quanto a esses bichos da escuridão serem todos bracos, sem pigmentação, já acho que não têm muito como explicar por seleção natural positiva ou negativa, a menos que novamente, se supusesse que a não fabricação à toa de pigmentação fosse uma economia vantajosa o suficiente
para o indivíduo ter mais prole que os indivíduos que produzisem pigmentação.
Não acho que haja toda essa vantagem em economia no desenvolvimento, para olhos ou para pigmentação... para olhos, acho que o principal é que eles são frágeis, e podem causar lesões e seleção negativa, quanto maiores forem; e para pigmentação, acho que ela simplesmente pode "degradar" geneticamente e não diminuir em nada a adaptação. Simplesmente porque as mutações tendem a "desfazer" mais do que a fazer as coisas, haveria uma propensão geral a eventualmente não restarem mais organismos com genes intactos para produzir pigmento. Acho que seria isso, a menos que se confirmasse que essa descoloração foi muito rápida, foi selecionada positivamente, ou que a pigmentação era selecionada negativamente.
Outra coisa que eu não entendi é como é que a fêmea cega consegue descobrir um macho tbm cego e portanto ter filhotes também cegos e mais adequados ao lugar em que vivem. Isso é até engraçado de pensar. Não precisam responder.
Mas vou mesmo assim.... bem, isso mais provavelmente não acontece mesmo... os acasalamentos devem ser aleatórios quanto a isso, em termos de seleção sexual. Mas a seleção natural mesmo, supondo que ter olhos fosse desvantajoso, já cuidaria para que fossem mais prováveis acasalamentos entre indivíduos sem olhos, ou com olhos menores, porque esses existiram em maior quantidade na idade reprodutiva. (isso principalmente supondo uma desvantagem seletiva em se ter olhos, do que uma vantagem seletiva em não tê-los, mas também funciona um pouco no último caso)
Poderia ser que nem existissem indivíduos com olhos muito diferentes convivendo lado a lado para se reproduzirem, dependendo de quão gradual tiver sido.
E de qualquer forma, quando indivíduos com diferentes olhos (ou um com e outro sem, se isso tiver ocorrido) eventualmente acasalassem, isso de qualquer forma ainda produziria tanto prole com genes com e sem olhos, talvez resultando em uns com olhos intactos, outros sem olhos, outros com olhos mais-ou-menos... aí a seleção natural se daria com eles, do mesmo modo...
o olfato se desenvolve paralelamente a isso
A relação é direta? Ou seja, perda de visão acarreta melhora olfativa?
Isso depende de casa caso em questão, de como é que funciona o sistema nervoso do bicho, desenvolvimento em relação aos genes que tivessem efeito de perder a visão, etc...