Autor Tópico: Afinal...Em que acreditamos ???  (Lida 2785 vezes)

Offline Camus

• Nível 01
  • *
Afinal...Em que acreditamos ???
« Online: 07 de Julho de 2006, 17:12:45 »
Os crentes tem uma profunda nescecidade em descrever tudo a sua volta, por uma causa sobrenatural, não mensurável. Seja este algo a realidade última,Deus, Não-Deus, Caos, Acaso e etc.

Olham para sua volta e tentam responder perguntas como, existe um começo ?, o universo sempre existiu ? foi criado ou não ? Foi criado por um ser positivo, um Deus criador?
Por um ser negativo, um não Deus ??

Entretanto , nós céticos descartamos estas hipóteses, pois atentamos para o ceticismo científico como uma forma de descrever o universo.

também temos fé ?

Talvez, a nossa motivação para enfrentar esse desafio de descrever o universo vem de uma profunda fé na
capacidade da razão humana de poder entender o mundo à sua volta

Acho que a fé também é um veículo motor da produção de conhecimento, ao pesquisar algo desconhecido, temos fé que o intelecto humano pode encontrar a resposta....

Eu prefiro esta opção...

"...Pois um homem acredita mais facilmente no que gostaria que fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência de pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança; as coisas mais profundas da natureza, por superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho; coisas que não são comumente aceitas, por deferência à opinião do vulgo..." Francis Bacon

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Afinal...Em que acreditamos ???
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2006, 17:40:46 »
Bem-vindo, Camus.  Você por acaso tomou refúgio no Dharma?

Há um tópico para apresentação na área "Papo Furado", que tal se apresentar lá?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2006, 20:54:23 »
Acredito eu que não acredito em nada. Soou meio paradoxal. Só me restam as dúvidas.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Camus

• Nível 01
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2006, 23:22:18 »
Bem-vindo, Camus. Você por acaso tomou refúgio no Dharma?

Há um tópico para apresentação na área "Papo Furado", que tal se apresentar lá?

Já me apresentei há um tempinho:

../forum/topic=6697.875.html

Não sou Budista formalmente, me identifico como ateu.
Também não frequento um templo, apesar de morrer de vontade...
No entanto, é a doutrina que me identifiquei mais. Quando lí os textos do cânon de Pali da escola Theravada, achei bem coerentes com a realide, pois possuem uma argumentação voltada ao "homem" com suas fantasias e ilusões.

Também li ótimos textos seus sobre o conceito budista de renascimento.

Voltando ao tópico, qual sua opinião ?

Os céticos, ateus e agnóticos tem profunda fé na capacidade da razão humana de poder entender o mundo à sua volta ?

Abraços

"...Pois um homem acredita mais facilmente no que gostaria que fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência de pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança; as coisas mais profundas da natureza, por superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho; coisas que não são comumente aceitas, por deferência à opinião do vulgo..." Francis Bacon

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2006, 03:38:30 »
Voltando ao tópico, qual sua opinião ?

Os céticos, ateus e agnóticos tem profunda fé na capacidade da razão humana de poder entender o mundo à sua volta ?

Certamente nem todos.  É fato que alguns de nós tem problemas com surtos de niilismo depressivo, por exemplo.  Nisso, como em muitas outras coisas, não faz muita diferença em si ser ateu ou teísta.

Mas eu costumo dizer que há dois tipos de fé, um que se pretende absoluto e não é saudável, e outro que se assume como sendo falível e por isso é sim saudável.  E considero que há uma afinidade natural entre esse segundo tipo de fé e o ceticismo; um encorara o outro e vice-versa.

Guinevere, você está lendo este tópico?  Gostaria da sua opinião.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2006, 04:06:12 »
Camus,

Como o tópico pede opinião, eu penso que talvez tenhamos mais fé na "idéia" de que razão humana pode entender o mundo que realmente na própria razão. Acredito que em algum momento todo mundo seja ateu, crente, agnóstico e cético, com predomínio para uma uma mais dessas coisas na maior parte do tempo.

Mesmo o mais crente dos homens perde sua fé de vez em quando, embora não admita, assim como o ateu as vezes precisa se agarrar a suas próprias necessiades. Uma vezes duvidamos de tudo e em outras tudo parace fazer sentido.

Quem dera conseguíssemos ser apenas razão, por pelo menos um instante, mas também somos emoção. Não podemos guardar uma na gaveta enquanto utilizamos a outra. Elas existem paralelamente, influenciando no resultado final das coisas.

