Autor Tópico: Fora da orbita  (Lida 1306 vezes)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
Fora da orbita
« Online: 08 de Julho de 2006, 13:17:09 »
Os astronomos sempre encontraram uma certa ordem entre os nossos planetas do sistema solar. Eles são classificados dentro de algumas categorias, de acordo com a distancia do Sol. Até recentemente, essa classificação era o bastante para contar a historia da formação dos planetas. Mas a descoberta de uma dezena de novos planetas colocou em xeque esta teoria. Ao contrario do esperado, foram encontrados planetas que nada segem a ordem do nosso sistema solar.

Fonte: Superinteressante 2003
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Fora da orbita
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2006, 13:19:06 »
Quais planetas??

É no nosso sistema solar??

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2006, 13:23:55 »

A categoria que eu conheço (terrestres ou jovianos) se refere mais a sua massa e proporção relativa no sistema do que distancia do sol, pois inclusive poderia ser um sistema binário...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2006, 13:30:18 »
Esse texto da super não faz o mínimo sentido. Querer que exoplanetas obedeçam a mesma classificação dos planetas do sistema solar é o mesmo que querer que vida extraterrestre, caso exista, obedeça a classificação biológica terrestre.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2006, 13:56:33 »
É obvio que os extraterrestres( off topic), teriam que ter nosso principio basico de vida!
O texto se refere ao bigbang, ele diz que como não acontece com outros sistemas, é capaz de não ter acontecido com o nosso tambem.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2006, 13:58:31 »
É obvio que os extraterrestres( off topic), teriam que ter nosso principio basico de vida!
(..)

Por que?

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2006, 14:00:34 »
Como eles iriam respirar? Tem que ter pulmões(adaptados ou não). Eles comem de alguma maneira. Ninguem vivem sem comer(off topic)

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2006, 14:03:45 »
Como eles iriam respirar? Tem que ter pulmões(adaptados ou não). Eles comem de alguma maneira. Ninguem vivem sem comer(off topic)

Eu sei que vou manter esse off tópic, mas acho nescessário.

Eles podem respirar argônio e não oxigênio. Podem ser baseados em fósforo e não carbono como nós. Podem nem ser sólidos. Eles, se existirem, não precisam se encaixar na classificação biológica.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2006, 14:10:24 »
O texto se refere ao bigbang, ele diz que como não acontece com outros sistemas, é capaz de não ter acontecido com o nosso tambem.
De onde você tirou essa conclusão??? O que exatamente não acontece com outros sistemas? Ou você está querendo dizer que "o big-bang não aconteceu com outros sistemas"??? O que é totalmente nonsense.

Mesmo na Terra, nem todos os organismos têm pulmões e nem todos necessitam de oxigênio para viver.

E o que você falou não tem nada a ver com o que eu falei sobre organismos extraterrestres não obedecerem à classificação biológica dos organismos terrestres.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2006, 14:14:02 »

Eu sei que vou manter esse off tópic, mas acho nescessário.

Eles podem respirar argônio e não oxigênio. Podem ser baseados em fósforo e não carbono como nós. Podem nem ser sólidos. Eles, se existirem, não precisam se encaixar na classificação biológica.
É como eu disse pode ser uma forma adaptada de pulmão. Eu não acredito que eles não tenham forma fisica.
De onde você tirou essa conclusão??? O que exatamente não acontece com outros sistemas? Ou você está querendo dizer que "o big-bang não aconteceu com outros sistemas"??? O que é totalmente nonsense.

Mesmo na Terra, nem todos os organismos têm pulmões e nem todos necessitam de oxigênio para viver.

E o que você falou não tem nada a ver com o que eu falei sobre organismos extraterrestres não obedecerem à classificação biológica dos organismos terrestres.
Sobre o primeiro paragrafo eu li em um monte de livros.
Sobre o segundo paragrafo, os animais que não tem pulmões, tem branquias, e os que não tem respiram pela pele, tudo é uma forma adaptada de pulmão.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2006, 14:27:34 »
Só respiramos oxigenio, pois ele é abundante na terra.

Mas por esse motivo achar q qualquer outra forma de vida no universo respire oxigenio, ou até mesmo ter pulmões é completamente fora de questão.

Pode existir seres de todas as formas possiveis e inimaginaveis.

Provavelmente a unica "lei terrestre" q seja aplicavel a seres extra-terrestres seja a Evolução!

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2006, 14:29:52 »
Você ainda não respondeu o que quis dizer com "O texto se refere ao bigbang, ele diz que como não acontece com outros sistemas, é capaz de não ter acontecido com o nosso tambem."

E sobre o pulmão. Não é tudo uma forma adaptada de pulmão, já que este surgiu depois. E existem organismos que sequer dependem do oxigênio para viver.

E além disso, como já falei, você está desviando do assunto. Isso não tem nada a ver com a vida extraterrestre não ser obrigada a seguir a classificação biológica terrestre.

Leia isto para ter uma idéia do que estou falando:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistem%C3%A1tica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_de_Lineu

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2006, 14:37:18 »
Você está sendo sistematico...

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2006, 14:39:28 »
  Que samba-do-criolo-doido está acontecendo aqui!

Estão confundindo big bang, com sistema solar com sistemas extra-solares e com galaxias?

Primeiro. Big Bang é sobre o surgimento de TODO o universo, não só do nosso sistema solar (Sol e planetas).

