Autor Tópico: Brasil tem o ensino superior mais privatizado do mundo  (Lida 2602 vezes)

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
Brasil tem o ensino superior mais privatizado do mundo
« Online: 28 de Junho de 2006, 14:37:22 »
28 DE JUNHO DE 2006 - 12h45

O projeto de reforma universitária encaminhado pelo Executivo ao Congresso Nacional no início de junho, em regime de urgência, tem ambições como a de fazer com que o Brasil deixe de ser “o país com maior participação privada no ensino superior no mundo”. A informação consta de um texto curto, mas instrutivo, do Minisério da Educação (MEC), intitulado “Cinco razões que motivam a reforma, segundo avaliação do governo”. Leia e entenda melhor a polêmica em torno da reforma.

“Cinco razões que motivam a reforma, segundo avaliação do governo”

Reformar para fortalecer a Universidade Publica
1) A liberalização do ensino superior, a partir da metade da década de 90, levou a uma expansão desenfreada das universidades privadas no Brasil, o que fez com que, hoje, apenas 30% das vagas sejam estatais – 70% são privadas. Com esse índice, o Brasil transformou-se no país com maior participação privada no ensino superior no mundo. O governo quer reverter esse processo e ampliar a participação do setor público na educação superior. A meta é criar novas universidades públicas, expandir novos pólos e criar 400 mil novas vagas em quatro anos nas instituições federais.

Reformar para impedir a mercantilização do ensino superior

2) A Constituição federal prevê a educação como dever do Estado, mas garante também a participação da iniciativa privada que deve buscar a qualidade como centro de sua ação. O Estado deve orientar a expansão de forma ordenada, evitando a proliferação de instituições caça-níqueis, cujo único objetivo é a obtenção de grandes lucros.

Reformar para democratizar o acesso

3) Hoje, apenas 9% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos cursam o ensino superior, número bem abaixo da Argentina (32%); dos Estados Unidos (50%); e do Canadá (62%). O Plano Nacional de Educação (2001-2010) prevê uma taxa de escolarização superior de 30% da população. O Estado brasileiro precisa promover políticas efetivas que garantam o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior, criando vagas públicas nas universidades não estatais e privadas e ampliando os cursos noturnos nas universidades públicas já instaladas. O desafio da inclusão social é um dos temas centrais da reforma.

Reformar para garantir qualidade
4) A qualidade é indispensável para a garantia do papel social e político da educação, e a universidade pública deve constituir-se em elemento de referência. A abertura de faculdades, centros e universidades no Brasil nos últimos anos, segundo o governo, nem sempre foi acompanhada da preocupação com a qualidade do ensino. O governo acredita que não basta abrir vagas, mas que é necessário garantir um processo de ensino-aprendizado preservando a qualidade e promovendo a inclusão social.

Reformar para construir uma gestão democrática

5) Para o governo, democratizar é construir de maneira participativa um projeto de educação de qualidade social, que promova o exercício pleno da cidadania. Por isso, as universidades e as instituições públicas e privadas devem produzir, de forma concertada, uma nova estrutura que dê sustentação para os desafios do ensino superior no país.

Texto do MEC extraído de http://www.informes.org.br

« Última modificação: 29 de Junho de 2006, 19:47:15 por CoqueiroAzul »
...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Brasil tem o ensino superior mais privatizado do mundo
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2006, 14:51:52 »
Estados unidos então tem um ensino superior estatal e comunista né
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2006, 14:55:29 »
Os Estados Unidos e muitos outros países tendem a não ter tanta "cultura de canudo" quanto nós.  Lá há mais lucidez quanto à quantidade de "dotores" que uma sociedade realmente quer ou precisa, e a pirâmide econômica não é tão viciada quanto a nossa, nem tão ligada a esse nível de má-formação acadêmica que nós temos.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2006, 15:25:09 »
28 DE JUNHO DE 2006 - 12h45

Estranha essa informação. E os EUA?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2006, 18:50:57 »
Isso derruba alguns paradigmas... :-)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2006, 19:17:10 »
Nossa só posta uma noticia boa do governo que a galera vem com esse papo de comunismo versus capitalismo
Mais já que mencionou, veja bem ter empresas ensino ou alguma outra coisa estatal não quer dizer que tem algo haver com comunismo, porque na faze do comunismo segundo Marx o estado simplesmente não existe
...

