Autor Tópico: Crime virtual atinge 1% dos internautas, diz estudo  (Lida 695 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Crime virtual atinge 1% dos internautas, diz estudo
« Online: 02 de Junho de 2006, 11:39:57 »

Os crimes virtuais atingem cerca de 0,94% dos internautas brasileiros, segundo um estudo realizado pelo Instituto Ipsos e divulgado nesta quinta-feira pelo Movimento Internet Segura. A pesquisa tem como base entrevistas feitas com 2.085 pessoas.

A maior incidência de ataques entre as vítimas está ligada a códigos maliciosos que resultam em acessos não-autorizados por parte de piratas virtuais.

Muitas vezes, estas pragas utilizam um golpe conhecido como phishing scam. A estratégia oferece, via e-mail, download de arquivos ou links que baixam no computador da vítima um software espião --este programa rouba informações, repassando-as a pessoas mal-intencionadas.

"Muitas pessoas deixam de realizar transações on-line por medo e, ao mesmo tempo, não levam em consideração os riscos de se realizar as mesmas operações no mundo físico", afirma Carolina Aranha, coordenadora do Movimento Internet Segura, com base na pesquisa do Instituto Ipsos.

Apesar de a porcentagem indicada no estudo ser baixa, as fraudes via meios eletrônicos causaram, em 2005, um prejuízo recorde de R$ 300 milhões a instituições financeiras (bancos e administradoras de cartões) no Brasil. Clique aqui e veja como se proteger de golpes virtuais.

É um numero baixo, levando em conta o nivel de internautas q temos no brasil (quem ja trabalhou com suporte tecnico, sabe oq estou falando)
menos de 1%...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Crime virtual atinge 1% dos internautas, diz estudo
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2006, 14:33:32 »
Fonte?

Acho esse 1% meio fora da realidade. Todo mundo clica no maldito .exe que vem no e-mail.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2006, 15:24:05 »
Fonte?

Acho esse 1% meio fora da realidade. Todo mundo clica no maldito .exe que vem no e-mail.

Todo mundo quem cara palida?
"The patient refused an autopsy."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2006, 15:26:45 »
Hipérbole.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2006, 15:27:48 »
Sei lá, passa na TV direto como evitar esses golpes, acho que vem caindo o número de patos. Mas também concordo que 1% é um pouco fora da realidade.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2006, 16:08:09 »
ué, mas justamente porque as pessoas têm medo que o número é baixo. se todos fizessem uso de internet banking, o número seria com certeza um pouco maior.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2006, 19:40:06 »
Fonte?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20109.shtml

foi mal... esqueci

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2006, 19:41:07 »
ué, mas justamente porque as pessoas têm medo que o número é baixo. se todos fizessem uso de internet banking, o número seria com certeza um pouco maior.

Eu uso direto o internet banking...

E nunca tive problemas com eles.

E acho q realmente tem q ser mto pato, pra cair naqueles e-mail de "atualize seu cadastro"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2006, 22:58:20 »
Cara, muita gente clica naquilo.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2006, 11:52:02 »
1%, em números absolutos, é muita gente, se pensar.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2006, 04:21:41 »
Os crimes virtuais atingem cerca de 0,94% dos internautas

Acho que depende do "atingem".

Se for baseado em roubo de senhas bancárias pode até estar certo.

Mas se for baseado em computadores infectados o numero é maior com certeza.

70% dos computadores dos meu colegas e lanhouses que eu visito tem vírus ou qualquer outro tipo de programa espião.

Dando uma espiada nos foruns que ajudam na remoção de vírus como Fórum do Baboo e Linha Defensiva pode constatar que o numero é bem grande, isso sem contar as pessoas que nem sabem que esses foruns existem.

Também acho estranho perguntar para uma pessoa que não sabe nem diferenciar vírus de programa legítimo se ela foi infectada.

Pra min 70% dos computadores domésticos de hoje tem algum programa espião instalado.
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!