Autor Tópico: Para quem estuda Direito: dúvida sobre avaliação de Ensino Superior  (Lida 879 vezes)

Offline ArcBeetle

• Nível 06
  • *
Olá.

Fiquei com uma dúvida após um caso ocorrido na faculdade, no curso de Jornalismo.
Em uma matéria sobre Mundo Comtemporâneo, a professora fez uma avaliação baseada em material escrito na língua espanhola. Sua alegação foi a de que não existe material em português sobre esse assunto. Mesmo assim alguns alunos foram contra pelo fato de, mesmo sendo parecida com o português, a língua espanhola possui palavras diferenciadas, falsos cognatos, e ninguém é obrigado a saber outra língua.

Sei que algumas faculdades cobram outros idiomas. Mas a pergunta é: se no contrato a Faculdade não fez qualquer exigência sobre o domínio de línguas estrangeiras, ela tem o direito de fazer uma avaliação oferecendo para tal uma bibliografia de língua estrangeira?

Obrigado.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Para quem estuda Direito: dúvida sobre avaliação de Ensino Superior
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2006, 21:46:53 »
Eu não estudo Direito, mas vou dar minha opinião.

Penso que essa questão é determinada pela professora. A bibliografia é determinada por ela. Apenas acho que a questão deveria ser transacionada com os alunos.
Quando fiz Economia, a maioria do textos eram em Inglês, e bem pesados.
Fazíamos uma vaquinha para contratar os serviços de um tradutor especializado.

O que não pode é perder conteúdo em função dessa limitação. Ainda mais hoje em dia. Quem não souber, ainda que de leve, pelo menos mais dois idiomas, não consegue acompanhar praticamente nenhuma área de conhecimento.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2006, 22:53:19 »
Manual do Aluno: Revisão de provas / banca examinadora.

Tem algo neste sentido?

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2006, 22:55:56 »
Já acho eu que um jornalista que pretende ser alguma coisa, qualquer coisa, na vida, NÃO PODE passar sem línguas estrangeiras e quanto mais melhor. É legal, porém, que o professor negocie, proponha leituras alternativas e tudo o mais.

MAS isso de "ninguém é obrigado a saber ler" é coisa de gente incompetente e folgada. Diz pra pararem de resmungar e comprarem um dicionário, os Michaelis são bons e baratos.
Mesmo quem é completamente ignorante em espanhol não consulta mais de 10% das palavras do texto.

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2006, 23:13:25 »
No entanto, normalmente há prova de língua estrangeira nos vestibulares.

Minha opinião: não há material disponível na nossa língua então usa-se o que estiver disponível - normalmente inglês ou espanhol. Deixar de ver algo novo por não ter material didático na língua é retrocesso.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2006, 23:15:35 »
No entanto, normalmente há prova de língua estrangeira nos vestibulares.

Bem lembrado!
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2006, 23:46:50 »
já pediram bibliografia em espanhol pra mim, e já vi gente xerocando revistas italianas de direito. creio ser assim no mundo acadêmico há tempos, e muitas vezes não há mesmo material em português.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline ArcBeetle

• Nível 06
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2006, 23:56:48 »
Eu concordo. Inclusive minha monografia do final de curso tem como objeto um jornal britânico. Essa dúvida me veio pelo fato de terem falado em processo (pra variar, sempre falam disso  ;P). Como não conheço nenhum advogado (não que eu saiba) postei aqui para ver de que forma isso é resolvido no campo de Direito. Já fomos prejudicados no curso uma vez porque a mãe de uma aluna era juíza e ameaçou entrar com um processo porque a grade foi montada de forma que o último semestre tivesse apenas a monografia. Lembrando desse fato, eu fiquei na dúvida se seria possível que nosso seminário fosse cancelado por isso.