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2006, 19:19:42 »
Enquanto isso, na sala da justiça... ficamos com os últimos lugares naqueles testes de compreensão de texto e etc...
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2006, 21:18:02 »
Nossa só posta uma noticia boa do governo que a galera vem com esse papo de comunismo versus capitalismo
Mais já que mencionou, veja bem ter empresas ensino ou alguma outra coisa estatal não quer dizer que tem algo haver com comunismo, porque na faze do comunismo segundo Marx o estado simplesmente não existe
Não, eu não to falando do capitalismo vs comunismo, só to comentando esse papo de ensino superior mais privatizado do mundo. Até onde eu sei os estados unidos não tem ensino superior gratuito não.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2006, 21:27:50 »
Não, eu não to falando do capitalismo vs comunismo, só to comentando esse papo de ensino superior mais privatizado do mundo. Até onde eu sei os estados unidos não tem ensino superior gratuito não.
Ora, são dados oficias do MEC :ok:
Direto da fonte: http://www.mec.gov.br/reforma/cinco.asp
« Última modificação: 28 de Junho de 2006, 21:30:02 por CoqueiroAzul »
...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2006, 00:53:35 »
:histeria:

Êta... alguns discursos terão de mudar... :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2006, 14:07:26 »
1) A liberalização do ensino superior, a partir da metade da década de 90, levou a uma expansão desenfreada das universidades privadas no Brasil, o que fez com que, hoje, apenas 30% das vagas sejam estatais – 70% são privadas. Com esse índice, o Brasil transformou-se no país com maior participação privada no ensino superior no mundo. O governo quer reverter esse processo e ampliar a participação do setor público na educação superior. A meta é criar novas universidades públicas, expandir novos pólos e criar 400 mil novas vagas em quatro anos nas instituições federais.

se quase não conseguimos manter as atuais, pra que construir mais?

entrar numa universidade, aqui no brasil, não é grande coisa. a maior parte das pessoas que você conhecem já passaram pelos bancos de uma.
quando entrei, um conhecido meu, alemão, ficou impressionado, como se fosse um enorme privilégio o meu. é assim mesmo, na alemanha, pelo menos, universidade não é pra qualquer um.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2006, 16:51:07 »
Não sei se é gratuito, mas com certeza há ensino superior estatal nos EUA. Mas contrário do Brasil os melhores cursos são os particulares, os estatais são considerados de 2ª ou 3ª linha.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2006, 17:04:36 »
Sinceramente, quando escuto "expansão de vagas nas universidades públicas" entendo "queda de qualidade".

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2006, 18:46:30 »
Sinceramente, quando escuto "expansão de vagas nas universidades públicas" entendo "queda de qualidade".
Porquê? diferentes universidades com os mesmos cursos, bem como a abertura de mais cursos, pode até, se for bem feito, ter efeitos muito positivos na qualidade de ensino.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2006, 19:08:10 »
Clara, atualmente aqui no Brasil vários governos estão aumentando o número de vagas em universidades e criando novas. Mas, os critérios de seleção estão ficando cada vez menos rigoroso. Imagine um aluno universitário que afirma em uma das respostas que "A invasão do ambiente terrestre ocorreu há 6 bilhões de anos, pelas esponjas"!! Acredite, isso existe! O governo se importa em colocar mais e mais gente nas universidades, não importando se essas pessoas possuem alguma base ou não! Investir nessa base seria o melhor caminho, não acha?!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Junho de 2006, 19:16:22 »
Acho óbvio que se aposte nas bases, mas o problema da Educação é que é uma guerra de várias frentes.
Não conheço bem os problemas do Brasil, mas há coisas que acho fundamentais em todos os países: escolaridade obrigatória dos 3(+/-) aos 14, sendo este um bom ensino de carácter geral.
Depois um ciclo de ensino (a que nós chamamos secundário) que deve ser profissionalizante ou mais generalizando (para quem pretender continuar a estudar).
E finalmente um bom ensino superior.
Se consideras que se deve começar pelas bases, bem, eu concordo, mas um bom ensino superior é essencial para o desenvolvimento de qualquer país.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2006, 19:35:02 »
Claro que é essencial. Mas começar de cima pra baixo não é o melhor caminho. É algo óbvio mas o governo não percebeu, ou melhor, percebe, mas numa atitude populista prefere ignorar problemas reais! Um país cheio de advogados que denominando-se adEvogado e médicos que dizem "sô dotô" não contribuim nada pro desenvolvimento!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #17 Online: 29 de Junho de 2006, 19:39:25 »
No site do mec explica isso sobre a qualidade. Será que ninguém vai aos links que eu passo??
http://www.mec.gov.br/reforma/cinco.asp
Edit: modifiquei a noticia botando em negrito os nomes das razões para a reforma :ok:.
Editado de novo: caso alguém esteja com preguiça de ler vou transferi a parte que o governo se manifesta sobre a qualidade.
Reformar para garantir qualidade
4) A qualidade é indispensável para a garantia do papel social e político da educação, e a universidade pública deve constituir-se em elemento de referência. A abertura de faculdades, centros e universidades no Brasil nos últimos anos, segundo o governo, nem sempre foi acompanhada da preocupação com a qualidade do ensino. O governo acredita que não basta abrir vagas, mas que é necessário garantir um processo de ensino-aprendizado preservando a qualidade e promovendo a inclusão social.

