A imprensa européia está reportando a queda de um meteorito, na quarta-feira passada, na Noruega que deve ter cerca de 12,0 kg, e entre 3,0 e 6,0 metros.
[...]
De três a seis metros de quê? Comprimento, largura, diâmetro? É uma informação muito vaga.
E acho estranho que um meteorito deste tamanho tenha apenas 12 a 90 kg. Qual seria a composição dele para ter uma massa tão pequena?
Um siderito ou um siderólito certamente não é, pois a densidade média deles faria com que este meteorito tivesse uma massa bem maior. Ele poderia ser um condrito ou um acondrito do tipo carbonáceo, mas mesmo assim eu estimo que a massa seria bem maior para um meteorito que tem pelo menos 3 metros de... sei lá o quê.
E a foto do lugar de impacto, mostrada abaixo, é suspeita para se dizer o mínimo.

Não há nenhum sinal aparente de rocha calcinada, o que é estranho, pois um objeto celeste com dezenas a centenas de kg impactando a uma velocidade de centenas a milhares de km/h deveria deixar algum vestígio deste tipo.
As rochas do local apresentam um padrão de fraturamento típico de esforços distensivos, em especial as fraturas e falhas que ocorrem paralela a subparalelamente à atual superfície de denudação, que refletem justamente o alívio de carga pela remoção de material sotoposto.
Eu interpretaria a feição como sendo um deslizamento de blocos de rocha que se desprendeu do maciço principal nos planos de fratura por causa de uma erosão causada pela variação térmica do local ao longo de muitos anos.
Sinceramente, isto está parecendo um engodo sensacionalista.