Na questão de consciência eu não vejo nada demais. O problema é a questão judicial. Consultei um professor universitário e ele me disse que o professor deve colocar no plano da disciplina que a matéria exige o conhecimento do espanhol. Isso não foi feito.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2006, 00:02:15 »
Não dá para dialogar com a Professora?
Seria o mais adequado.
"Por quê?"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2006, 08:31:35 »
É dificil dizer. Tem de ver o ementário da matéria e tal. É aquele tipo de questão que vai depender do que um juiz acha, tem argumentos para os dois lados. Em tese ninguém é obrigado a saber duas linguas, e como é uma prova, pode ser que seja suspensa judicialmente. Mas seria correto primeiro que os alunos protocolassem um requerimento na faculdade primeiro, cobrando explicações ou medidas contra a tal prova com texto em espanhol. A medida judicial deveria ser tomada com base na resposta da faculdade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2006, 09:53:54 »
É dificil dizer. Tem de ver o ementário da matéria e tal. É aquele tipo de questão que vai depender do que um juiz acha, tem argumentos para os dois lados. Em tese ninguém é obrigado a saber duas linguas, e como é uma prova, pode ser que seja suspensa judicialmente. Mas seria correto primeiro que os alunos protocolassem um requerimento na faculdade primeiro, cobrando explicações ou medidas contra a tal prova com texto em espanhol. A medida judicial deveria ser tomada com base na resposta da faculdade.

Concordo...
No 3º ou 4º período tivemos uma prova de filosofia em que a bibliografia era jum livro em francês, latim e espanhol. Acabei conseguindo ler mais ou menos e fui bem na prova. Muita gente reclamou, mas o argumento da professora foi mais ou menos esse mesmo. Sem essa leitura, ficaríamos extremamente prejudicados...

Só tem tu, vai tu mesmo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2006, 00:35:45 »
Pois é. Tem coisas que não dá para esperar traduções. Ainda mais se são coisas que não geram tanto lucro para as editoras...

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2006, 18:13:49 »
Na minha faculdade, temos curso de latim e fizemos prova de língua estrangeira para entrar...

Já li e leio muitos textos em espanhol. Muitos em inglês e italiano. Francês eu não entendo... Latim geralmente entendo, mas nem sempre o significado literal é o jurídico... :o O espanhol jurídico não é difícil de ser entendido, não há tantos "falsos amigos", e a linguagem é muito técnica. Eu recorro à "madre de los burros" :D quando necessito..

Vai depender do seu curso... Se for Direito, é melhor você aprender pelo menos um idioma extra - e noções de Latim. E mesmo livros de autores brasileiros como Miguel Reale possuem passagens em Latim, Espanhol, Inglês, Alemão e Francês sem tradução: Se vc não souber, não vai saber ou vai ter que perguntar a alguém... :/

Quando eu não entendo, corro para os colegas que entenderam e ajudo sempre que posso. É melhor se juntar aos colegas, descobrindo a habilidade de cada um em idiomas e fazer uma coolaboração entre vocês, para que todos tenham acesso ao significado dos textos... :ok:
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2006, 23:38:11 »
Sou só eu que acha essa coisa de latinismos dos advogados ridículo?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2006, 08:26:05 »

Eu também achava...
Mas é tão legal!!!! :lol:

Mas acho que com o passar do tempo, alguns advogados já estão deixando de usar os termos... os que restaram são mesmo aqueles mais importantes... ou que já estão bem integrados à liguagem jurídica...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Junho de 2006, 09:47:16 »

Eu não gosto muito do latim no Direito, mas o fato é que se você fala um conceito em latim para um juiz, provavelmente ele o verá como um advogado respeitável... E alguns juízes escrevem parte de sentenças em latim, geralmente no Direito Civil, derivado do Direito Romano... Eles adoram relembrar os conceitos romanos tal como eles eram falados. E se alguém falar latim errado no tribunal... IH! Se deu mal...
:chorao:

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Junho de 2006, 09:48:59 »
Aliás, habeas data e habeas corpus são palavras latinas utilizadas em nossa legislação! Não dá para escapar... :o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!