Autor Tópico: Dor da morte  (Lida 2033 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Dor da morte
« Online: 17 de Junho de 2006, 21:51:48 »
       Há algum tempo atrás, um garoto de oito anos que eu conheço perdeu o pai, que morreu num acidente de carro. No dia do enterro, o garoto não derramou uma lágrima, foi como se nada tivesse acontecido. Porém, uma semana depois o garoto passou um dia inteiro chorando. A conlusão que eu cheguei foi a de que "caiu a ficha" e o garoto percebeu que morte significa nunca mais convivência, nunca mais contato, nunca mais conversar com a pessoa que morreu. Mas depois eu pensei no seguinte: Se uma pessoa que eu gosto muito fosse morar no planeta Marte ( só como hipótese ) e nunca mais eu pudesse conviver, ter contato e conversar com essa pessoa, mas tivesse certeza de que ela está bem, eu não ficaria triste como se essa pessoa tivesse morrido. Gostaria de ouvir a opinião de vocês. Afinal, da onde vem a dor pela morte de um ente querido?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Dor da morte
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2006, 22:44:57 »
É... ter a certeza que nunca verei uma pessoa querida... dói bastante...

O que voce está dizendo é justamente a "explicação" que o ser humano quer ouvir para poder suportar essa perda, isto é, que o ente querido morreu para "esse mundo" e nos veremos "no outro mundo".

Pensar assim é como tomar um daqueles remédios para acalmar os nervos... ficar dopado e não sentir nada... não sentir a dor da morte...

A religião é a caixinha de remédios para os que não querem sentir essas dores...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2006, 22:58:53 »
Minha opinião é que a "dor da morte" é um sentimento basicamente egoísta, sentimos tristeza pela falta que essa pessoa irá fazer para nós.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2006, 23:01:26 »
E no caso de Marte, por mais difícil que possa ser, a possibilidade de um reencontro é real.
Isso amortece a dor da separação, pois pode-se contar, racionalmente, com uma expectativa de superá-la.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2006, 23:03:52 »
Minha opinião é que a "dor da morte" é um sentimento basicamente egoísta, sentimos tristeza pela falta que essa pessoa irá fazer para nós.

Também penso assim. Já tive a experiência de perdas familiares bastante fortes, e com o tempo percebi que o que mais dói é o fato de termos perdido os momentos de prazer que a presença de um ente querido nos dá.
Em suma, estamos mais preocupados com o nosso bem-estar.
E não vejo nada de errado nisso. É uma reação super natural, mas que muitos vêem como culpa, e mesmo não o admitem.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2006, 23:10:46 »
Por esse raciocínio, todos os sentimentos são egoístas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2006, 00:43:50 »
No fundo, todos os sentimentos são egoístas. Todos sem excessão.

O problema está quando as pessoas acham que isso é ruim. Não é ruim, só faz parte da natureza. Todos tem a ambição de alcançar um objetivo, então o que há de errado?

É errado sentir falta de uma pessoa que morreu? É errado querer ter um pouco da atenção das pessoas? É errado querer se divertir? É errado querer ajudar as pessoas a não viver no miserê só para que você não tenha que andar no meio dos mendigos?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2006, 00:57:28 »
No fundo, todos os sentimentos são egoístas. Todos sem excessão.

O problema está quando as pessoas acham que isso é ruim. Não é ruim, só faz parte da natureza. Todos tem a ambição de alcançar um objetivo, então o que há de errado?

É errado sentir falta de uma pessoa que morreu? É errado querer ter um pouco da atenção das pessoas? É errado querer se divertir? É errado querer ajudar as pessoas a não viver no miserê só para que você não tenha que andar no meio dos mendigos?
Eu não disse que é errado. Até pelos objetivos do CC, é interessante analisar a origem da "dor da morte". Enquanto que a maioria das pessoas diria que esse sentimento é causado pela preocupação com a pessoa que morreu, em especial com o pós morte (se discordam, prestem atenção em como as pessoas tentam consolar os familiares), o sentimento de perda é muito mais compatível com o fato de que a religiosidade da família não é inversamente proporcional ao sofrimento (e ainda tende ao contrário).
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2006, 03:21:46 »
olha.. quando se perde alguém amado, além da futura não convivência, ainda pesa a consciência por você estar vivo e ele morto, por você poder estar aqui nele pensando e ele.. não ser.
você pode achar a vida um porre, mas toda vez que sente o vento frio na cara, toda vez que passa mal e vomita, toda vez que passa por um momento de euforia.. ué, isso é bom, ainda que seja um momento de dor, você está vivo. mas a pessoa que você amava e que já se foi...

seu amigo em marte, você sabe que ele estaria vivendo a vida, experimentando essas coisas banais que te fazem se sentir vivo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2006, 13:12:21 »
Acho que a dor vem do fato que você nunca mais ira ver a pessoa novamente. Basicamente isso.  :|
Não deseje.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2006, 13:59:24 »
Acho que é no momento da morte de alguém que o lado ateu da pessoa vem à tona... ela nota que, independente do que lhe disseram, ela NUNCA, JAMAIS, vai ter a presença daquela pessoa novamente com ela...

Racionalmente, ela descobre que não existe razão pra pensar no pós-morte... vê que está sozinha e não há "planos superiores"...

