadeia na evolução e sim árvore.Parece que não é só aqui que se comete equívocos sobre a teoria de Darwin.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2006, 01:39:44 »
X-Men comete alguns erros sobre a teoria da evolução.Eu já vi no gibi eles chamando seleção natural de "sobrevivência do mais forte".E chamando os mutantes de novo elo da cadeia evolucionária.Não existe cadeia na evolução e sim árvore.Parece que não é só aqui que se comete equívocos sobre a teoria de Darwin.

Mas X-Men é ficção. Eles podem criar uma realidade parecida com a nossa mas que não é a nossa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2006, 02:23:44 »
X men comete muitos erros sobre teoria da evolução...

Os X-men foram inventados em 1963... pelos anos 50, acho que Goldschmidt e seu saltacionismo eram mais conhecidos, e, ainda que não tenha sido amplamente aceita, talvez tenha tido impacto popular suficiente no público... sendo que até hoje o "average Joe" não sabe muito bem como funcionaria a evolução, naquela época então... não deveria parecer tão absurdo que nascesse um homem com asas de ave nas costas...

Mas a pior coisa que já vi sobre evolução em hqs, que me lembro foi como criaram o "apocalypse", um monstrengo que "matou" o Superman por volta de 1992-1995.... um cientista começou por criar um lab seguro num planeta totalmente hostil.... e colocava um bebê para fora do lab, que era rapidamente morto pela inospitalidade do planeta... depois de morto, rapidamente robôs retiravam material do cadáver, a partir do qual era feito um clone, que era novamente jogado para morrer... mas estaria mais adaptado (lamarckismo na cabeça do autor)... e foi fazendo isso até que um belo dia a coisa era um monstro, que conseguiu viver no planeta e eventualmente até voltou ao lab e matou todo mundo...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2006, 09:37:18 »
Mas a pior coisa que já vi sobre evolução em hqs, que me lembro foi como criaram o "apocalypse", um monstrengo que "matou" o Superman por volta de 1992-1995.... um cientista começou por criar um lab seguro num planeta totalmente hostil.... e colocava um bebê para fora do lab, que era rapidamente morto pela inospitalidade do planeta... depois de morto, rapidamente robôs retiravam material do cadáver, a partir do qual era feito um clone, que era novamente jogado para morrer... mas estaria mais adaptado (lamarckismo na cabeça do autor)... e foi fazendo isso até que um belo dia a coisa era um monstro, que conseguiu viver no planeta e eventualmente até voltou ao lab e matou todo mundo...

Eu me lembro... o cara ficou uns 60 anos fazendo isso... todos os dias, até que ele começou a sobreviver por minutos, horas, dias... etc...

Meio tosco...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Junho de 2006, 12:17:21 »
Do Dan Jurgens vocês esperavam o que? Uma obra prima?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!