Autor Tópico: Por incrivel que pareça...  (Lida 1706 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Emerson

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Por incrivel que pareça...
« Online: 25 de Maio de 2006, 23:18:05 »
Não sei se cabe a esta área do fórum, mas não pensei em outra melhor.

Seguinte, andei falando para um pastor amigo meu que ele não podia dizer que a teoria da evolução era só uma teoria, sequer ensinada nas faculdades nos dias de hoje, a não ser nas aulas de filosofia.

Isso é pensamento corrente em todo o meio evangélico.

Bem, ele ficou surpreso com o fato, e me convidou para dar uma espécie de aula de iniciação cientifica numa escola cristã, aqui em Curitiba.

Aceitei o convite, e pensei em preparar o conteudo em cima dos erros teistas mais frequentes, e dos absurdos mais ouvidos e falados em igrejas.

Nada que ofenda a religião ou a fé de ninguém, mas nada anti ou pseudo cientifico.

Alguem se habilita a me ajudar?

Valeu...
Post Tenebras Lux

Rhyan

  • Visitante
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2006, 23:20:11 »
Explique que eles podem ser evolucionistas e continuar sendo cristãos.

Offline Stéfano

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.779
  • Sexo: Masculino
    • Hepcentro
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2006, 23:22:08 »
Mas a aula é pra quem, em que cadeira ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Panthera

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.080
  • Sexo: Masculino
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2006, 23:40:06 »
Somente em cima de Evolução?
Pois olha, existe um caminhão de coisa mal compreendida. Mas pior que isso, são as informações distorcidas, para tentar favorecer uma outra visão das coisas.
Mas alguns pontos mal compreendidos são os seguintes (não vou comentar todos):

- A evolução é só uma teoria, não está comprovada;
 8-)

- Os cientistas ainda discutem se a evolução é verdadeira ou não;
O que a ciência discute pode "como" a evolução aconteceu, principalmente se tratando de evolução humana. A qualquer hora uma nova descoberta pode mudar os nossos conhecimentos (como exemplo, a evolução humana, afinal, sabemos de muita coisa, mas não sabemos tudo).

- A seleção natural é uma "força misteriosa" que guia os organismos à evolução;

- O objetivo da evolução é a inteligência, ou o homem.
A evolução não tem sentido, nem direção.

- O homem é o organismo mais evoluído, está no topo da escala evolutiva;

- O homem descende do macaco atual ("crássica");

- E muitas coisas envolvendo o Lamarckismo. O pensamento comum sobre a evolução, de quem nunca deu muita importância para a biologia, é essencialmente lamarckista.
Pude ver isso trabalhando sobre evolução com meus alunos, e com outros colegas.
Quando expliquei a evolução segundo Lamarck, defendendo-a e tudo mais, eles acreditam facilmente, acham que é real! Que uma necessidade pode desenvolver alguma característica ou até um órgão.

Então, acho que assunto não vai faltar para você falar. Tente começar explicando a evolução do jeito que Lamarck explicou, mas sem usar o tal exemplo da girafa, e sem falar que é errado. Provavelmente eles aceitam facilmente...   :oops:


"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Panthera

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.080
  • Sexo: Masculino
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2006, 23:47:43 »
Ah, esqueci de colocar um link!

Conhece o Projeto Evoluindo, né? http://www.biociencia.org/content/section/8/95/

Tem muito mais material para sua aula "espanta-demônios"!  :hihi:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Guinevere

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.861
  • Sexo: Feminino
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2006, 08:01:15 »
Senti vontade de te ajudar, só não sei como...

