Esses dados não fazem de nossa Galáxia algo fora do padrão normal. Porém, vem elucidar uma dúvida que persistia há anos.
Hubble dividiu as galáxias em duas categorias principais:
• galáxias elípticas: são formadas apenas por um bojo; elas não possuem qualquer forma de disco; não possuem qualquer vestigio de braço espiral; quase nenhum gás é observado
• galáxias espirais: apresentam uma estrutura externa espiral; mostram braços espirais que se enrolam em torno de uma região central que é o seu núcleo; em torno desta grande estrutura de braços e núcleo temos toda uma região aproximadamente esférica, que envolve totalmente a galáxia, e que chamamos de halo.
• com uma terceira categoria, as galáxias irregulares, utilizada para agrupar todas aquelas galáxias que, de algum modo, desafiavam a classificação regular, não mostrando as características marcantes das galáxias elípticas ou espirais.
No entanto, as galáxias espirais não são todas iguais. Algumas apresentam braços espirais muito abertos enquanto que em outras os braços são muito apertados em torno do núcleo. Algumas delas têm núcleos muito grandes enquanto que em outras a região central é bastante pequena.
Para ajudar no estudo das propriedades físicas das galáxias espirais, Hubble as dividiu em três classes com a seguinte denominação: Sa, Sb, Sc .
Além disso algumas galáxias espirais mostram, além das estruturas citadas acima, uma "barra" que parece cruzar sua região central. Estas galáxias formam uma seqüência paralela às galáxias espirais e, devido à presença desta "barra" são chamadas de galáxias espirais barradas. As galáxias espirais barradas são classificadas como: SBa, SBb, SBc.
Um detalhe: após ter completado seu esquema de classificação, Hubble notou que era necessária uma outra classe, intermediária entre as galáxias elípticas e as galáxias espirais, barradas ou não.
Estas novas galáxias são classificadas como galáxias lenticulares e recebem a sigla S0 e SB0 dependendo de ter (SB0) ou não (SO) uma barra. Do mesmo modo que as galáxias espirais, as galáxias lenticulares contém um disco mas, como as galáxias elípticas, elas praticamente não têm poeira, gás e braços espirais.