Talvez a imparcialidade seja uma de nossas muitas utopias. Pois é muito fácil ser imparcial quando a questão não envolve diretamente o que nos interessa. Somos apaixonados pelo que pensamos, pelo que acreditamos - como se disso dependesse nossa própria vida. É quase um instinto.

As vezes, chego a acreditar que não é o homem quem escolhe entre o teísmo e o ateísmo ou o ceticismo, mas que é escolhido, por suas próprias inclinações e necessiades. Talvez, não consigamos lutar contra o que realmente somos.

Por que, com tanta evidência contrária, o religioso alimenta tanto apego pelo que acredita? Será que ele escolheu racionalmente acreditar nisso, por uma questão de teimosia ou será que simplesmente não consegue lutar contra o que acredita?

Seria influência do meio, herança genética ou algo inato, estabelecido aleatoreamente? Será que o raciocínio, a emoção ou a própria constituição física do cérebro não propicie nossas inclinações?

Conhecemos homens extremamente racionais, capazes de elaborar "teorias" que atravessam séculos, mas que estranhamente, alimentam uma fé inabalável. A história da Ciência está cheia desses exemplos. Por que, esses gênios, dotados de uma capacidade e conhecimentos tão acima da média não puderam se livrar de preceitos que muitos de nós consideram arcaicos e infantis?

Talvez isso comprove que a razão não está acima da emoção, nem abaixo, mas ao lado, determinado o que somos e no que acreditamos. Talvez isso varie de pessoa para pessoa. E nesse caso a emoção poderia ser um fator tão decisivo na inteligência tanto quanto a razão.

Mesmo sobre as coisas mais simples e banais sobre as quais pouco o nada pensamos, penso que o que sabemos é muito pouco perto do que ignoramos. Gostamos de acreditar que as coisas são dessa ou daquela maneira, principalmente na defesa do que acreditamos, mas as coisas são como são, independente do que desejamos que elas sejam. E muito poucos têm consciência disso!

Muitos céticos, ateus e agnósticos são racionais e conseguem exercer uma certa impacialidade, mas a maioria esmagadora do homens, independente do que acreditam ser são apenas apaixonados pelo que acreditam e estão cegos por essa paixão. Como existem religiosos que conseguem, às vezes, ser muito mais ponderados.

Sinceramente, somos semelhantes, mas não iguais. Cada um é único e tem sua própria fórmula. Falar sobre céticos, crentes, ateus ou agnósticos, tentando generalizar formas de pensar, que na verdade são tão individuais, mesmo dentro de uma corrente própria não responde suas perguntas. Cada um só pode falar por si mesmo, pois as próprias regras de conduta dentro de cada corrente abre uma imensa margem a interpretações.
« Última modificação: 08 de Julho de 2006, 04:09:37 por Luz »

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2006, 09:02:32 »
Bem vindo carmus!
 :ok:

Não acho o que você disse bem certo assim.

Geralmente as religiões firma a idéia que existe uma força mágica relacionado com algum ser transcendental, corrija se escrevi errado. Ai seu ponto de descobrir o que está acontecendo em sua volta, ou tentar responder suas perguntas se perde com idéias absurdas e que não reflete a realidade, por que se voce pensar sobre o relampago, por exemplo, muitas religiões colocaram apenas como ira divina. É claro que eu considero parte do conhecimento sobre astronômia, vem dos astrologos procurando prever coisas.

Pouca coisa se descobriu com a religião, e mesmo uma infinidade de coisas descobertas foram realisadas por pessoas que viviam em lugares que tinham religião que não inpede a ciência de descobrir, como a budista, ou na época do fim da idade média, epoca de Leonardo Da Vince.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2006, 11:53:16 »
Os crentes tem uma profunda nescecidade em descrever tudo a sua volta, por uma causa sobrenatural, não mensurável. Seja este algo a realidade última,Deus, Não-Deus, Caos, Acaso e etc.

Olham para sua volta e tentam responder perguntas como, existe um começo ?, o universo sempre existiu ? foi criado ou não ? Foi criado por um ser positivo, um Deus criador?
Por um ser negativo, um não Deus ??

Entretanto , nós céticos descartamos estas hipóteses, pois atentamos para o ceticismo científico como uma forma de descrever o universo.

também temos fé ?