Gui, "cética de Cristo"

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2006, 09:40:54 »
alguns pontos interessantes de um ponto de vista "teológico" (me disseram que nem é bem teológico isso, mas não sei o que seria):


Em "Intelligent Design as a Theological Problem" (Projeto Inteligente como um Problema Teológico), George Murphy argumenta contra a visão comum de que a vida na Terra em todas as suas formas seria uma evidência direta do ato de criação divina (Murphy cita a afirmação de Phillip Johnson sobre "um Deus que agiu livremente e deixou suas digitais em todas as evidências"). Murphy argumenta que essa visão de Deus é incompatível com a compreensão cristã de Deus como "aquele revelado na crucificação e ressurreição de Jesus." A base para essa teologia é Isaías 45:15, "Realmente tu és um Deus que esconde a ti mesmo, ó Deus de Israel, o Salvador." Esse verso inspirou Blaise Pascal a escrever, "o que chega aos nossos olhos não denota uma total ausência nem uma presença manifesta do divino, mas a presença de um Deus que oculta a si próprio". Na "Disputa de Heidelberg", Martinho Lutero se referiu ao mesmo verso bíblico para propor sua "teologia da cruz": "Uma pessoa não merece ser chamada de teólogo ao olhar para as coisas invisíveis de Deus ainda que elas sejam claramente perceptíveis nas coisas que realmente aconteceram... Ela merece ser chamado de teólogo, de qualquer forma, ao comprender as coisas visíveis e manifestas de Deus vistas através do sofrimento e da cruz."

Lutero opunha suateologia da cruz ao que ele chamava de "teologia da glória":
Um teólogo da glória não reconhece, junto com os apóstolos, o Deus oculto e crucificdo apenas [I Cor. 2.2]. elevê e fala da gloriosa manifestação de Deus em meio aos infiéis, como sua natureza invisível pode serconehcida pelas coisas que são visíveis [Cf. Rom. 1:20] e como ele está presente e poderoso em todas as coisas em todos os lugares.

Para Murphy, os criacionistas são os teólogos da glória dos dias modernos. Seguindo Lutero, Murphy argumenta que um verdadeiro cristão não pode descobrir a Deus a partir de pistas na criação, mas apenas em Jesus crucificado.

Murphy observa que a execução de um carpinteiro judeu por autoridades romanas é um evento ordinário em si mesmo e não requer ação divina. Ao contrário, para a crucificação ocorrer, Deus teve que limitar ou "esvaziar" a si mesmo. Foi por essa razão que Paulo escreveu, em Filipenses 2:3-8
Tenhais em mente entre vós, assim como teve Cristo Jesus, quem, ainda que fosse Deus, não viu nisso uma coisa para se apegar, mas esvaziou a si mesmo, tomando a forma de servo, tendo nascido na forma humana. E ao se encontrar na forma humana ele foi humilde a si mesmo e se tornou obediente até a morte, mesmo uma morte numa cruz.

Murphy conclui que,
Assim como o filho de Deus se limitou ao tomar uma forma humana e morrer numa cruz, Deus limita as ações divinas no mundo de acordo comas leis racionais que Deus escolheu. Isso permite a nós compreendermos o mundo em seus próprios termos, mas também significa que os processos naturais ocultam deus da observação científica.

Para Murphy, a teologia dea cruz requer que os cristãos aceitem um naturalismo metodológico, significando que não se pode invocar a Deus como explicação para fenômenos naturais, mas ao mesmo tempo reconhece que essa posição não requer a aceitação de um naturalismo metafísico, que propõe que a natureza é tudo que existe.

De acordo com Emil Brunner, "Deus não deseja ocupar todo seu espaço, mas deixar espaço para outras formas de existência... ao fazê-lo, Ele limita a Si mesmo." É onde Deus é limitado por si mesmo que os humanos devem usar sua própria inteligência para compreender o mundo e — comprender as leis da gravidade bem como a evolução – sem apelar para Deus como uma explicação.

Em março de 2006, o arcebismo de Canterbury, Rowan Williams, o líder mundial dos Anglicanos, declarou que se opunha ao ensino do criacionismo nas escolas. "Minha preocupação é que o criacionismo pode acabar reduzindo a doutrina da criação em vez de favorecê-la", William explicou. Também explicou que o criacionismo é "um tipo de erro categórico, como se a bíblia fosse uma teoria como outras teorias."
[editar]

