também.
Voce deve estar falando de pessoas filantropas, altruístas, só pode ser. Na economia capitalista isso NÂO EXISTE!!!!! Se puder pagar MENOS, por que vou (o capitalista) pargar MAIS????
pois ele está falando mesmo, de espíritos com alguma inclinação filantrópica ou altruísta. como assim "na economia capitalista isso não existe"?
quase todo ser humano tem alguma inclinação desse tipo. se você fala das grandes corporações, precisamente daquele ambiente de impessoalidade, em que os acionistas passam longe dos operadores das máquinas, bem, aí sim, é de se esperar que salários acima do mínimo aconteça mais quando trata-se de buscar trabalhadores mais produtivos e/ou disputados, como disse diego. se bem que tem aquela história, trabalhador bem tratado trabalha melhor. daí que todo tipo de grande empresa costuma pagar bem, fazer festinha e oferecer vários benefícios, ainda que não se trate de uma mão de obra muito qualificada. veja, hugo, o importante é, na maioria das vezes, lucrar. lucrar nem sempre significa pagar o mínimo. a situação dos tempos de marx pra hoje mudou um pouco, assim como o modelo administrativo das empresas.
agora, tratando-se de pequenas e médias empresas, creio que a excessão mesmo seja essa figura do empresário avarento que você imagina, o perverso dono dos meios de produção. isso pela proximidade do dono com seus funcionários...