Autor Tópico: Dicas sobre compra de computador....  (Lida 1377 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Dicas sobre compra de computador....
« Online: 27 de Maio de 2006, 09:32:52 »
Então.... To querendo trocar de maquina,mas to em duvida.Será que vale a pena pagar mais por um Mac ou fico com um PC mesmo?O que vcs acham?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Dicas sobre compra de computador....
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2006, 10:05:26 »
Todo mundo que eu conheço, depois de adquirir um Mac afirma que está mais satisfeito.
A única reclamação que ouço é algumas incompatibilidades em relação a alguns arquivos com extensões bem específicas do padrão Windows (que a maioria usa), mas parece-me que há diversas formas de contornar isso.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2006, 10:47:43 »
Mas, que tipos de programas eu perderia, por exemplo...  ?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2006, 11:16:42 »
Não é que perderia, mas teria que encontrar ferramentas de conversão.

Tenho um sobrinho que mora em NY e usa um Mac. Arquivos .doc, p.ex., ele não acessa diretamente (e outros do Office), quando os envio para ele.

Mas, como disse, isso deve ser facilmente contornável.
De resto, alguns programinhas específicos do padrão Windows.
Porém, a esmagadora maioria tem versões para ambas as plataformas, e transacionam bem uns com os outros.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2006, 11:55:35 »
O maior problema de MAC em relação a pc é o preço né..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2006, 12:23:54 »
Todo mundo que eu conheço, depois de adquirir um Mac afirma que está mais satisfeito.
A única reclamação que ouço é algumas incompatibilidades em relação a alguns arquivos com extensões bem específicas do padrão Windows (que a maioria usa), mas parece-me que há diversas formas de contornar isso.

Foi publicado na newsweek desse mês que o próximo MAC irá ter chip da intel e que vem com um boot pra rodar WINDOWNS e seus programas.

Mac passou a ser a melhor opção?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2006, 15:59:32 »
Faz teeeeeeeeeemp que a Apple adotou a arquitetura intel.

Acho que depende do tipo de uso do computador pra escolher, se for escritório acho que vale um mac. Já não sei dele pra um gamer.

E pelo que sei, o Mac OS também supera qualquer outro S.O. existente em usabilidade. Eu estou louco pra instalar ele aqui, só preciso de um hd novo.
« Última modificação: 29 de Maio de 2006, 16:08:04 por Oceanos »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2006, 18:23:34 »
No laboratório onde faço pós, tem 2 macs belíssimos! Mas além de caros, qualquer problema no hardware só pode ser resolvidos na assistência técnica!

Pra quem não é curioso é tranquilo, já pra quem gosta de abrir, trocar peças, ver problemas, é um caos! Tô fora!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2006, 22:46:44 »
Eu acho que PC tem uma relação custo benefício melhor, pelo preço de uma Mac v/ monta um A64 com tudo e mais um pouco.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2006, 01:33:32 »
Eu acho que PC tem uma relação custo benefício melhor, pelo preço de uma Mac v/ monta um A64 com tudo e mais um pouco.

É exatamente essa a minha preocupação.Pagar uma grana a mais para ter um Mac para ter um aproveitamento pequeno ou nulo.
Uso o PC só pra internet e alguns joguinhos no emulador.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2006, 04:11:04 »
Nesse caso, vale mais um PC. Com um PC é possível rodar Windows, Linux ou os dois. E se tiver grana para bancar um Mac, vai ter para bancar um PC com peças de última geração. ;)

E é aí que talvez você vá precisar de boas dicas. Existem muitas peças ruins, muitas peças boas mas que não se bicam, etc.

Você pode optar por um processador Athlon 64, mas pouquíssimos programas usam a arquitetura de 64bits. Você pode optar por um Pentium Dual Core também, mas o preço é salgado. Pode comprar HDs SATA de 7.800 rpm, Memórias Dual Channel DDR2 533, placa de vídeo PCI Express, placa de rede 100/1000, som Surround 7.1, etc. Se quiser, você pode até tirar orçamentos de configurações e passar pra gente ver aqui se vai ser uma máquina legal ou não.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2006, 05:22:31 »
Eu new tenho conhecimento técnico pra montar um PC, tava pensando em comprar um montado mesmo, apesar de saber que vai sair mais caro.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2006, 07:08:37 »
Eu new tenho conhecimento técnico pra montar um PC, tava pensando em comprar um montado mesmo, apesar de saber que vai sair mais caro.
Você não precisa montar. Geralmente você escolhe as peças que quer e a loja mesmo monta.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2006, 07:51:26 »
Alê, passa pra mim uma lista de tudo o que eu precisaria comprar.Coisas boas, mas nw precisa ser top de linha.Um pc bom pra jogos, videos e bem rapido...
Plz...... Preciso saber o que eu vou pedir, se eu chegar lá perguntando eles vão arrancar meus olhos foras com coisas inuteis.....

