Má notícia.

Europa Press
2006-06-25 09:56:00
A principal câmara do telescópio espacial 'Hubble' deixou de funcionar por uma avaria.
A principal câmara do 'Hubble', o telescópio espacial que segue captando imagens do universo desde sua entrada em órbita na década de 1990, deixou de funcionar, segundo informou a BBC citando cientistas da NASA que estão estudando o problema.
O instrumento, chamado Câmara Avançada de Exploração (ACS, por suas siglas em inglês), se apagou e os engenheiros ainda nao puderam determinar as causas da avaria.
"Segue desconectada hoje", afirmou Max Mutchler, especialista instrumental do Instituto de Ciência de Telescópio Espacial em Baltimore (Estados Unidos).
O problema pode ter sido causado por um transistor defeituoso ou por um evento cósmico, explicou por sua parte Ed Campion, porta-voz da NASA no Centro de Vôos Espaciais Goddard, desde onde se administra o 'Hubble'. "Nossa expectativa é que em ambas possibilidades os problemas possam resolver-se desde a Terra", declarou Campion, explicando que a perda da câmara nao deteve por completo a operação do telescópio, apesar de significar uma perda substancial.
"A Câmara Avançada de Exploração é considerada fundamental para o trabalho do telescópio, porém existem outros instrumentos que seguem funcionando", agregou.
A ACS consta de três câmaras eletrônicas e de um complemento de filtros e dispersores que detectam a luz ultravioleta até o infravermelho. Foi instalada no 'Hubble' em 2002 durante una missão de manutençao efetuada pela tripulação do 'Columbia'.
O 'Hubble' foi lançado em 1990 e necessita de baterias novas se se pretende que siga funcionando máis além do próximo ano. Teme-se que o telescópio espacial termine no fundo do mar, se, como tudo parece indicar, será a principal vítima do novo orçamento da NASA para 2006/2007.