Nada contra a contribuição... não vai mudar nunca...
Acho melhor trabalhar na parte de "Cadê o dinheiro que a gente entregou? Me devolve já na forma de investimentos em educação, saúde e infra-estrutura"... É mais construtivo...
Também!
Mas eu poderia poder substituir a previdência estatal por uma privada por minha conta e risco, não? Afinal, o dinheiro é meu!
É... mas depois tem toda aquela questão de você e sua previdência privada não darem certo, você fica velho, aposentado, sem dinheiro e o Estado vai ter que te sustentar...
Acho que, por enquanto, na mentalidade e condição atual do brasileiro médio que torra o salário inteiro e no fim do mês já tá no aperto de novo (não estou discutindo que o cara precisa ou não torrar o dinheiro, mas o brasileiro não tem uma cultura de poupança como os americanos por exemplo, e sim uma de ganhar e gastar dos portugueses...), essa forma de previdência é a única viável...
Para mudarmos, teríamos que educar nossos filhos a pensar diferente, ensinar sobre economia desde pequenos e depois de umas 3 gerações, podíamos mudar algo...