Autor Tópico: Mega cratera sobre o gelo Antártico  (Lida 2287 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Mega cratera sobre o gelo Antártico
« Online: 02 de Junho de 2006, 17:53:40 »
Cientistas encontraram evidências do impacto de um meteoro bem maior do que aquele que se acredita ser o responsável pela extinção dos dinossauros (Chicxulub, localizada no estado de Yucatán, no México).

A cratera de 300 milhas, na região leste do continente Antártico é estimada como tendo sido criada há 250 milhões de anos, coincidindo com a extinção em massa do período Permiano-Triássico.

Sugere-se também que tal evento pode ter dado início à quebra do supercontinente Gondwano, através de uma onda tectônica que teria empurrado para mais a norte o que é hoje o continente Australiano.
O supercontinente do sul Gondwana incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seychelles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledónia
Foi formado durante o período Jurássico Superior há cerca de 200 milhões de anos atrás pela separação do Pangea. Os outros continentes nessa altura -- América do Norte e Eurásia-- ainda estavam ligados, formando o supercontinente do norte, Laurásia.

Abaixo, imagem de radar da região, com a cratera marcada pelo círculo.
Embaixo, à direita da imagem, círculo em escala de Chicxulub, para comparação.

Mais detalhes em: http://www.spaceref.com/news/viewpr.html?pid=19996
« Última modificação: 02 de Junho de 2006, 17:55:47 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Mega cratera sobre o gelo Antártico
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2006, 19:55:17 »
Q interessante!

Será q finalmente teremos certeza sovre oq causou a extinsão dos Dinossauros??

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2006, 20:51:47 »
Diego, a extinção dos dinossauros se deu muito depois, por volta de 70 milhões de anos atrás, e deve mesmo ter tido como a (ou uma das mais importantes) causa o impacto em Yukatan.

Esse impacto da matéria acima seria responsável por uma extinção em massa há 250 milhões de anos, conhecida como grande extinção do Permiano.
"Por quê?"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2006, 20:53:33 »
Diego, a extinção dos dinossauros se deu muito depois, por volta de 70 milhões de anos atrás, e deve mesmo ter tido como a (ou uma das mais importantes) causa o impacto em Yukatan.

Esse impacto da matéria acima seria responsável por uma extinção em massa há 250 milhões de anos, conhecida como grande extinção do Permiano.

hahaha, isso q dar fazer uma leitura dinamica do texto...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2006, 21:12:31 »
E só completando.
Supõe-se que essa extinção do Permiano teria aberto caminho para a ascensão dos dinossauros.

Dados preliminares indicam que a cratera de 450 km deva estar sob 2 km de gelo.

O objetivo agora é ir até lá colher amostras das rochas.
« Última modificação: 02 de Junho de 2006, 21:14:11 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2006, 05:21:18 »

hahaha, isso q dar fazer uma leitura dinamica do texto...

técnicas americanas de leitura.. que porra é essa, alguém sabe?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2006, 10:34:38 »
"A cratera de 300 milhas, na região leste do continente Antártico é estimada como tendo sido criada há 250 milhões de anos, coincidindo com a extinção em massa do período Permiano-Triássico."

Prefiro esperar mais alicerces.

APODman

• Visitante
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2006, 17:00:46 »
Incrível esta descoberta.

Já faz algum tempo que a possibilidade de que uma megacolisão não tenha sido a única responsável pela extinção do Permiano. Isto pq ao contrário da extinção do Cretáceo não existem evidências geológicas globais marcantes como a camada anormal de Irídio, presença de Helio 3 ou ósmio no período correspondente a extinção do permiano.

A proposta lider é referente as "Siberian Traps", um imenso derramamento basaltico na região da Sibéria com cerca de 200.000 km2 de área. Não se tratou da erupção de vulcões isolados mas de uma única e continua megaerupção na região onde a crosta da Terra simplesmente se rompeu criando uma gigantesca fissura por onde ocorreu o imenso derramento de lava e a liberação de bilhares de toneladas gases vulcânicos por um período de milhares a milhões de anos.

Isto gerou um efeito estufa considerável que estima-se tenha elevado a temperatura do planeta em até 5oC.

Tal aumento de temperatura atmosférica ocasionou o aumento da temperatura dos oceanos ocasionado a liberação do metano de regiões do solo oceânico onde ele se acumula na forma de algo similar a um "sal".

A liberação deste metano acentuou ainda mais o efeito estufa, aumentando a temperatura da Terra em 10oC. Isto foi obviamente fatal a maioria dos seres vivos com a destruição de boa parte dos ecossistemas.

Mas o que disparou as Siberians Traps ?

Ai entraria a megacolisão meteoritica. O problema é que não existiam registros de uma colisão do porte e na época esperados para ocasionar tamanha alteração geológica.

Pelo menos até agora. ;)

[ ]´s
« Última modificação: 04 de Junho de 2006, 17:10:49 por APODman »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2006, 17:42:59 »
É uma correlação interessantíssima essa da Megacolisão x "Siberian Traps"!

A missão de coleta de amostras é que vai ser "coisa do outro mundo".

Parece que são 2 km abaixo da superfície de gelo, e isso num local de condições extremas.
É coisa para Missão Impossível.
"Por quê?"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2006, 20:40:08 »

Parece que são 2 km abaixo da superfície de gelo, e isso num local de condições extremas.

Chuck Norris prometeu ajudar...

Ele disse que embreve irá precisar de algumas pedrinhas gelo pra colocar no seu Whisky.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2006, 12:29:23 »

Chuck Norris prometeu ajudar...

Ele disse que embreve irá precisar de algumas pedrinhas gelo pra colocar no seu Whisky.

Silvio Santos parece ter se interessado também. Segundo ele o escoamento de mercadoria da sua nova empreitada, vender gelo aos esquimós, está superior ao esperado, sendo assim para não faltar gelo ele estára participando das escavações.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Março de 2011, 23:20:24 »
Quase 5 anos já se passaram e ainda não foi possível confirmar que Wilkes Land seja realmente uma cratera de impacto, que seria, então, a maior já identificada no planeta Terra.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!