Autor Tópico: Peru critica "nova intromissão" de Chávez em assuntos internos  (Lida 1251 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Peru critica "nova intromissão" de Chávez em assuntos internos
« Online: 25 de Junho de 2006, 20:05:05 »
25/06/2006 - 11h49
Peru critica "nova intromissão" de Chávez em assuntos internos

LIMA (Reuters) - O Peru rejeitou "a nova intromissão" do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em assuntos internos do país no sábado, um dia depois de o líder venezuelano ter expressado dúvidas sobre as eleições peruanas e criticado o presidente eleito Alan García.

Chávez, inimigo declarado de Washington, criticou na sexta-feira a relação de García com os Estados Unidos e disse que, na sua opinião, o verdadeiro vencedor das eleições peruanas foi o nacionalista Ollanta Humala, a quem ele deu seu apoio.

"O governo do Peru condena e rejeita energicamente a nova intromissão do senhor Hugo Chávez, presidente da Venezuela, nos assuntos internos do país mediante ofensas ao presidente, Alejandro Toledo, e ao presidente eleito, Alan García", disse a chancelaria peruana por meio de um comunicado.

Lima e Caracas passam por uma crise diplomática desde que Chávez anunciou seu apoio a um dos candidatos à Presidência peruana. A situação se agravou com a guerra verbal que o presidente venezuelano e García mantêm.

Em abril, Peru e Venezuela retiraram seus respectivos embaixadores depois de uma troca de insultos entre ambos.

A chancelaria peruana afirmou, no comunicado, que a eleição de 4 de abril foi "impecável" e lembrou que missões de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Européia verificaram a transparência do processo.

Chávez condicionou a normalização das relações entre Lima e Caracas a um pedido de desculpas de García pelas ofensas, mas o presidente eleito peruano descartou essa possibilidade e mantém suas críticas.

Chávez também acusou García de tentar colocá-lo contra outros presidentes da região, como Luiz Inácio Lula da Silva; Evo Morales (Bolívia), Néstor Kirchner (Argentina) e Michelle Bachelet, do Chile. García, que assume a Presidência no dia 28 de julho, viajou na quinta-feira a Santiago para estreitar laços comerciais com o Chile. Antes, passou pelo Brasil, com quem busca uma aliança estratégica. O presidente eleito também anunciou uma visita à Colômbia para atender a um convite do presidente Alvaro Uribe. (Reportagem de María Luisa Palomino)

http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2006/06/25/ult729u57889.jhtm

:|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Peru critica "nova intromissão" de Chávez em assuntos internos
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2006, 11:02:22 »
Fico aqui pensando o que aconteceria caso o Bush anunciasse publicamente seu apoio a um candidato a presidente em algum país da América Latina...

Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2006, 21:09:10 »
Fico aqui pensando o que aconteceria caso o Bush anunciasse publicamente seu apoio a um candidato a presidente em algum país da América Latina...

Esse candidato ia perder........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2006, 21:33:02 »
Boa ideia. Alguem manda uma carta pro Bush e explique que ele deve apoiar incondicionalmente a candidatura do indio moralez nas proximas eleições da bolivia.
"The patient refused an autopsy."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2006, 08:29:32 »
O Bush podia apoiar o Lula!  :)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2006, 10:32:02 »
O Bush podia apoiar o Lula! :)

Errr... acho que ele apoia... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2006, 13:24:28 »
E a oposicão iria parar com discursos da ALCA por causa disso :bate: ?
...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2006, 16:42:16 »

há anos não ouço falar em alca no brasil...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2006, 16:50:11 »
...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2006, 16:54:14 »
Em meio à disputa para definir quem será seu candidato à presidência da República, tucanos começam a debater linhas gerais de seu programa de governo. Entre as propostas
estão a retomada das privatizações e das negociações com EUA para a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas)
eu já diria, que boa notícia, mas os tucanos não vão ganhar mesmo... :(
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2006, 17:08:59 »
Em meio à disputa para definir quem será seu candidato à presidência da República, tucanos começam a debater linhas gerais de seu programa de governo. Entre as propostas
estão a retomada das privatizações e das negociações com EUA para a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas)
To achando que se o alckmista entra pro PRONA e sair da sombra do FHC e serrinha ele ganha :ok: com direito à frase comovente do PRONA MEU NOME É ALCKMIN!!! :histeria: :histeria:
...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2006, 08:45:18 »
Eu estou convencido que o Lula irá ganhar, salvo alguma catástrofe como morte ou algum hiper mega escandalo, que tem que ser muito grande, já que nem mensalão, sangue-sugas, cartões da presidência, CPI do fim do mundo e demais pizzas foram suficientes...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2006, 09:01:50 »

Ultimamente, por conta de alguns hábitos do nosso presidente, o assunto da oposição é sobre o "alco"...

« Última modificação: 28 de Junho de 2006, 09:06:48 por Roberto »
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2006, 09:08:01 »
Eu estou convencido que o Lula irá ganhar, salvo alguma catástrofe como morte ou algum hiper mega escandalo, que tem que ser muito grande, já que nem mensalão, sangue-sugas, cartões da presidência, CPI do fim do mundo e demais pizzas foram suficientes...

Tá todo mundo convencido disso. Até o próprio Alckmin, se bobear.

Offline Mila

• Nível 02
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2006, 09:23:11 »
Imperialismo do "bem" e imperialismo do "mal"  :lol:

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2006, 11:18:58 »
Quem disse? Claro que ganha, se ele agir rapido.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!