Autor Tópico: Ignorancia X Conhecimento  (Lida 3385 vezes)

Offline Mental

• Nível 12
  • *
Ignorancia X Conhecimento
« Online: 07 de Julho de 2006, 11:13:25 »
Ainda ontem eu estava lendo uma daquelas revistas das Testemunhas de Jeová, e duas materias me chamaram muita atenção.

Uma delas se tratava de um senhor de idade que havia perdido sua esposa e estava com muita depressão. Esse senhor recebeu então a visita de duas testemunhas de Jeová, que lhe presenteou com um folheto sobre o que acontece com os nossos entes queridos falecidos.
É toda aquela coiseira de estar adormecido na morte, mas que na ressureição todos irão viver para sempre em um lar paradisíaco, etc, etc,etc...
Em face disso esse senhor se alegrou muito e hoje, mais calmo e feliz, é um seguidor dessa religião.

A outra matéria envolvia uma menina de uns 13 anos que tem uma doença degenerativa e incurável nos pulmões (ela toma 36 comprimidos por dia e quando sai as ruas tem que levar um tubo de oxigênio).
Segundo a matéria, essa menina qe é testemunha de Jeová vive feliz, pois tem a certeza e que no paraiso todas as doenças serão curadas e ela viverá feliz para sempre.
A matéria ainda diz que ela "encoraja" seus pais (que sabe que irão perdê-la) com sua firme fé e um sorriso constante em sua face.

============================================================

Bom...
O conhecimento  mostrou para nós aqui do fórum, segundo nossos estudos e a lógica, que Deus ( ou pelo menos o Deus bíblico, para os agnósticos) é uma lenda; uma fantasia criada pelos humanos.
Isso nos tras um sentimento de libertação, pois não existe nada melhor do que o conhecimento.

Mas, o que dizer da ignorância? Principalmente sob os aspectos acima citados?

Particularmente acredito que o conecimento sempre sera melhor do que a ignorancia, mas por outro lado, quanto mais conhecimento se tem,mais sujeito ao sofrimento está.

Imagine se chegarmos para essas pessoas do exemplos acima citados, e querermos mostrar para elas que a bíblia na verdade é um embuste?
Em que isso resultaria? Qual seria o propósito dessa ação?

Ou será que a ignorancia é melhor do que o conhecimento, dado que tanto o sábio quanto o ignorante morrerão um dia, e que assim o que mais vale é a "felicidade" (ainda que fantasiosa)?  :hein:

Comentem...

« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 11:22:21 por Mental »
Nem sempre...

Offline Washington

• Nível 13
  • *
Re: Ignorancia X Conhecimento
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2006, 13:39:59 »
Ja ouvi muitos casos e historias iguais, historias por que muitas so são inventadas, so para te pescar. ja ouvi gente dizer algo parecido, outros que com o tempo viram que não era bem assim. Ja vi na televisao pessoas com deficiencia no mesmo caso desta menina.

Para mim e so como agarrar uma ilusão para não cair.

Mas tem gente que realmente precisa desse argumento, eu procuraria um psicanalista.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2006, 15:48:53 »
Particularmente acredito que o conecimento sempre sera melhor do que a ignorancia, mas por outro lado, quanto mais conhecimento se tem,mais sujeito ao sofrimento está.
Será? Eu por exemplo sou muito feliz com meus ideais e com a minha descrença em qualquer religião do mundo.
Ou será que a ignorancia é melhor do que o conhecimento, dado que tanto o sábio quanto o ignorante morrerão um dia, e que assim o que mais vale é a "felicidade"
Vamos lá! A ignorância religiosa (no Brasil principalmente) pode ser usada para fins muito perigosos para a sociedade, um bom exemplo é a igreja universal e seu enorme rebanho de membros usados como "cordeirinhos" literalmente :stunned: para fins políticos, como eleger deputados, prefeitos, vereadores, governadores e dar apoio para candidatos à presidência.
Por que porra milhares de pessoas que acreditam sem mais nem menos em um ser contraditório e totalmente irreal pode sem mais nem menos votar em uma pessoa apenas pela influencia de sua igreja, de sua paróquia de sua assembléia e etc... Isso é perigosíssimo! e ao meu ver devería-se minimizar o papel das igrejas em assuntos diversos de interesse da sociedade em geral.
Por isso esse tal de “acredite por que sim” nada de bom tem a dar a uma sociedade.
...

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2006, 15:52:18 »
Sei lá, acho que a pessoa pode escolher entre uma coisa e outra, e ninguém tem o direito de meter o bedelho nisso.