Santo Agostinho

Em seu trabalho "O Significado Literal do Gênesis" (De Genesi ad litteram libri duodecim) Santo Agostinho, embaraçado por cristãos que não iriam aceitar essa implicação da Doutrina da Criação, escreveu contra eles.
Geralmente, mesmo alguém que não é cristão conhece algo sobre a Terra, [...] e esse conhecimento é tido como sendo proveniente de razão e experiência. Agora, é uma perigosa desgraça para um infiel escutar um cristão, presumivelmente dando o significado da Escritura Sagrada, falar de absurdos nesses assuntos; e nós devemos usar de todos meios para prevenir uma situação tão embaraçosa, na qual pessoas mostram vasta ignorância num cristão e riem até o escárnio. A vergonha não é tanto que um indivíduo ignorante foi ridicularizado, mas pelas pessoas de fora do lar da fé pensem que nossos escritores sgrados tinham essas opiniões, e, pela grande perda desses pela qual a salvação nós nos esforçamos, os escritoes da nossa Escritura são criticados e rejeitados como homens ignorantes. Se eles encontram um cristão enganado num campo que eles mesmos conhecem bem e escutam-no mantendo suas opiniões tolas sobre nossos livros, como eles vão acreditar nesses livros no que se refere à ressurreição dos mortos, de esperança e vida eterna, e do reino do paraíso, quando eles pensam que essas páginas estão cheias de falsidades sobre fatos que eles mesmos aprenderam através de experiência e à luz da razão?
[editar]

Origen

Origen, um estudioso cristão e teólogo, um dos mais distintos pais da jovem igreja cristã do século III, escreveu, em De Principiis:
Que pessoa inteligente poderia imaginar que houve um primeiro dia, então um segundo e terceiro dia, tarde e manhã, sem o sol, a lua e as estrelas? E que o primeiro dia — se é que faz sentido se chamar assim – existia mesmo sem o céu? Quem é tolo o suficiente para acreditar que, como um jardineiro humano, Deus plantou o Éden no oriente e colocou nele uma árvore da vida, física e visível, de forma que ao moder dessa fruta alguém obtivesse vida? E que ao comer de outra árvore, alguém fosse conhecer o bem e o mal? E quando é dito que Deus andou no jardim durante a tarde e que Adão se escondeu atrás de uma árvore, eu não posso imaginar que qualquer um iria duvidar que esses detalhes apontam simbólicamente para significados espirituais fazendo uso de uma narrativa histórica que não ocorreu literalmente.


__________________

Fora isso, acho que seria interessante mencionar que virtualmente todos os argumentos criacioinstas se baseiam em algum tipo de falsidade, todos. Quando falam de fatos reais, como alguma falsificação de fóssil ou algo do tipo, a falsidade é em se tentar dar a impressão de que isso afetaria de alguma forma a teoria da evolução, de que as falsificações são como um ato de desespero dos cientistas para tentar sustentar a teoria; na verdade, são sempre "evolucionistas" que contestam essas falsificações, o que seria totalmente contra-produtivo supondo essa conspiração para defender uma farsa. As falsificações são feitas por motivos de ascenção da carreira pessoal, ganho financeiro, e mesmo difamação de rivais científicos.

Esse tipo de falsidade na argumentação criacionista pode ser desonestidade/falta de escrúpulos por parte de uns qye deveriam saber do que estão falando (como Wilder-Smith e outros criacionistas que são cientistas também), tanto por simples inocência e falta de ceticismo de uns que simplesmente acreditam em tudo que esses criacionistas "renomados" disserem contra o "evolucionismo". Evolucionismo, diferentemente de como algumas vezes é defendido por aqueles que defendem a ciência mesmo, não é sinônimo de evolução biológica, mas são todas as áreas da ciência que conflitem com algum criacionismo em particular, com algum determinado grau de literalidade aceita. Assim para alguns uma coisa será aceita, e para outros essa mesma coisa será "evolucionismo".

Uma lista com algumas mentiras criacionistas comuns:
http://members.cox.net/ardipithecus/evol/lies/

Como demonstração de que teístas podem aceitar evolução e as teorias relacionadas, tem esse site:
http://www.asa3.org/

American Scientific Affiliation, um pessoal que tenta ver a ciência "sob uma perspectiva cristã". Tem uma boa parte deles que aceitam a evolução, inclusive um artigo interessante sobre fósseis transicionais, mas também tem textos que incorrem em erros crassos desses que só podem ser desonestidade ou incompetência para se escrever sobre o assunto.