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2006, 13:35:11 »
Alê, passa pra mim uma lista de tudo o que eu precisaria comprar.Coisas boas, mas nw precisa ser top de linha.Um pc bom pra jogos, videos e bem rapido...
Plz...... Preciso saber o que eu vou pedir, se eu chegar lá perguntando eles vão arrancar meus olhos foras com coisas inuteis.....

Aí pegou. É muita coisa para ver na configuração.

Compre um processador Pentium da Intel a menos que queira mesmo um Athlon 64. Pentium 4 HT (HyperThreading) age como se tivesse dois processadores, aumentando a performance. Pentium 4 Dual Core tem dois processadores e cada um pode rodar em HT, agindo como se tivesse 4. Difícilmente vai achar algo com velocidade maior do que 4 GHz, mas qualquer coisa perto disso já é bom demais.

Escolhido o modelo do processador, pense na memória RAM. Memória RAM não tem só capacidade (512MB, 1GB, etc), mas também tem velocidade. (233 MHz, 300MHz, etc). Se tiver grana, compre dois pentes de memória DDR 2 533MHz pra fazer Dual Channel (que tal dois pentes de 1GB?). Memória de grife é mais cara, como a Corsair por exemplo, mas é melhor (tem outras configurações que fazem a diferença como latência e etc, mas é meio complicado explicar).

Agora o disco rígido. Um HD tem capacidade de armazenamento (40GB, 80GB, 180GB, 240GB, etc) e velocidade de rotação (5.800 rpm, 7.200 rpm, etc). Quanto mais espaço para guardar arquivos melhor, mas tente comprar um que  seja de 7.200 rpm. Samsung, Maxtor e Seagate são fabricantes bons de HD. Já que estamos vendo HDs, recomendo que eles tenham porta SATA ao invés de IDE. SATA é muio mais rápido para transferir dados do HD para o PC.

Se for ter um drive de CD ou DVD, porque não já ter um Gravador de DVDs? Procure pelos que gravam em mais tipos de mídias (DVD+R, DVD-R, DVD-ROM, etc), que tenham mais velocidade e que sejam de marca bem confiável pois é um dos itens mais fáceis de dar defeito. Se não quiser um gravador de DVD, existem os "combos" (que lêem DVD e gravam CD). Leitores da LG são bem populares por aqui.

Agora veja a placa de vídeo. Existem somente duas grandes marcas no mercado: GeForce e Radeon. Essas placas possuem principalmente memória RAM (64MB, 128MB, 256MB, etc), tráfego de dados (64 bits, 128 bits, 256 bits) e podem vir em alguns tipos de soquetes (AGP e PCI Express, este último sendo melhor). GeForce funciona melhor com OpenGL e Radeon com DirectX. Por mim, pega a GeForce. Tenha a certeza de que ela vem mesmo com o tanto de memória que você quer! Alguns modelos permitem "roubar" memória RAM do sistema para usar na placa de vídeo, o que não é tão desejável.

Então vejamos… com todos esses itens, você vai precisar de uma placa mãe que coloque tudo junto. Certifique-se de que a placa mãe aceita todos os itens que você vai comprar, como capacidade de colocar as memórias em Dual Channel, o processador que você escolheu, portas SATA para o HD, porta PCI-Express para a placa de vídeo, etc. Leitor de CD ou DVD usa porta IDE e ela sempre vem nas placas mães. Veja se ela possui som e rede integrados, senão vai ter que comprar placas para ambos também (o som provavelmente será Surround e a placa será Gigabyte Ethernet se for uma placa de última geração). Placas da ASUS são muito populares e muito boas, e o site tem todos os dados sobre elas, permitindo escolher uma bem fodona ou permitindo ver o que dá para você comprar se for usá-la como base do que vai querer no seu PC.

Compre também um Modem se quiser ou precisar se conectar à internet usando o Telefone e um drive de disquetes (essas pichorras são baratinhas). Modem pode ser da Lucent mesmo.