E, além disso, alguém crê por motivos tão pessoais quanto estes dos TJ do Mental não vai descrer assim rapidinho. Se vier a descrer, é só através de terrorismo ateísta mesmo; e isso é crueldade no máximo. Não sei se algum de vocês já perdeu uma pessoa querida, e se teve que aguentar TODO MUNDO a seu redor falando que ele está bem, está com Deus, não sofra porque o espírito dele vai ficar preso aqui, não seja egoísta, não não não, e se isso não te machucou mais do que a morte da pessoa em si. Acho que dá na mesma.

A pergunta é: o "conhecimento" pode dar CONFORTO E PAZ a estas pessoas que vivem tragédias pessoais?

E o que mais interessa, o conforto ou esta pretensa verdade da qual vocês dizem que são detentores?

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2006, 18:25:33 »
A expressão "terrorismo ateísta" parece definir bem o que gostariamos de fazer com as pessoas, ou seja, abrir a cabeça delas para o mundo real.

Mas a questão é essa.
Todos nós temos exemplos similares em nossas familias, tal como o caso que citei dos TJ´s acima.

Cada um aqui deve ter seu pai ou seu avô, que está doente e é consolado com promessas de vida eterna, não é?!

Será que teríamos coragem de chegar aos nossos entes queridos que acreditam em algo e dizer tudo o que pensamos dentro do campo do ateísmo? Complicado...

Minha esposa, por exemplo, é evangélica. Ela acredita piamente que seu querido irmão falecido (meu cunhado) está em um bom lugar.

Eu vou à igreja com ela todos os domingos (somos da congregação cristã).
Eu a acompanho sempre (tendo a igreja apenas como um encontro de amigos, claro), e nem me passa pela cabeça chegar na minha esposa e dizer que tudo é conto da carochinha; que ela nunca mais irá ver seu irmão falecido, etc, etc...

É fogo, gente!

Acredito que o caminho do ateísmo é similar ao caminho trilhado por qualquer pessoa quando escolhe determinada religião a seguir.
Não tem como "ensinarmos" ateísmo para as pessoas.
Seria um ato cruel até para nós mesmos.

« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 18:28:39 por Mental »
Nem sempre...

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2006, 21:23:21 »
Cruel? Cruel é manter a pessoa que tanto quero bem presa a uma ilusão.

A falta da verdade não traz sofrimento, você que sofre por que quer, me sentia assim, agustiado, mas foda-se a angústia. Me sentir mal não me leva a nada.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2006, 07:13:22 »
Cruel? Cruel é manter a pessoa que tanto quero bem presa a uma ilusão.

A falta da verdade não traz sofrimento, você que sofre por que quer, me sentia assim, agustiado, mas foda-se a angústia. Me sentir mal não me leva a nada.

Eu tambem estou de acordo com a sua linha de raciocínio, mas como você faria na prática se , por exemplo, seu pai ou sua mãe no leito de morte te chamasse e dissesse coisas como : Meu filho, estou indo para o céu agora, e vou esperar você. Seja um bom menino...

O que responderia?

- Tira isso da sua cabeça mãe! Depois que a senhora morrer, acabou-se tudo!

... ou

- Tudo bem, mãe.

... ou

Ficaria calado, sem responder.

A questão que levantei aqui no tópico é exatamente "como proceder" em situações onde nossos entes queridos precisam de uma fantasia para serem felizes, ainda que em seu leito de morte.
Se alguem tem ou teve alguma experiencia similar, seria bom que compartilhasse conosco, a fim nos orientar melhor nesse aspecto.
Nem sempre...

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2006, 07:40:44 »
Dependendo da situação agente deixa passar, minha avó por exemplo, foi condicionada por grande parte de sua vida, não vai ser umas poucas palavras que eu der que vão abrir a mente dela, seria muito difícil chegar a ela.

Mas de resto? Eu falo com todos, praticamente todo mundo, qualquer tipo de amigo ou parente.

"Tem certeza disso?"
"Já se perguntou se isso está realmente certo?"
"Por que você dá crédito a bíblia?"

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2006, 09:04:04 »
Tenho minha mãe. E acho besteira começar uma guerra em casa por causa disso. :(

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2006, 11:56:11 »
Uma coisa que eu acredito é que quanto menos inteligencia você tem mais feliz você é. Talvez a fé cure mesmo. O importante é acreditar.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2006, 12:18:39 »
Josi, você realmente acredita que a inteligência e a fé são antagônicas?