Offline Emerson

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2006, 10:36:20 »
Obrigado pelas dicas, realmente será um trabalho longo e cansativo.

Stéfano, é uma aula para jovens cristãos, denominada "Escola de Adoradores", algo sobre isso no site http://www.mobilizacao.com.br

Conheço o projeto Evoluindo, desde o começo...

Onde consigo material resumido sobre as origens do Universo, de preferencia on line? Tenho as SCIAM, mas é muito complexo e preciso de algo bem raso mesmo, mas de qualidade.

[]'
Post Tenebras Lux

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2006, 10:40:33 »

Bem, ele ficou surpreso com o fato, e me convidou para dar uma espécie de aula de iniciação cientifica numa escola cristã, aqui em Curitiba.


Opa! mais um de Curitiba por aqui!

Seja bem Vindo!

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2006, 12:50:47 »
Alguem falou Curitiba ? é nóis  :inverno:
Não deseje.

Offline Nivaldo

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
  • "Sine diabolo nullus Dominus"
    • Biblia Nua
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2006, 16:18:16 »
Difícil heim. A teoria da criação já está mais que provada que é teoria depois dos achados do Épico de Atrahasis na mesopotâmia que estão espostos no museu Britânico. Épico de Atrahasis

Este caso é estudado até em Teologia, sobre o livro do Gênesis ter sido escrito como transmissão oral com provável inspiração nos contos Sumérios. Afinal de contas o Gênesis descreve o Jardim do Eden entre os rios Tigre e Eufrates - na mosca, é a Mesopotâmia.
Eu diria que o livro do Gênesis é uma maneira da Bíblia dizer que Deus existe e criou tudo (mesmo não acreditando mais nisso), mas na teoria científica é isso que você quer mostrar a eles.
 :|
« Última modificação: 29 de Maio de 2006, 17:35:53 por Angelo Melo »

Offline Dark Angel

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Feminino
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2006, 21:51:28 »
Mostra o vídeo do tópico dos Macacos(Vídeo Legal); vai de armadura, com segurança e carro blindado. E é melhor vc deixar os ouvidos bem protegidos... Em caso extremo, diga: "Calma, não fui eu quem fez o vídeo, pessoal!" :histeria: :histeria:

« Última modificação: 29 de Maio de 2006, 21:53:11 por Dark Angel »
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Atheist

  • Visitante
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2006, 00:47:41 »
Difícil heim. A teoria da criação já está mais que provada que é teoria depois dos achados do Épico de Atrahasis na mesopotâmia que estão espostos no museu Britânico. Épico de Atrahasis


Não entendi o que você quis dizer...

Atheist

  • Visitante
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2006, 00:50:12 »

Offline Nivaldo

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
  • "Sine diabolo nullus Dominus"
    • Biblia Nua
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2006, 06:16:02 »
Atheist, vou tentar explicar rapidamente :

Teoria da evolução = ciência

Teoria da criação = teologia. Nos meados de 1800 d.C. foram descobertas inscrições em blocos de barro cozido na Mesopotâmia berço da civilização (atual Iraque) que foram escritas a uns 4000 a 4500 anos atras. Nelas são descritas os mitos que deram origem ao Gênesis, como os deuses criaram os homens do barro e porque a geração de homens cresceu muito e fazia muito barulho, o deus Enlil resolveu mandar um dilúvio a terra e acabar com a farra toda, mas só um tal de Atrahasis escapou construindo uma arca (esse aí virou o Noé na bíblia).

Esse bloco foi copiado em vária regiões do oriente médio, e história semelhante foi encontrada da região do Iraque até a Turquia.
Claro que ficou evidente a partir desses achados que o gênesis todo é uma lenda inspirada em outras lendas regionais.

Eu só não sei explicar este fato a um grupo de religiosos seria ou não bem aceito  como explicação complementar. :(

Offline Sr. Alguém

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.067
  • Sexo: Masculino
Re: Por incrivel que pareça...
« Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2006, 13:21:57 »
Senti vontade de te ajudar, só não sei como...

Gui, "cética de Cristo"

  Pelo visto você é da turma do :quevedo:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!