Claro, daí vem a anestesia da religião e faz a dor passar...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2006, 17:13:43 »
Claro, daí vem a anestesia da religião e faz a dor passar...
acredite, não faz. nem sei se ameniza... todo mundo sempre tem flashes de ceticismo, e aí vem crises depressivas e essas coisas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2006, 13:48:46 »
"todo mundo sempre tem flashes de ceticismo, e aí vem crises depressivas e essas coisas."

É verdade, malditos flashes. Felizmente coloco o DVD do Cid Moreira com As Mais Belas Passagens da Bííííblia, no Fantáááástico, e aí passa.  :olheira:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2006, 14:56:38 »
Na verdade o tema é complexo demais e, para mim, envolve diversos fatores; os colegas foristas insistiram na idéia de que tal dor é mais rebento de nosso egoísmo, pelas dores, problemas e tudo o mais que NOS ocasionará tal perda. Tal ponto de vista é completamente lógico, podendo ser percebido mediante um exame de consciência lúcido.
Acho que já se falou o suficiente a respeito, e qualquer discurso meu seria apenas redundância (como a observada neste trecho). :P

Citação de: Marcel
Há algum tempo atrás, um garoto de oito anos que eu conheço perdeu o pai, que morreu num acidente de carro. No dia do enterro, o garoto não derramou uma lágrima, foi como se nada tivesse acontecido. Porém, uma semana depois o garoto passou um dia inteiro chorando. A conlusão que eu cheguei foi a de que "caiu a ficha" e o garoto percebeu que morte significa nunca mais convivência, nunca mais contato, nunca mais conversar com a pessoa que morreu. Mas depois eu pensei no seguinte: Se uma pessoa que eu gosto muito fosse morar no planeta Marte ( só como hipótese ) e nunca mais eu pudesse conviver, ter contato e conversar com essa pessoa, mas tivesse certeza de que ela está bem, eu não ficaria triste como se essa pessoa tivesse morrido. Gostaria de ouvir a opinião de vocês. Afinal, da onde vem a dor pela morte de um ente querido?

Fiquei pensando a respeito do ocorrido com esse garoto, e a conclusão mais lúcida a que cheguei foi: tenho de estudar mais... :(  Pareceu-me curioso, e o é. A única explicação que posso tentar dar é baseada no ponto de vista de Cyro dos Anjos, escrito em A menina do sobrado que diz não terem os jovens dores intensas imediatas, mesmo com grandes perdas, mas sim padecimentos que se arrastarão com o tempo, menos dor que reflexão; mas isso é perfeitamente questionável.

No caso da suposta viagem a Marte em contraposição à morte, isso toca em outro ponto do sofrimento com a morte alheia: a compaixão. Em geral há compadecimento das pessoas para com os defuntos, o que inexistirá no caso de alguém que permanecerá viva; no entanto o sofrimento será enorme devido ao cessar da convivência, o que é mais uma evidência do egoísmo de tais dores (porém, quanto à compaixão, tenho dúvidas enormes; às vezes parece-me ela verdadeiro sentimento de altruísmo, somado a alguns elementos egoístas...). Concluindo, o sofrimento pela morte de um ente querido é fruto outrossim de compadecimento nosso.

Posso estar exagerando, dizendo tolices, mas acredito que, um dos motivos pelo qual o falecimento de pessoas próximas nos doa tanto, é que nos atira ao rosto, como inesperado golpe, o fato TERRÍVEL de que nossa hora também chegará  :susto: , arrebatando-nos da habitual confiança ou leveza diante da vida (nesse caso, doenças graves em pessoas próximas provocam efeitos similares).

Citação de: Bruno
olha.. quando se perde alguém amado, além da futura não convivência, ainda pesa a consciência por você estar vivo e ele morto, por você poder estar aqui nele pensando e ele.. não ser.

Peso na consciência?! Não entendi. Por que? :?:

Citação de: DiegoJaf
Acho que é no momento da morte de alguém que o lado ateu da pessoa vem à tona... ela nota que, independente do que lhe disseram, ela NUNCA, JAMAIS, vai ter a presença daquela pessoa novamente com ela...

Racionalmente, ela descobre que não existe razão pra pensar no pós-morte... vê que está sozinha e não há "planos superiores"...

Nem sempre; se você conhecesse meus familiares, além de dar boas risadas de suas crenças, pensaria o oposto. Ora, o momento da morte tende a fortalecer a religiosidade, a confiança em algum deus que pode controlar tais fenômenos e, num futuro, trazer as estimadas pessoas para nossa convivência de novo (ou nós para a delas). Isso porque tendemos a aceitar como verdade aquilo que nos é confortável, mesmo sem evidências concretas, e não o que pareça ser real e nos cause dores... De todas as maneiras ela descobre que há inúmeras razões para crer numa vida após a morte...  :hihi:
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline PH Cult

• Nível 00
  • *
  • ''A Vida sem musica seria um erro''
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2006, 14:07:10 »
A dor da Morte na minha opiniao eh tao angustiante pq o falecido nos da a impressao q nao esta bem (apesar de morto nao sntir dor).
e de simplesmente ''deletar'' a imagem viva e proxima do falecido...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2006, 13:48:55 »
Pessoas morrem aos milhares todos os dias.

O melhor é encarar a morte como uma coisa natural e inevitável.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!