O que é a desinformação!
Para mim, esse assunto merece sérias reflexões.
O Estadão (tomei como exemplo) publicou, corretamente, a seguinte notícia:
ESA divulga foto de vulcão de 5 km em Marte

PARIS - Imagens produzidas pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Européia (ESA) mostram a caldeira do vulcão Apollinaris Patera, um gigante de 5 km no hemisfério sul de Marte, a noroeste da Cratera Gusev. A Gusev está sendo explorada pelo robô Spirit, da Nasa.
O vulcão tem uma base de 180 km por 280 km. Sua caldeira tem a forma de uma grande cratera, com aproximadamente 80 km de diâmetro e até 1 km de profundidade. Caldeiras vulcânicas formam-se quando o vulcão explode ou quando o cone vulcânico desmorona.
Quando a imagem foi feita, o terreno estava parcialmente coberto por nuvens finas. Na foto colorizada, essas nuvens aparecem tingidas de azul. A região norte da imagem (no alto do quadro - o norte está voltado para a direita) caracteriza-se por um material mais brilhante, que parece depositado em camadas e pode ser o resultado de um processo sedimentar.
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/jun/09/165.htmJá o conceituado jornal espanhol El Mundo, dá a seguinte bola fora sobre a mesma questão:
UNA IMAGEN CAPTADA POR LA NAVE 'VENUS EXPRESS'
La Agencia Espacial Europea fotografía un volcán de Venus de cinco kilómetros de altura
EFE
FRÁNCFORT (ALEMANIA).- La Agencia Espacial Europea (ESA) ha publicado unas imágenes del volcán venusiano Apollinaris Patera, de cinco kilómetros de altura y situado en el hemisferio sur de Venus.
Según informó la ESA en su página web, las fotografías han sido tomadas por los instrumentos que lleva a bordo la nave europea 'Venus Express', que desde el 11 de abril se encuentra en la órbita del planeta más cercano a la Tierra para estudiarlo.
(...)
http://www.elmundo.es/elmundo/2006/06/09/ciencia/1149870052.html