Para mim é o contrário.  E o importante não é acreditar, é _ver os frutos_ da crença correta e corrigir a crença de acordo com os fatos.

Se acreditar fosse tudo, poderíamos nos entupir de alucinógenos e estaríamos na felicidade máxima.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2006, 12:27:49 »
Quem se entope está na felicidade maxima. Eu só quis dizer que minha mãe é mais feliz do que eu! Ela não tem duvida sobre sua fé e acredita mesmo que após morrer vai se encontrar com Deus. E não! Tenho duvidas, e não sou muito feliz por essas duvidas.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2006, 19:09:56 »
Leia Os sete hábitos das pessoas mais eficazes, de Stephen Covey, felicidade é questão de opção, até ano passado eu deixava essas dúvidas me engolirem, e cada vez me afundava mais, agora estou bem melhor e não dependi da crença em nada.

E ainda penso que alguem que nem ao menos tenta ajudar quem está ao lado, ou é fraco ou não gosta realmente da pessoa.

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2006, 01:47:34 »
Gil, em que o conhecimento de que não há vida após a morte ajuda alguém?

SE É QUE isso é conhecimento. Ninguém provou ou desprovou nada, e vc só podia saber isso se deus ou seus anjos tivessem lhe revelado, o que não creio ser o caso.

Ficar tentando desconverter é super deselegante, e/ou falta de sexo. Get over it.

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2006, 02:01:19 »
E, Gil, isso não é livro pra gente bem-educada. Para cumprir a promessa que fiz pra Josi, digo mais. E DIGO MAIS.

Este seu autor é um fascista que tirou título de doutor deus-sabe-onde, a tal ponto vendido para o capitalismo que fica escrevendo auto-ajuda para alienar ainda mais o trabalhador, fazer lavagem cerebral nos pobres imbecis que acham que um PUTO que conferencia pra atendente de telemarketing pode te dizer algo de significativo.

A não ser que estes sejam seus planos.

Note que eu estou dizendo isso porque estou tentando te ajudar porque gosto realmente de você :lol:

E, Josi...

tudo bom com você amiga? :D
Eu não sei se falta de conhecimento traz felicidade, nem se certezas trazem felicidade, nem se verdade traz felicidade, nem se felicidade é a mesma coisa para todas as pessoas. Sinto aqui que não, isso tudo não é fato.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2006, 02:23:17 »
Este seu autor é um fascista que tirou título de doutor deus-sabe-onde, a tal ponto vendido para o capitalismo que fica escrevendo auto-ajuda para alienar ainda mais o trabalhador, fazer lavagem cerebral nos pobres imbecis que acham que um PUTO que conferencia pra atendente de telemarketing pode te dizer algo de significativo.
po mi, eu achava que você andava mais moderada...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2006, 14:41:52 »
Uma coisa que eu acredito é que quanto menos inteligencia você tem mais feliz você é. Talvez a fé cure mesmo. O importante é acreditar.
Talvez seja para alguns.  Mas, para mim pessoalmente, abdicar da busca pelo conhecimento é a mesma coisa que morrer sem deixar de respirar.  Ser feliz desse jeito para mim seria um castigo.  Talvez seja por isso que Adão e Eva comeram dos frutos proibidos da árvore do conhecimento do bem e do mal, no jardim do Éden.  Devia ser muito chato ficar andando para lá e para cá sem nada para fazer ou para pensar. :hihi:

Um abraço a todos.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2006, 17:19:37 »
Todos aqui sabem o quanto é chato ficar ouvindo um Teísta discursando no intuito de te convencer a seguir a religião dele... Pois tenham a certeza de que o mesmo se dá ao contrário também.

Exceto nos casos "especiais", não é nada elegante ficar tentando convencer alguém da sua crença ou descrença em algo, principalmente em se tratando de religião.

O que para vocês pode parecer uma verdade quase que absoluta (a descrença em Deus ou Deuses, Espíritos, etc...) para outros não é, e por isso mesmo deve ser respeitada a liberdade de religião (e de não religião também) de todos.

Ao menos essa é a maneira como vejo as coisas.

Capice?
Antônio de Lima

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2006, 23:05:36 »
E, Gil, isso não é livro pra gente bem-educada. Para cumprir a promessa que fiz pra Josi, digo mais. E DIGO MAIS.

A não ser que estes sejam seus planos.

Note que eu estou dizendo isso porque estou tentando te ajudar porque gosto realmente de você :lol:

Ta falando da mesma pessoa?

Gil, em que o conhecimento de que não há vida após a morte ajuda alguém?