Talvez, a nossa motivação para enfrentar esse desafio de descrever o universo vem de uma profunda fé na
capacidade da razão humana de poder entender o mundo à sua volta

Acho que a fé também é um veículo motor da produção de conhecimento, ao pesquisar algo desconhecido, temos fé que o intelecto humano pode encontrar a resposta....

Eu prefiro esta opção...

Eu concordo com você! Eu estive em duvidas, se sou mesmo parte do mundo cetico. Pois uma boa parte dos ceticos acreditam no que outros provam que seja real, nem se quer tentam fazer o mesmo experimento para ver se é real! Eu denomino isso como "a fé tola". Eu gosto de ter certeza antes de afirmar tudo, mas quando o cetico, não tem certeza, ele prefere acreditar que o que disseram para ele é real. Mas pode não ser.(descupe-me se compliquei tudo)
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2006, 12:10:56 »
Eu acho que sou exatamente igual a um "Pinhead" ; personagens do filme Hellraiser.

Tal como o Pinhead respondeu no filme, quando lhe perguntaram em que ele acreditava ou sentia.

- Eu sou magnanimamente vazio !!! - respondeu ele

Sou assim.
Não penso nada no sentido de buscar certas coisas que não farão muita diferença da minha vida, pois , seja a que conclusão eu chegar, toda a minha linha de raciocínio se dissipará com a minha morte, que é certa.

Sou como a natureza me manda ser.

Satisfaço minhas necessidades fisiológicas e psicologicas;
Trabalho, me divirto, jogo um xadrez, as vezes crio certas coisas da qual usufruo em meu trabalho e em minhas recreações, enfim...
... concordo com Jesus nesse ponto...
- Sejam igual aos pássaros, que acordam, trabalham, brincam e voltam ao fim do dia para suas casas sem se preocupar com o dia de amanhã, pois que cada dia fique com o seu fardo.

Nem sempre...

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2006, 12:33:53 »
Queria ser assim....
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Camus

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2006, 19:09:31 »

Mas eu costumo dizer que há dois tipos de fé, um que se pretende absoluto e não é saudável, e outro que se assume como sendo falível e por isso é sim saudável. E considero que há uma afinidade natural entre esse segundo tipo de fé e o ceticismo; um encorara o outro e vice-versa.

Concordo, pois uma fé pautada em absolutos acaba trazendo um sentimento de comodismo, resultante da nescecidade de agarrar uma creteza. No outro tipo de "fé" estamos ávidos pelo saber sem esquecer que podemos estar errados.

eu penso que talvez tenhamos mais fé na "idéia" de que razão humana pode entender o mundo que realmente na própria razão. 

Ué ?!...Mas essa "idéia"  também não é produto da razão ?
De qualquer forma estará crendo na razão no sentido de solucionar os enigmas que incomodam tanto o homem...

Talvez a imparcialidade seja uma de nossas muitas utopias. Pois é muito fácil ser imparcial quando a questão não envolve diretamente o que nos interessa. Somos apaixonados pelo que pensamos, pelo que acreditamos - como se disso dependesse nossa própria vida. É quase um instinto.

Foi pensando assim que passei a compreender porque existem tanto crentes quanto ateus "fervorosos", estes estão movidos por suas necessidades, chega ser algo completamente passional,  semelhante a uma mãe que defende cegamente um filho de uma acusação, esquecendo de examinar as evidências, analizar e concluir.

Concordo que a imparcialidade chega ser uma utopia, no entanto céticos priorizam a razão, lógica e bom senso. Não existe um apelo emocional no ceticismo como existe nas religiões triunfalistas.

No ápice do meu ceticismo, sentia-me como uma máquina fria e calculista... :o

[

Pouca coisa se descobriu com a religião, e mesmo uma infinidade de coisas descobertas foram realisadas por pessoas que viviam em lugares que tinham religião que não inpede a ciência de descobrir, como a budista, ou na época do fim da idade média, epoca de Leonardo Da Vince.

Por isso não cconsigo ser religioso, o máximo que ela pode fazer é fornecer um amparo emocional, nada mais.

...Pois uma boa parte dos ceticos acreditam no que outros provam que seja real, nem se quer tentam fazer o mesmo experimento para ver se é real Eu denomino isso como "a fé tola". Eu gosto de ter certeza antes de afirmar tudo, mas quando o cetico, não tem certeza, ele prefere acreditar que o que disseram para ele é real. Mas pode não ser.(descupe-me se compliquei tudo)

Cara Josilene,

Seria humanamente impossível uma pessoa demonstrar todos teoremas e repetir experimentos das inúmeras áreas do conhecimento...Simplesmente atentamos pelas consequências do teorema, são reais e plausíveis ???
Não precisamos repetir todos experimentos, com espírito de São Tomé, querendo ver para crer...Os nossos sentodos podem estar enganados! Apenas analizamos a metodologia utilizada no experimento, e se os resultados que foram apresentados concordam com resultados obtidos por outras pessoas!.