Para montar tudo, vai precisar de um gabinete e, dependendo da placa, ele vai precisar ser grande. Gabinetes não são caros, mas geralmente eles vêm com a "fonte" e é bom que essa fonte seja potente o suficiente para poder instalar todos os itens. Se a fonte for uma bosta, ela vai queimar e vai te deixar na mão. Se a marca do gabinete e da fonte for menos confiável do que "Dr. Hank", pula fora!

A Torre está pronta. Escolha agora um monitor, que pode ser de 15” ou 17”, CRT (o mais comum, excelente qualidade de imagem) ou LCD (cristal líquido, mais fino). Samsung é uma marca excelente e tem preços bons. Sony é muito melhor e muito mais cara. Nâo invente de comprar nada de plasma pois a tecnologia ainda não tá muito avançada e parece que esses monitores queimam a tela feito os antigos monitores de fósforo.

Compre também um teclado (de preferência multimídia) e um mouse com botão scroll (que é a rodinha) e infravermelho (porque a bolinha suja e emperra). E também as caixas de som (que podem ser só um parzinho simples ou um conjunto Surround com Subwoofer, dependendo de como gostar de escutar músicas). Dependendo do gabinete que comprar (Dr. Hank e Satellite, por exemplo), isso tudo vem como brinde.

Se quiser mais, compre um joystick do estilo do Playstation para games (porta USB, por favor!), uma impressora (qualquer uma menos da HP), um scanner ou qualquer outra coisa que achar necessário.

Dei a sugestão de tudo aquilo que eu conheço das peças da melhor qualidade, da experiência que tive ao trabalhar numa loja de informática. Computador dá trabalho para escolher as peças, mas se isso for feito direitinho, vai ter uma máquina sup3r l33t.

Esqueci alguma coisa? É só perguntar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2006, 15:46:15 »
A patroa, que entende mais de PC do que eu, perguntou que cooler (eu tive que perguntar o que era isso) eu devo usar, pra aguentar tudo.
Valew mesmo Ale.Sem uma lista dessa nas mãos é capaz de eu gastar 2 vezes mais pra ter as mesmas coisas.....

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2006, 23:36:57 »
Velho, compra AMD, sai tudo bem mais barato que INTEL..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Maio de 2006, 23:42:01 »
Palpitando na lista do Alê:

Eu não compraria nada da Intel hoje. Só compraria o Conroe, que vai ficar fodíssimo e só vai ser lançado semestre que vem, os processadores atuais da intel são inferiores aos da AMD além de mais caros.

Também não compraria um monitor CRT, parece que o Windows Vista ficará muito ruim em monitores CRT.

Sinceramente, não compraria um PC agora. Esperaria sair a nova geração de processadores da Intel, o Directx 10 e o Windows Vista.

Mas isso depende também do quanto você quer gastar LB...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 31 de Maio de 2006, 01:00:26 »
A patroa, que entende mais de PC do que eu, perguntou que cooler (eu tive que perguntar o que era isso) eu devo usar, pra aguentar tudo.
Valew mesmo Ale.Sem uma lista dessa nas mãos é capaz de eu gastar 2 vezes mais pra ter as mesmas coisas.....
Cooler? Geralmente quando se compra um processador, ele já vem com um. Mas se quiser coolers melhores, existem marcas que prometem menos barulho e mais poder de resfriamento, como a Cooler Master.

Alguns gabinetes também possuem ventoínhas a mais, que podem ajudar a dispersar o calor de dentro da CPU.

Se quiser gastar mesmo, existem Water Coolers muito invocados, criados pela Cooler Master, com display e tudo mais. Tudo bem caro, mas permite fazer excelentes Overclocks nas máquinas.

Eu não recomendo fazer overclocks porque é um tanto arriscado para a máquina e diminui a vida útil das peças.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 31 de Maio de 2006, 01:04:35 »
Velho, compra AMD, sai tudo bem mais barato que INTEL..
Realmente os produtos da AMD são bem mais baratos do que os da Intel. Mas os processadores da Intel duram mais tempo do que os da AMD. Já trabalhei em loja de informática com "suporte técnico" e quase todos os PCs que dão problema no processador têm processadores da AMD. AMD vende mais, mas na loja também tinha bastante saída de Pentium Celeron e estes quase nunca davam problemas.

