no poodle eu dou uma bica
brincadeira
Falndo sério agora, quanto a cães de grande porte, eu me preocupo menos com os que passeiam, e mais com os que ficam presos. Esses pelo menos tem contato com outras pessoas, não ficam enjaulados sem contatos com estranhos. O pior mesmo são aqueles cachorros que, pra proteger uma residência, ficam completamente isolados, como medida pra que o animal seja completamente agressivo a estranhos, e quando num acidente o animal foge, simplesmente estraçalha uma criança de 2/3 anos. Um cara que cria um animal nessas condições deveria ser responsabilizado :\
Não entendo muito de adestramento, mas acho que é perfeitamente possível conciliar as duas coisas, "docilidade" p/ com estranhos na presença do dono e a vigilância quando necessária. Então, pra cães de grande porte, deveriam obrigar as pessoas a adestrar o cão. pro dono exercer o mínimo de controle.
Acho que as focinheiras não são o caminho adequado, melhor seria se conscientizassem os donos, e punir os casos onde houvesse abuso e/ou prática irresponsável
ps: errr.... eu falei
conscientização? esquece, proibe tudo, até vira-lata.