Tal como o Pinhead respondeu no filme, quando lhe perguntaram em que ele acreditava ou sentia.

- Eu sou magnanimamente vazio !!! - respondeu ele

Sou assim.
Não penso nada no sentido de buscar certas coisas que não farão muita diferença da minha vida, pois , seja a que conclusão eu chegar, toda a minha linha de raciocínio se dissipará com a minha morte, que é certa.

Toda sua linha de raciocínio, não estou afirmando que devemos perder tempo com questões "tolas". Todavia, a dúvida é o motor do conhecimento, julgar algo como tolo ou inútil no ínicio de um questionamento, chega a ser uma decisão precipitada. Maxell, em sua época não imaginavam que suas descobertas seriam hoje a basa das telecomunicações.
Dificilmente uma brilhante idéia se dissipará num túmulo.

Abraços a todos

blue pill

• Visitante
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2006, 00:09:35 »
Eu acho que existe uma confusaozinha no cerebro de algumas pessoas quando pensam na palavra "crer"
Elas pensam na palavra como o sentido que ela atribuiu para a vida
exemplo

um cético: ta indo pra descobrir tudo
um crente: ta seguindo os 10 mandamentos

mas crer nao é tudo isso, é simplismente tomar como verdade coisas que não existem.. "acreditar" em algo sobrenatural, divino, extra-dimensional, etc.. é isso

Eu posso ser uma pessoa que só toma como verdade as coisas empiricas, e mesmo assim ainda questionar se podemos descobrir tudo...

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa :D

Esta PORRA de palavra "acreditar" é o motivo da confusao porque ela tem dois significados aparente.. sério
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 00:11:17 por Blue Pill »

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2006, 11:17:04 »
Eu tenho fé na ciência e em mim mesmo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2006, 12:13:56 »
Em quê o cético acredita? Pois se cético é justo o cara que não acredita! Claro que não somos céticos à grega, do tipo que duvida até do ceticismo. O ceticismo moderno é uma visão crítica do mundo que procura se basear na ciência e na razão para tomar suas decisões. Então se se pode dizer que o cético do século XXI acredita em algos, esses algos são a razão, o método científico.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2006, 12:57:35 »
Willy Nilly  de voltaaaaa!  Espero que seja pra ficar, gatinho!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Julho de 2006, 13:07:54 »
Para ficar não. Mês que vem eu sumo de novo, volto depois só nas próximas férias.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2006, 13:09:41 »
:?

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2006, 17:16:02 »
Tópico: Afinal...Em que acreditamos ???
NÓS quem, cara-pálida?!?!?

O que te faz achar que você pertenca a algo, ou algum de nós pertence a alguma coisa que vc também pertence, ou congêneres?!?!?

Melhor falando: desde quando "cético" é um grupo? Se fosse, podíamos tentar um tópico assim: "em que nós, japoneses, altos e gays acreditamos?"

Offline Camus

• Nível 01
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Julho de 2006, 10:13:14 »
Tópico: Afinal...Em que acreditamos ???
NÓS quem, cara-pálida?!?!?

O que te faz achar que você pertenca a algo, ou algum de nós pertence a alguma coisa que vc também pertence, ou congêneres?!?!?

Melhor falando: desde quando "cético" é um grupo? Se fosse, podíamos tentar um tópico assim: "em que nós, japoneses, altos e gays acreditamos?"

Argumentum ad hominem (Tu quoque), se acho que pertenço a algum grupo ou não...é irrelevante perante o assunto proposto nesta discussão...

A minha proposta não foi afirmar que "cético" é um grupo...Escrevi desta maneira como uma forma de chamá-los para discussão...só isto!

Abraços

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #19 Online: 13 de Julho de 2006, 11:54:02 »
Eu não acredito em nada, porque o mundo é uma grande mentira.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Setembro de 2006, 10:31:51 »
Eu não acredito em nada, porque o mundo é uma grande mentira.

UAhauahauhaua... Simplesmente perfeito! Sou da mesmíssima opinião.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!