Autor Tópico: A terceira maior ilha da Grécia, (e a sétima do Mediterrâneo)  (Lida 1307 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
A terceira maior ilha da Grécia, (e a sétima do Mediterrâneo)
« Online: 25 de Junho de 2006, 09:02:38 »
Todo mundo aqui deve saber que a palavra lésbica vem do nome da ilha de Lesbos onde morava a poetisa e sapatão Sappho na cidade de Eressos.

Mas o que parei pra pensar agorinha pouco foi... que essa ilha, assim como toda ilha ilha grega que não foi destruída pelo tsunami da indonésia (ou seja, todas) ainda existe e é habitada nos dias de hoje!

Imagina quem mora lá a vergonha que não passa:

- E aí, você é aluna nova na nossa sala, de onde você veio?
 - De Lesbos!
 - Ah, então você é lésbica. hahahaha
 - grrrr!!!

Sei lá. A língua grega deve ter outra palavra para designar a homossexualidade feminina. Talvez safismo, talvez algo não nada a ver. Vou dar uma olhada na wikipédia em grego.

A cidade de Eressos deve faturar uma grana com todas as turistas lésbicas de verdade que vão lá todo ano.

Mas será que Sappho era sapata mesmo? Li agora pouco que os poemas falavam de um amor mais platonico entre ela e as alunas, sem  sacanagens. Que essa moderna interpretação é coisa da era Vitoriana, com seus puritanismos e mania de ver perversão em tudo. Será que tem a versão em Português dos poemas? Será que se a gente viajar no tempo e contar isso pra ela, ela ficaria pê da vida?

Algum de você sabe alguma coisa mais sobre a dita?

Gui, pesquisando sobre a cultura lésbica porque vai ser uma depois que operar. Por mais absurdo que isso soe.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: A terceira maior ilha da Grécia, (e a sétima do Mediterrâneo)
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2006, 09:10:43 »
 :|

Lésbicas... uma ilha de lésbicas... :olheira:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2006, 09:12:22 »
esse cara só serve pra estragar meus tópicos... :?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2006, 09:28:19 »
esse cara só serve pra estragar meus tópicos... :?

Os seus assuntos também...:?

Tá bom então...
Ela tinha um interesse fora do comum pela fisionomia feminina... nada mais...

Para mais detalhes:
http://www.poemhunter.com/sappho/poet-3098/ - Os poemas

http://en.wikipedia.org/wiki/Sappho´

« Última modificação: 25 de Junho de 2006, 09:30:30 por DiegoJaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2006, 17:51:53 »
não sei, sei que vi um beijo feminino ontem. em são paulo isso acontece muito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2006, 18:39:10 »
Não deu... a wikipédia em grego não tem um artigo sobre lesbianismo, mas meramente um esboço de homossexualidade com uma linha dizendo o que é, outra explicando a etimologia... :?

http://el.wikipedia.org/wiki/Ομοφυλοφιλία

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2006, 21:07:56 »
lesbianismo em grego é "lesbiamos" de acordo com o dicionário aqui, mas se escreve com aquelas letrinhas deles.

Eu li uma vez um artigo sobre os problemas de tradução dos poemas da Safo, e o engraçado é que ambas as traduções eram poemas muito bonitos.

Provavelmente se a gente voltasse no tempo e contasse essas coisas para ela, ela ia achar a gente um bando de caretas que não sabe apreciar realmente as mulheres.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2006, 21:18:22 »
lesbianismo em grego é "lesbiamos" de acordo com o dicionário aqui, mas se escreve com aquelas letrinhas deles.
Vixi, então tem margem pra trocadilhos com os coitados que nascem lá.

Provavelmente se a gente voltasse no tempo e contasse essas coisas para ela, ela ia achar a gente um bando de caretas que não sabe apreciar realmente as mulheres.
Ei, me inclua fora dessa.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2006, 22:25:36 »
Não acho tão dificil. É conhecido que a homosexualidade masculina era extremamente comum e aceita, mas não sei muito da feminina.
"The patient refused an autopsy."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2006, 22:34:07 »
Não acho tão dificil. É conhecido que a homosexualidade masculina era extremamente comum e aceita, mas não sei muito da feminina.
Mulheres independentes tendo prazer na Grécia antiga extremamente machista?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2006, 01:39:59 »
Não é nem questão de Grécia Helênica, amiguinho. As meninas são carinhosas entre si, muito mais que os meninos, e com muito menos vergonha que eles. Talvez a homossexualidade feminina não tenha problema de aceitação porque é escondida. As lésbicas mesmo enfatizam muito a questão da intimidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!