Quando se compra uma coisa, não se vai só pelo desempenho, mas também pela durabilidade.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 31 de Maio de 2006, 01:11:54 »
Eu não compraria nada da Intel hoje. Só compraria o Conroe, que vai ficar fodíssimo e só vai ser lançado semestre que vem, os processadores atuais da intel são inferiores aos da AMD além de mais caros.

Aí é com o Barata. Ele compra o que ele quiser. Eu só dou a minha opinião.

Também não compraria um monitor CRT, parece que o Windows Vista ficará muito ruim em monitores CRT.

Como assim? Monitores CRT sempre tiveram excelente qualidade de exibição. São os monitores LCD que vivem tendo problemas por terem um número fixo de pixels na tela. A qualidade é determinada pelo que você compra, capacidade de exibição, velocidade de atualização da tela, etc.

Se for por causa do ClearType, saiba que você pode muito bem usar ele com monitores CRT e, se tiver o Windows XP, pode usar agora mesmo.

Sinceramente, não compraria um PC agora. Esperaria sair a nova geração de processadores da Intel, o Directx 10 e o Windows Vista.

Mas isso depende também do quanto você quer gastar LB...

Eu não esperaria por novas tecnologias, pois estas demoram até se consolidarem no mercado. Assim que aparecem, surgem com muitos problemas de compatibilidade.

Sobre o Windows Vista, ele vai ser feito para rodar em máquinas que existem hoje. Se o que preocupa é o uso da placa de vídeo, saiba que provavelmente haverão atualizações de firmware que permitirão usar as que existem hoje com o padrão DirectX 10. Claro que quanto mais nova, mais fácil dela ser compatível com o padrão.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #21 Online: 31 de Maio de 2006, 09:01:39 »
O Windows Vista terá suporte para 64 bits? Eu comprei um PC outubro passado: atlhon 64 3.2, 739 pinus se nao me engano, HD 7.800 Sata de 80Gb, placa Asus, 1Gb de Ram, gravador de DVD, placa de vídeo G force FX 250 mb, torre sattélite mesmo e só. Na época custou dois mil reais... (só a torre).

(PC com nota fiscal)
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 09:04:08 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 31 de Maio de 2006, 11:29:51 »
Aí é com o Barata. Ele compra o que ele quiser. Eu só dou a minha opinião.
Isso é, eu também só dei a minha.

Como assim? Monitores CRT sempre tiveram excelente qualidade de exibição. São os monitores LCD que vivem tendo problemas por terem um número fixo de pixels na tela. A qualidade é determinada pelo que você compra, capacidade de exibição, velocidade de atualização da tela, etc.

Se for por causa do ClearType, saiba que você pode muito bem usar ele com monitores CRT e, se tiver o Windows XP, pode usar agora mesmo.
http://www.firingsquad.com/hardware/windows_vista_hdcp_lcd_roundup/

Embora o CRT realmente seja melhor, parece que a indústria está forçando o usuário a migrar para o LCD.

Eu não esperaria por novas tecnologias, pois estas demoram até se consolidarem no mercado. Assim que aparecem, surgem com muitos problemas de compatibilidade.
O problema é comprar um PC hoje, ele durar 2 anos, e comprar um PC daqui 6 meses, e ele durar 3 ou 4.

Sobre o Windows Vista, ele vai ser feito para rodar em máquinas que existem hoje. Se o que preocupa é o uso da placa de vídeo, saiba que provavelmente haverão atualizações de firmware que permitirão usar as que existem hoje com o padrão DirectX 10. Claro que quanto mais nova, mais fácil dela ser compatível com o padrão.
Não sei, parece que o Directx 10 não vai ser retro-compatível... Também acho difícil lançarem atualização de firmware, é provável que eles forcem o usuário a comprar novas placas com suporte ao DX novo.

E isso tudo é se o LB quiser um pc muito fodasso, pra rodar jogos top de linha, estar preparado para o Windows Vista e tal... Se ele não estiver preocupado com tudo isso, um Atlhon 64 tá de bom tamanho.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 31 de Maio de 2006, 11:32:51 »
O Windows Vista terá suporte para 64 bits? Eu comprei um PC outubro passado: atlhon 64 3.2, 739 pinus se nao me engano, HD 7.800 Sata de 80Gb, placa Asus, 1Gb de Ram, gravador de DVD, placa de vídeo G force FX 250 mb, torre sattélite mesmo e só. Na época custou dois mil reais... (só a torre).
A "configuração mínima", segundo a microsoft, é um processador de 800mhz, 512 de ram e 15gb livres de hd...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!