Os Mini-Dinossauros das Montanhas Harz
09-06-2006
Quando se encontraram fósseis de um pequeno dinossauro em um sítio no limite norte das Montanhas Harz (Alemanha) em 1998, supôs-se inicialmente que eram restos de um grupo de dinossauros jovens. Porém, o paleontólogo de Bonn, o Dr. Martin Sander, descobriu recentemente que a micro estrutura dos ossos, faz com que, muito provavelmente, os animais implicados fossem adultos – uma sensação científica: com um peso máximo estimado de uma tonelada, apenas a metade do peso de seus parentes mais próximos, os braquiossauros, e, portanto, os menores dos dinossauros gigantes que jamais foram encontrados.
O estudo foi publicado na edição de 08 de junho da revista Nature.
(...)

Os ossos do fóssil de 150 milhões de anos haviam sido considerados como uma raridade científica já antes deste novo desdobramento: há 150 milhões de anos, grandes partes de Alemanha estavam embaixo da água. Havia só umas quantas ilhas que emergiam sobre o nível do mar. Os dinossauros, sem dúvida, são animais terrestres, e por isso descobertas de fósseis de dinossauros são raros na Alemanha.
(...)
A situação destas ilhas bem podem ser a razão em função da qual evolucionaram os 'dinossauros pigmeus': quando o nível do mar cresceu, inundando máis e máis terras, os recursos alimentícios se tornaram escassos. 'O resultado foi uma enorme pressão evolutiva: animais menores que necessitavam menos comidas teriam melhores oportunidades de sobreviver', explica Nil Knötschke do Dinopark em Münchehagen. 'Um encolhimento como este devido a um redução no alimento disponível pode ter lugar com extrema rapidez, às vezes em 10 ou 20 geracões', conclui o Dr. Sender. Na Grã Bretanha, conclui, foram introduzidos cervos nas Shetlands que em um curto período evolucionaram a uma espécie anã de cervos.
Matéria completa em:
http://www.physorg.com/news68905641.html