« Última modificação: 29 de Junho de 2006, 19:53:25 por CoqueiroAzul »
...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 29 de Junho de 2006, 19:52:33 »
Coqueiro, não vi novidade nesse link:
"A meta é criar novas universidades públicas, expandir novos pólos e criar 400.000 novas vagas em 4 anos nas instituições federais. "

"Hoje, apenas 9% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos está cursando o ensino superior, número bem abaixo da Argentina, que tem 32%, dos Estados Unidos, com 50%, e do Canadá, com 62%. "

Igualar esse números em 5, 10 anos é um caminho perigoso. Esses países levaram muitas décadas pra chegarem nesses níveis!

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #19 Online: 29 de Junho de 2006, 19:57:21 »
Atente-se que a meta da reforma é 30% segundo o proprio mec.
O Plano Nacional de Educação (2001-2010) prevê uma taxa de escolarização superior de 30% da população.
...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Junho de 2006, 20:31:35 »
Porquê? diferentes universidades com os mesmos cursos, bem como a abertura de mais cursos, pode até, se for bem feito, ter efeitos muito positivos na qualidade de ensino.

A maioria dos estudantes brasileiros não gosta de estudar. Mesmo nos colégios particulares, é triste a situação. Selecionando uns poucos para as melhores universidades, consegue-se um bom nível. Aumento o número de vagas, cada vez mais alunos ruins entram nas universidades públicas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 29 de Junho de 2006, 20:54:06 »
Isso para mim é pura maquiagem.  A qualidade dos profissionais de nível superior é um problema muito maior do que a quantidade.  Essa iniciativa só vai agravar o problema.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Junho de 2006, 22:30:13 »
A primeira coisa que deveria ser feitas seria reforçar MUITO o básico. Depois transformar o ensino médio em algo mais proficionalizante e tambem aumentar sua qualidade e diminuir os investimentos no superior, e remover essa exigencia toda que se tem por faculdade aqui no Brasil. Ai, muda prum 3º grau pago, com sistema de bolsas para ótimos alunos. Mas deve-se reforçar tanto o básico e o médio, que não deve mais ser nescessario faculdade para conseguir qualquer emprego.

Offline Roberto GEO

• Nível 00
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Junho de 2006, 23:10:50 »
Eu curso Licenciatura em Geografia em uma faculdade privada aqui em SC. Vocês não sabem o quanto é deprimente observar os futuros profissionais da educação básica, na minha região ao menos. Em uma turma de 30 futuros professores no máximo 9 ou 10 se mostram realmente competentes para, futuramente, realizar o trabalho a que se propõem. E a que se deve isso? Pelo simples fato de que e muito fácil entrar em uma faculdade. Qualquer um consegue e, dependendo da faculdade, nem é preciso muito esforço (o caso da minha).

Bem, profissionais desqualificados, sistema básico de ensino precário e sem recursos, somado a universidades que não dão ensino de qualidade só resulta em um círculo vivioso do qual será muito difícil sair. Vamos ver se alguma coisa melhora com isso que estão se propondo a fazer, mas temo que seja apenas mais uma medida populista e fantasiosa que só serve pra iludir a população e arrecadar votos!!

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #24 Online: 29 de Junho de 2006, 23:16:52 »
mas temo que seja apenas mais uma medida populista e fantasiosa que só serve pra iludir a população e arrecadar votos!!

E muito arriscado dar esse tipo de palpite, mesmo porque reforma universitária já é debatida faz alguns anos.
...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!