Isso é falácia hein. Onde eu disse isso?
« Última modificação: 10 de Julho de 2006, 23:07:45 por Gil »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2006, 00:50:59 »
Todos aqui sabem o quanto é chato ficar ouvindo um Teísta discursando no intuito de te convencer a seguir a religião dele... Pois tenham a certeza de que o mesmo se dá ao contrário também.

Exceto nos casos "especiais", não é nada elegante ficar tentando convencer alguém da sua crença ou descrença em algo, principalmente em se tratando de religião.

O que para vocês pode parecer uma verdade quase que absoluta (a descrença em Deus ou Deuses, Espíritos, etc...) para outros não é, e por isso mesmo deve ser respeitada a liberdade de religião (e de não religião também) de todos.

Ao menos essa é a maneira como vejo as coisas.

Capice?

a liberdade religiosa já é respeitada meu querido, protegida por lei. (salvo os casos em que evangélicos invadem terreiros de umbanda pra tacar sal).

é uma questão de bom senso, mesmo, evitar o proselitismo, teísta ou ateísta. cada um que acredite no que quiser, ninguém tem nada a ver com as crenças alheias.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2006, 14:04:18 »
Citando a citação de "O Mundo Assombrado por Demônios":

Edmund Way Teale, em seu livro Circle of the seasons de 1950, compreendeu melhor o dilema:
“Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão”.

Não sei se concordo com isso. Teoricamente, alguém que acredita em vida após a morte simplesmente porque isso a faz bem, alguém que acredita em deuses porque isso lhe oferece uma vida melhor, não prejudica ninguém ao faze-lo e ao não querer mudar de idéia.

A religião realmente faz bem para muita gente, seja no campo moral, seja ao ter mais perspectivas numa vida tumultuada. Eu não sinto falta de deuses, até me sinto melhor sem eles. A idéia de alguém controlando a minha vida e - como diria a Mimi - o universo-e-além é assustadora. A idéia de que um projeto se realiza não por competência, mas por iluminação divina, seria desapontante. Mas, se faz bem para algumas pessoas, acho legal que acreditem.

Offline O Loko

• Nível 01
  • *
  • O sangue de Jesus tem poder.
« Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2006, 11:36:35 »
Acreditar em algo, ou principalmente em alguma coisa que não se vê, é muito estranho, e ainda mais em coisas que um grupo de pessoas dizem e manipulam como a religião. Eu mesmo por exemplo ouço muito sobre Deus, mas nunca o ví. E tem também a biblia o livro sagrado dos cristãos, já li algumas partes, achei interessante. Como tb, li muito a respeito de ateísmo, e algumas citações são bem interessantes tb, mas não ví provas pela ciência que Deus não existe. Sendo assim como posso eu ou você, chamar alguém de ignorante, sendo que nenhum pode provar quem está errado. O conhecimento é algo de facíl acesso por qualquer pessoa, mas a sabedoria que é o uso do conhecimento, isso sim é algo dificio de se encontrar. E como poderia eu acreditar numa ciência que vive mudando de opinião, hoje ela diz uma coisa amanhã já diz outra, vive mudando, coitado de quem acredita na ciência, com certeza pelo menos fica com seu conhecimento cheio de confusão. Por outro lado crer em Deus, algo que não se vê tb, gera muita confusão, vejo pessoa se convertendo o tempo todo, será porque essas pessoas se convertem ao cristianismo especialmente ao evangelismo. O que anda acontecendo com essas pessoas. Engraçado que Charles Darwin se converteu minutos antes de morrer,será que ele teve conhecimento de algo antes de morrer, algo como Deus.
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 11:40:19 por o.loko »
Você vai evoluir. E CREIO. AMÉM.

Offline Provérbios Dois

• Nível 00
  • *
  • 2-Samuel Capítulo : 22
« Resposta #22 Online: 14 de Julho de 2006, 13:28:26 »
Tem pessoas que mais facilidades para achar a verdade, eu tenho certeza que os dois casos são verdade.
Números 14:11 - "Disse então o Senhor a Moisés: Até quando me desprezará este povo e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele?"

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #23 Online: 14 de Julho de 2006, 13:41:15 »
Tem pessoas que mais facilidades para achar a verdade, eu tenho certeza que os dois casos são verdade.

Não leu as regras não?
Foi expulso e criou outra conta...
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #24 Online: 16 de Julho de 2006, 18:38:23 »
Acho que encarar a realidade é melhor que fantasiar, melhor não mais facil.
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!