Segundo... o texto da Super está falando sobre a órbita mais "bonitinha" que os planetas mais perto do Sol apresentam, e que os mais longe, tipo PLutão e os novos, DO NOSSO SISTEMA SOLAR, não apresentam órbitas tão 'ordenadas'.

Outra coisa. Existem sim planetas orbitando outras estrelas, que não o nosso Sol, atualmente foram descobertos mais de 190 planetas FORA do nosso sistema solar.

Aposto que o APOD vai dar algum pitaco e ajudar nos detalhes.  :ok:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2006, 14:46:35 »

Estão confundindo big bang, com sistema solar com sistemas extra-solares e com galaxias?
Creio que sim. É o que eu estou tentando descobrir, se foi isso o que a Josilene afirmou com aquela frase.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2006, 14:49:58 »
  Mais sobre PLANETAS fora do no sistema solar.

Neste site uma lista desses planetas...

http://exoplanet.eu/

Reforçando... são planetas BEEEEEM longe do nosso SOL, estão orbitando OUTROS sóis. Que não tem nada a ver com nosso sistema solar.

Aaah... outra coisa que percebo em conversas com amigos e parentes... o povão NÃO sabe que as estrelas (boa parte) que vemos no céu são SÓIS bem parecidos com o nosso Sol. Sei lá o que eles pensam... :-)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2006, 14:59:35 »
Você está sendo sistematico...
Não, não estou sendo sistemático. Só estou mostrando que o que você escreveu sobre pulmão e oxigênio não tem absolutamente nada a ver com o que eu escrevi sobre a vida extraterrestre não precisar obedecer à classificação biológica terreste.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Julho de 2006, 15:06:15 »
Existem até planetas que não orbitam estrelas, chamados Planemos.
E que ainda por cima ainda possuem pequenos sistemas planetários.
http://www.astro.up.pt/divulgacao/WID=451&Lang=pt&CID=2&ID=40

A fauna galáctica é bem mais complexa do que nós supomos! :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #18 Online: 08 de Julho de 2006, 18:52:21 »
Os astronomos sempre encontraram uma certa ordem entre os nossos planetas do sistema solar. Eles são classificados dentro de algumas categorias, de acordo com a distancia do Sol. Até recentemente, essa classificação era o bastante para contar a historia da formação dos planetas. Mas a descoberta de uma dezena de novos planetas colocou em xeque esta teoria. Ao contrario do esperado, foram encontrados planetas que nada segem a ordem do nosso sistema solar.

Fonte: Superinteressante 2003

Na realidade não há nada de tão supreendente.

Já existiam modelos que mostravam que planetas do tipo Jovianos ( Como Jupiter, Saturno, Urano e Netuno ) poderiam "derivar" de órbitas externas para órbitas mais internas em um sistema solar jovem.

A implicação disto é que tais planetas gigantes com suas elevadas massas destuiriam em seu caminho, antes de estabilizarem-se em uma nova órbita, qualquer protoplaneta de menor porte, similares a Terra.

Nada de novo, exceto para os jornalistas despreparados da Superinteressante.

[ ]´s
« Última modificação: 08 de Julho de 2006, 19:18:19 por APODman »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Julho de 2006, 19:26:40 »
se o nosso sol for de um sistema binário, esperaria-se pela gênese desse tipo de sistema, que a outra estrela também tivesse planetas em sua órbita? Ou há muitas possibilidades diferentes para sistemas binários, mesmo para aqueles em que um sistema solar como o que conhecido do nosso seja uma parte da "equação"?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Julho de 2006, 19:32:17 »
Como assim, Danniel?
Que a outra estrela, na hipótese de existir, também tenha planetas?

Se for isso, a resposta é sim. Já há exemplos dessa circunstância, me parece que no Sistema de Capela (a conferir).
"Por quê?"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #21 Online: 08 de Julho de 2006, 19:40:19 »
Como assim, Danniel?
Que a outra estrela, na hipótese de existir, também tenha planetas?

Se for isso, a resposta é sim. Já há exemplos dessa circunstância, me parece que no Sistema de Capela (a conferir).

Sei do caso de Gamma Cephei:

- http://www.space.com/scienceastronomy/binary_planet_021009.html

- http://austral.as.utexas.edu/planets/gamcep/gamcep.html

- http://arxiv.org/abs/astro-ph/9809315

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #22 Online: 08 de Julho de 2006, 19:42:55 »

...

Aposto que o APOD vai dar algum pitaco e ajudar nos detalhes.

Que nada Brudna está tão divertido quanto ler o Humor na Ciência :D

[ ]´s

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Julho de 2006, 20:04:32 »
E loucura pouca é bobagem!  :D

Vejam essa:

O limite exterior do nosso sistema solar pode ter sido delimitado há muito tempo pelo contacto com outra estrela

O estudo foi apresentado à revista Nature que a publicou na edição de 2 de Dezembro passado (Vol.432, pp.592-602), num artigo de Scott Kenyon e Benjamin Bromley intitulado "Stellar encounters as the origin of distant Solar System objects in highly eccentric orbits ".

"É possível que alguns objectos do nosso sistema solar tenham, de facto, sido formados à volta de uma outra estrela", disse Scott Kenyon do Smithsonian Astrophysical Observatory.

A hipótese vem no rastro da busca de se explicar a órbita do Sedna.

Aqui há um bom texto, com animação:
http://cfa-www.harvard.edu/~kenyon/pf/sedna/sedna-ani.html

"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!